Confira quais são as 12 profissões mais fáceis de arrumar emprego

O mercado de trabalho está em constante mudança. Em determinados momentos, alguns setores tem momentos de ascensão, com uma grande oferta de vagas de trabalho, e, após algum tempo, têm dificuldades de absorver a quantidade de profissionais daquele setor. Isso se deve por uma série de fatores, que envolvem o estado da economia nos seus diferentes momento e também na quantidade de profissionais capacitados para trabalharem em posições estratégicas.

No entanto, existem algumas profissões que conseguem se manter em pleno crescimento ou, pelo menos, em estabilidade até mesmo em momentos de crise. Isso se traduz em altas taxa de empregabilidade. Dessa forma, elas se tornam conhecidas como profissões fáceis de arrumar emprego.

Para quem está entrando na vida profissional ou para quem quer mudar de carreira, é importante conhecer quais são as profissões que são tendência e que possuem uma grande variedade de oportunidades de trabalho – e uma boa remuneração também. Mas um spoiler: todos eles exigem um grande grau de qualificação e constante atualização!

Confira a lista que separamos com as 12 profissões mais fáceis de arrumar emprego.

1. Medicina

De acordo com dados do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), a empregabilidade da área da medicina chega a uma taxa de 97%. Ou seja, praticamente todos os médicos formados do país estão empregados.

No entanto, devido à pandemia do Coronavírus, que levou ao aumento na contratação de profissionais da área da saúde em 2020 e 2021, é possível que esta taxa seja, atualmente, ainda maior. Um levantamento realizado pela Glassdoor, empresa especializada em recrutamento, mostra que a alta na procura de médicos devido à pandemia.

Trata-se inegavelmente da profissão mais valorizada no mercado de trabalho. E, portanto, mais fácil de arrumar emprego, especialmente em regiões interioranas do país, onde há maior escassez de profissionais.

2. Enfermagem

Seguindo na área da saúde, não podemos deixar de falar sobre uma profissão imprescindível para o cuidado de pessoas acometidas por doenças: a enfermagem. Afinal, os profissionais desta área estão na linha de frente do atendimento e cuidado contínuo dos pacientes de uma unidade de saúde.

Dada sua importância, a enfermagem também possui uma alta taxa de empregabilidade. Mas, devido à pandemia do Coronavírus, em 2020 a quantidade de vagas abertas para enfermeiros cresceu consideravelmente.

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo site de empregos Catho, o número de vagas de trabalho para enfermeiros aumentou 397% em 2020 quando comparado ao ano anterior. Já o cargo de técnico de enfermagem cresceu 708% e enfermeiro especializado em UTI (Unidade de Terapia Intensiva), 718%.

E para o período pós-pandemia, estima-se que a área da saúde como um todo cresça cerca de 10% em relação ao período pré-pandemia.

3. Educação básica

Os profissionais da educação básica, que compreende da educação infantil ao ensino médio, são outros que dificilmente ficam sem colocação no mercado de trabalho. Afinal, trata-se de outro setor fundamental para a população.

Os professores da educação básica são responsáveis pelo processo de aprendizagem e formação dos seus alunos em diversos campos do conhecimento e do convívio social.

Seus principais empregadores são as escolas públicas (municipais, estaduais e federais) e as escolas particulares. A maior procura está certamente entre os pedagogos, que atuam na educação infantil e fundamental I e na gestão escolar. De acordo com o IPEA, a taxa de empregabilidade entre pedagogos no Brasil é de 94,13%.

4. Administração

A administração é uma área de trabalho que costuma se manter estável mesmo em períodos de crise. Isso se deve ao fato de que o administrador possui um cargo estratégico para o desenvolvimento e sucesso dos negócios, sejam eles públicos ou privados.

A taxa de empregabilidade dos profissionais da administração, de acordo com o Conselho Federal de Administração (CFA), é de 90%. O que mostra que, apesar de ser um dos cursos mais procurados em universidades públicas e privadas, há uma ótima absorção destes profissionais pelo mercado de trabalho.

5. Marketing

Os profissionais do marketing são responsáveis pela criação, planejamento e gestão de estratégias de divulgação e construção da imagem de uma empresa, garantindo um bom relacionamento com o público e um impulsionamento de vendas. Por isso, esta área já é considerada estratégica por boa parte das instituições há algum tempo.

Além disso, com a popularização das mídias digitais nos últimos anos, aumentou também a busca por profissionais de marketing voltados para este segmento, o que garante uma ótima taxa de empregabilidade para a profissão.

6. Logística

Os profissionais do setor de logística são responsáveis por criar estratégias e aprimorar a inteligência de processos de transporte, armazenamento, distribuição e entrega de produtos ou serviços de uma instituição pública ou privada. Atualmente, o setor encontra-se em pleno aquecimento, com foco especial para o comércio online (também conhecido como e-commerce).

No entanto, assim como em outros setores, existe uma carência de profissionais qualificados para diversas vagas do setor de logística. Por isso, aqueles que já possuem qualificação acadêmica e experiência profissional não encontram dificuldades ao buscar uma boa oportunidade de trabalho. 

7. Engenharia civil

A engenharia civil é responsável por projetar, gerenciar e fiscalizar o projeto de diferentes tipos de edificação. Como, por exemplo, projetos de casas, prédios, estradas, viadutos, pontes, túneis, portos, aeroportos, barragens, entre outros.

Assim, um engenheiro civil pode atuar em escritórios de engenharia ou em grandes empreiteiras responsáveis por obras públicas ou privadas.

A profissão possui muito prestígio e exige alto grau de qualificação. Além disso, está ligada a um setor relacionado diretamente à economia e ao crescimento do país. Estes dois fatores influenciam diretamente a taxa de empregabilidade da profissão, que atualmente está em 75%.

8. Agronomia

Ligada ao agronegócio, a agronomia é uma das profissões que possuem ótima absorção de profissionais qualificados, inclusive em períodos de crise econômica.

Trata-se de uma área com diversas possibilidades de atuação. Em suma, um engenheiro agrônomo é responsável pelo planejamento, execução, manutenção e fiscalização de projetos relacionados à produção agrícola e pecuária. Assim, ele pode atuar diretamente com o plantio, criação de animais, nos processos de armazenamento e comercialização de produtos de origem animal ou vegetal e até mesmo com biocombustíveis (setor em alta no momento).

9. Tecnologia da informação

Na era da informação digital, não poderíamos deixar de falar sobre as profissões voltadas para a estruturação técnica dos projetos que envolvam a tecnologia digital.

Trata-se de um mercado de trabalho em constante crescimento e que possui diversas subáreas, como o desenvolvimento de softwares e infra estruturas e sistemas digitais, aplicativos, jogos, etc. No entanto, dada a necessidade de profissionais altamente qualificados, é comum que os empregadores tenham dificuldades de preencher vagas. Esta é uma realidade não só no Brasil, mas também em outros países do mundo, como em Portugal.

Neste cenário, há diversas oportunidades para profissionais qualificados conseguirem empregos e construírem suas carreiras.

10. Ciências de dados

Uma área profissional relativamente nova no Brasil, mas em crescente ascensão. A ciência de dados une aspectos da computação, inteligência artificial, matemática, administração, economia e outras áreas do conhecimento, visto que é uma carreira multidisciplinar.

O trabalho de um cientista de dados consiste na coleta, gerência e interpretação de uma grande quantidade de dados não-estruturados. De modo que estes dados passem a se comunicar e que deles possam ser extraídas informações valiosas para uma instituição.

Com a grande concentração de dados devido a expansão das mídias digitais, a demanda por profissionais qualificados para atuar nesta área só aumenta. O que torna a ciência de dados uma profissão com alta empregabilidade e, consequentemente, fácil de arrumar emprego.

11. Ciências contábeis

Devido à modernização de diversas instituições do país, outro setor crescente no Brasil é o da contabilidade e finanças. Consequentemente, há maior demanda por profissionais com amplo conhecimento no sistema tributário brasileiro, assim como no planejamento e gestão financeira corporativa.

E, com uma taxa de empregabilidade de 93%, os profissionais das ciências contábeis dificilmente ficam fora do mercado de trabalho.

12. Direito

Por fim, não poderíamos deixar de citar outra profissão tradicional e que possui grande absorção de profissionais em todas as suas diversas áreas: o direito. No entanto, existem algumas áreas do direito que estão em ascensão e vivencia a falta de profissionais qualificados, como por exemplo, o direito ambiental, digital, trabalhista, empresarial, tributário, imobiliário, do consumidor e da família. Na carreira pública, a defensoria pública e o judiciário possuem números abaixo do necessário.