10 profissões de marketing digital que estão em alta no mercado

Se você deseja mudar de carreira ou começar ela do zero no marketing digital, saiba que há atualmente uma grande demanda por profissionais no momento. Eles se dividem em uma grande variedade de profissões que variam bastante no seu foco e nas habilidades exigidas. Ou seja, há espaço para profissionais com um perfil mais analítico da mesma forma que há espaço para profissionais com grande potencial criativo.

Neste artigo, reunimos 10 profissões de marketing digital para você se especializar e encontrar inúmeras oportunidades no mercado de trabalho.

Confira!

1. Social Media Manager

Se você se interessa por marketing digital, com certeza já ouviu falar na profissão de social media manager ou, em português, gerente de mídias sociais. Afinal, as mídias sociais estão no centro das atenções de boa parte das estratégias de marketing hoje em dia, sejam elas exclusivamente digitais ou não.

Mas o que faz um social media? Trata-se basicamente de um profissional do marketing focado no planejamento e análise da comunicação de uma marca, nas peças e campanhas nas diversas mídias sociais.

Esse trabalho inclui as redes sociais (como Facebook, Instagram, Twitter, TikTok…) mas não se limita a elas. Um social media também tem uma visão estratégica de outras plataformas de comunicação digital, como o YouTube, Vimeo, e-mail marketing e outras.

2. Community Manager

Para muitas pessoas, community manager nada mais é do que outro nome para a profissão de social media manager. Mas, na verdade, tratam-se de duas profissões diferentes, mas que possuem similaridades.

Ambos focam na comunicação da marca nas mídias digitais, mas o foco do community manager é em estabelecer uma relação mais pessoal com o público. Afinal, quando falamos em mídias sociais, não podemos deixar de mencionar a importância de construir uma comunidade engajada.

Pois o que as pessoas falam sobre uma marca nas mídias digitais tem grande peso atualmente. As avaliações dos usuários reais é um dos fatores mais importantes (senão o mais) para que uma pessoa decida consumir um serviço ou comprar um produto.

Construir e gerenciar uma comunidade significa promover discussões a fim de incentivar o engajamento do público nas campanhas da marca. E também identificar problemas dos seus produtos e serviços a partir do olhar de quem usa – e encontrar formas de melhorá-los.

3. Designer

O visual sempre teve um papel fundamental para o marketing e a propaganda tradicionais e no digital não poderia ser diferente. Por isso, os profissionais do design têm bastante espaço para trabalhar nas diferentes campanhas de marketing nas mídias sociais. Pois são eles os responsáveis pode desenvolver as peças visuais capazes de captar a atenção do público e transmitir a mensagem da empresa para ele.

Para isso o designer cria imagens, animações, infográficos, banners… Bem como outros tipos de peças visuais com uma comunicação visual pensada em conjunto com os outros profissionais envolvidos na campanha.

4. Videomaker

E por falar na produção de imagens para campanhas de marketing digital, não podemos deixar de citar o videomaker. Afinal, com o boom de plataformas digitais focadas na propagação de vídeos como o YouTube e o TikTok, ter um bom produto final faz toda a diferença em uma campanha.

Muitas pessoas acreditam que o videomaker realiza somente as filmagens de um vídeo, mas isso não é verdade. O videomaker é um profissional que participa de todas as etapas de criação de um vídeo, desde a pré até a pós-produção. Ou seja, participa das reuniões de briefing e brainstorm, elaboração do roteiro, filmagem e também edição.

5. Copywriter

Também chamado de redator ou produtor de conteúdo, o copywriter é o profissional que planeja e cria todo o texto presente em uma campanha de marketing digital.

Como um profissional do texto, o copywriter precisa ter um bom domínio da gramática. Mas, para escrever textos persuasivos, capazes de influenciar o público a continuar lendo um conteúdo, acessar uma página ou a comprar um produto, é preciso mais do que isso.

Entender profundamente a marca e os públicos que se relacionam com ela é o primeiro passo para definir a linguagem usada nos textos. Outro ponto para colocar na equação é a característica de cada plataforma digital. Afinal, escrever um post no twitter é diferente de escrever para o Instagram  ou até mesmo o Facebook e Pinterest, por exemplo. O algoritmo não é o mesmo e, em alguns casos, nem o público.

6. Analista de SEO

SEO é uma sigla amplamente conhecida por qualquer profissional do marketing digital. É uma forma mais simples e objetiva de falar “Search Engine Optimization” ou, em português, “Otimização para motores de busca. Tratam-se de técnicas utilizadas na redação que posicionam uma publicação entre os primeiros resultados de um site de buscas.

Em suma, analista de SEO é o profissional que une seu conhecimento técnico sobre os motores de busca e programação com uma forte capacidade estratégica.

É claro que isso não significa que só este profissional precisa ter conhecimento em SEO. Na verdade, ele também é importantíssimo para os copywriters e social media como um todo. No entanto, com a popularização da técnica SEO e os ótimos resultados que ela, cada vez mais marcas querem aparecer nas primeiras páginas do Google. E um especialista no assunto faz toda a diferença.

7. Gestor(a) de tráfego

Ao fazer uma pesquisa no google ou ver o conteúdo de um influenciador, você com certeza já deu de cara com um anúncio. E até mesmo clicou nele! A grande vantagem do marketing digital em relação ao tradicional é com certeza a possibilidade de enviar os usuários para outro espaço através de um clique. Em outras palavras, os anúncios são verdadeiros veículos, onde os usuários podem transitar de uma página para outra em segundos.

O gestor de tráfego é nada menos do que o profissional que define as estratégias para atrair mais usuários para gerar tráfego em uma página na internet através de anúncios pagos.

8. Operador(a) de Mídias

Realizando a parte mais operacional dentro da área do marketing digital está o operador de mídias. Trata-se do profissional responsável por fazer com que o produto final entre nas plataformas certas no dia e horário pré-estabelecido.

Organização e conhecimento técnico sobre as plataformas são, portanto, essenciais para o bom trabalho de um operador de mídias.

9. Assessor(a) de imprensa

Vindo direto da área das relações públicas, o assessor de imprensa também acha espaço no marketing digital.

Basicamente, é o assessor de imprensa que realiza a ponte entre o mundo físico e o digital. Pois é ele que faz com que uma campanha digital atinja também veículos mais tradicionais como o jornal impresso ou a televisão, por exemplo. Por outro lado, ele também realiza os contatos necessários para realizar eventos de lançamentos de produtos ou encontros de influenciadores com o público.

10. Influenciador(a) digital

E por falar em influenciadores, não poderíamos finalizar uma lista sobre profissões de marketing digital sem falar deles.

Há alguns anos atrás, muitas pessoas não consideravam essa uma profissão real. No entanto, o crescimento e a consolidação das redes sociais nos últimos anos fez com que mais pessoas enxergassem essa como uma profissão – e até desejassem trabalhar nela.

No marketing digital, o influenciador é aquele profissional que usa a sua imagem na campanha de um produto ou serviço. Em suma, como o próprio nome já indica, o influenciador é aquele que influencia o público a agir de determinada maneira. Como, por exemplo, acessar uma página, comparecer a um evento ou comprar um produto ou serviço.

E aí, com qual profissão você mais se identificou?