Conheça as 24 profissões mais estressantes do mundo

O mercado está cada vez mais exigente e os profissionais estão correndo sempre contra o tempo para atender a demanda imposta. Isso faz com que algumas atividades se tornem desgastantes e ajudem a colocá-las entre as profissões mais estressantes no mundo.

Você sabe quais são? Não? Pois então, conheça as 24 profissões mais estressantes no mundo e veja se a sua está entre elas.

1. Executivos

Cargo almejado por vários profissionais que buscam status e altos salários, o Executivo possui um nível de estresse muito alto. O seu trabalho exige muita responsabilidade, viagens constantes e uma rotina muito corrida. Muitos executivos passam dias longe da família e, mesmo fora do escritório, precisam estar a frente dos negócios.

2. Coordenador de eventos

Evento

Foto: Freepik

Em um mercado altamente competitivo, o profissional de coordenação de eventos lida diariamente com prazos apertados, atrasos de fornecedores, reuniões constantes e ainda precisa agradar o seu cliente. Não à toa, é considerada uma das profissões mais estressantes do mundo.

3. Policial militar

Todos aqueles profissionais que trabalham com segurança possuem um nível de estresse altíssimo, principalmente aqueles que precisam lidar com a segurança pública. O perigo que esses profissionais enfrentam e o alto índice de homicídios entre a classe, deixa-os expostos todos os dias.

4. Bancário

Toda profissão em que seja indispensável prestar um bom atendimento ao público, causa um grande estresse para o trabalhador. Não é diferente para o bancário que ainda precisa saber trabalhar com metas intensas.

5. Pilotos de avião

Pilotos de avião no aeroporto

Uma das profissões mais elegantes, mas também uma das mais estressantes. Ser piloto de avião é conviver com horas de voos, manter uma rotina intensa de treinamentos e exames e ter pouco tempo para a família.

6. Jornalista

Com uma carga horária desregulada e elevada e mantendo longas jornadas, o Jornalista está entre as profissões mais estressantes do mundo.

7. Professor

São profissionais expostos a temperaturas inadequadas em sala de aula, superlotação e cansaço pelas longas jornadas. Ainda tem que aceitar trabalhar com salários muito baixos, sendo vítimas de violência por parte de estudantes. Lecionar deveria ser um prazer, mas com a situação atual, a profissão está desgastante.

8. Bombeiro

Bombeiro

Para ser bombeiro é preciso ter um bom preparo físico e saber lidar com imprevistos, pois só trabalham com alerta de emergência. Estão sempre correndo risco de vida e fazendo tratamento psicológico pela rotina estressante.

9. Operador de telemarketing

É uma área totalmente voltada ao atendimento ao cliente pelo telefone que nem sempre está disposto a ser ouvido. Geralmente esse profissional fica em pequenas cabines desconfortáveis, há muito barulho no ambiente de trabalho e a cobrança é frequente. Por isso, é uma profissão estressante e as pessoas não suportam por muito tempo.

10. Profissionais de TI

Responsável por uma rede de informação complexa, onde precisa gerir vários usuários. Esse profissional tem que estar sempre em alerta em virtude de panes que podem ocorrer com os equipamentos. Isso faz com que o seu trabalho se torne extremamente estressante.

11. Médico

É uma profissão que pode gerar tanto estresse físico como emocional porque lida diariamente com vidas, além da rotina intensa dos plantões.

12. Engenheiro

Como assina grandes projetos, torna-se responsável por quaisquer imprevistos. Sua profissão exige grande esforço mental que gera bastante estresse.

13. Gerente financeiro

Responsável por balanços, fechamentos e relatórios, trabalha dobrado em diferentes épocas do ano, pois sabe que se algo ocorrer errado no financeiro de uma empresa, a responsabilidade é sua. Portanto, a sua rotina burocrática e cheia de cálculos, causa muito estresse.

14. Coordenador de recursos humanos

Como tem a tarefa diária de trabalhar com pessoas e ter que lidar com suas alegrias e frustrações, soma-se a isso o fato de ser o equilíbrio entre empresa e colaboradores, torna-se uma das funções mais estressantes dentro de uma organização.

15. Operário

A linha de produção de uma fábrica exige muita atenção e agilidade do profissional. Qualquer falha humana ou no equipamento pode gerar atrasos na produção, além do risco de sofrer graves acidentes. Essa preocupação gera grande estresse nas pessoas que trabalham nessa área.

16. Líder religioso

O guia espiritual tem uma demanda de estresse contínua, pois pode ser acionado a qualquer momento e precisa estar preparado para isso. Muitas vezes precisa abdicar da própria vida para ajudar os outros.

17. Motorista de táxi

Como a maioria precisa estar na rua circulando atrás de passageiros, eles ficam expostos a violência do país. Além disso, precisam se manter em alerta por dirigirem quase o dia inteiro.

18. Enfermeiro

Pelas contínuas demandas físicas e emocionais que esses profissionais recebem de seus pacientes, além de serem obrigados a tomar decisões críticas em determinadas situações, deixam esses trabalhadores expostos ao estresse diariamente.

19. Relações públicas

São profissionais que precisam se manter conectados para acompanhar como está posicionada a imagem da empresa ou a pessoa que assessora. Dessa forma, não conseguem dar a devida atenção para as suas famílias ou ter um momento de lazer.

20. Dançarino

Para fazer uma grande apresentação, o dançarino precisa treinar muito e abdicar de muita coisa. Precisando trabalhar sob pressão, muitos deles não suportam a carga e o estresse e até desistem da profissão ou seguem firmes pelo amor a profissão.

21. Cuidadores

Sempre vigilantes, esses profissionais precisam ter muita paciência e cuidado ao dar a atenção devida aos pacientes pelos quais são responsáveis. Eles precisam evitar o estresse, mas nem sempre conseguem.

22. Agente de viagens

Ninguém quer que aquela viagem tão aguardada se torne um fiasco, com isso o agente de viagens precisa ficar conectado direto para tomar decisões imediatas, caso algum imprevisto aconteça com o seu cliente. Estar 24 horas a disposição do cliente, faz com que esse profissional seja alvo constante de estresse.

23. Carcereiros

Expostos ao contato diário com detentos de extrema periculosidade e correndo o risco de vida em virtude das inúmeras rebeliões que ocorrem nas cadeias, o estresse acaba fazendo parte da sua rotina de trabalho.

24. Controlador de tráfego aéreo

A profissão envolve situações dinâmicas, sendo necessário trabalhar com diferentes tipos de rotas e aeronaves. Seus horários são alternados o que dificulta ter uma rotina com a família, mas o que deixa esse profissional mais estressado é o fato de precisar estar em alerta o tempo todo porque vidas estão sob a sua responsabilidade.

Se o seu trabalho não está nessa lista, parabéns! Mas, se a sua profissão se encontra entre as mais estressantes no mundo, avalie seu trabalho, sua rotina e entenda como você pode melhorá-la.