Conheça as 25 profissões mais perigosas do mundo

Diante das várias profissões existentes, escolher que carreira seguir é a grande dúvidas dos jovens que estão para ingressar no mercado de trabalho. Mas até para quem já atua nesse meio, a troca de carreira também pode ser uma grande questão.

Na hora da escolha, muitos fatores são levados em consideração, como salário, flexibilidade e identificação. Mas já parou pra pensar nos riscos que cada profissão pode trazer? Existem profissões perigosas que estão entre os melhores salários. Porém, dentro do valor total, está incluído um valor somente pelo perigo que a ocupação traz.

Será que o risco vale a pena? Nesse artigo vamos apresentar as 25 profissões mais perigosas do mundo. Quer saber se o que você quer fazer, ou faz, está nesta lista? Continue a leitura e confira!

As 25 profissões mais perigosas do mundo

1. Construtor civil

construtor civil

Essa profissão tem crescido muito nos últimos anos, mas é considerada uma profissão perigosa. Ela envolve manobras em grandes alturas, maquinário grande e pesado, locomoção de estruturas e cargas pesadas. Além disso, o profissional é exposto à muitos agentes químicos e aos raios solares.

2. Eletricista

Os trabalhos realizados por essa profissão expõem o profissional à altos riscos de eletrocussão. O grande ônus que torna essa profissão perigosa, é que a morte pode ser instantânea. Dependendo do acidente, as chances de sobrevivência são mínimas.

3. Segurança

Profissionais que trabalham como segurança estão expostos à perigos específicos, como assaltos. Em caso de seguranças pessoais e guarda costas, há riscos de ferimentos graves e atentados com arma de fogo ou bombas.

4. Astronauta

Astronauta

Essa profissão perigosa oferece riscos imprevisíveis. Mesmo que tudo esteja de acordo com o planejamento, é possível que ocorra erros em decolagem ou pouso, que pode resultar em falta de oxigênio ou explosões. Existem casos de astronautas que, apesar de sobreviverem, tiveram sua saúde comprometida por alta exposição à radiação.

5. Policial

Uma das profissões mais famosas é também uma profissão perigosa. O policial encara problemas que envolvem armas, drogas, tráfico, tiroteio, agressões. Com isso, está exposto a todos os riscos vindos dessas situações.

6. Agricultor ou pecuarista

A profissão de agricultor ou pecuarista envolve trabalho com animais, maquinário pesado e uso de químicos perigosos para a saúde. Dessa forma, ficam expostos a diversos perigos químicos. Existem também outros riscos que torna essa profissão perigosa, como acidentes com máquinas, animais ou incêndios e assaltos.

7. Carpinteiro

É um trabalho antigo que também expõe o profissional a vários riscos. Acidentes com quedas de grandes alturas e com as ferramentas usadas são os mais comuns.

8. Cuidador ou treinador de animais

Trabalhar com animais é sempre algo imprevisível, principalmente em caso de animais selvagens. Os animais não tem o discernimento que o ser humano tem, por isso, reagem conforte seu instinto. Por mais que um cuidador desenvolva um relacionamento afetuoso com algum animal, se o mesmo se sentir ameaçado, poderá atacá-lo a qualquer momento. E dependendo do animal, o ataque pode ser fatal.

veja também:
28 profissões para quem gosta de desenhar

9. Dublê

Quando um ator quer prezar por sua vida e saúde em uma cena, entra em cena os dublês. Os dublês colocam sua vida em risco para realizar manobras ousadas e poupar um ator de fazê-las. Os acidentes nesses casos podem ser fatais.

10. Lenhador

O perigo dessa profissão se dá devido ao maquinário e ferramentas utilizados, que podem gerar perda de membros ou até acidentes fatais. Além disso, a queda de grandes árvores também pode colocar a vida do profissional em risco, como esmagamentos.

11. Metalúrgico

Metalúrgico

A exposição ao calor e ferramentas perigosas, fazem com que essa profissão seja incluída na lista. As maquinas usadas podem gerar acidentes graves e fatais, como a perda de membros. O manuseios dos metais também podem apresentar riscos a saúde do profissional.

12. Piloto aéreo

Os riscos estão entre acidentes aéreos, quedas e explosões. Mesmo que tudo esteja sob controle, fatores externos como tempo e problemas técnicos podem colocar em risco a vida desses profissionais.

13. Trabalhador de frigorífico

Essa profissão oferece riscos ligados a insalubridade, como por exemplo a exposição à câmaras frias. As ferramentas utilizadas, como objetos cortantes, também facilitam a ocorrência de acidentes.

14. Peão de montaria

A rotina de um peão inclui treinamento e competições em cima de um animal de várias toneladas. Os acidentes possíveis estão entre ser pisoteado pelo animal, sofrer uma queda brusca ou ser ferido por seus chifres. Todo trabalho que inclui animais é imprevisível.

15. Minerador

Minerador

Classificado também como uma das profissões mais perigosas, o minerador fica exposto à vários riscos de saúde. Há inalação de poeiras tóxicas, contato com explosivos e riscos de desabamentos e soterramentos.

16. Coletor de lixo

Esse tipo de profissional está exposto à agentes que trazem risco à saúde. O risco de doenças e contaminações coloca essa ocupação na lista de profissões mais perigosas do mundo.

17. Profissional de busca e resgate

Esse serviço geralmente é realizado em lugares perigosos e arriscados, aos quais o profissional fica suscetível. Alguns exemplos são locais de acidentes, enchentes, explosões, incêndios, etc.

18. Bombeiro

O profissional que escolhe essa profissão perigosa arrisca sua vida para salvar a vida de outros. Ao realizar os resgates em incêndios, o profissional fica exposto a vários riscos de queimadura e inalação de fumaça.

19- Funcionário da indústria química

Toda pessoa que fica exposta a produtos químicos correm um sério risco de prejudicarem sua saúde. Mesmo que todos os cuidados sejam tomados, existem riscos a longo prazo que não podem ser mensurados.

20- Frentista de posto de combustível

Esse trabalho está entre as profissões mais perigosas do mundo pelo manuseio de elementos cancerígenos e inflamáveis. Desse modo, o profissional corre riscos à saúde e riscos de explosão. Além disso, há riscos pela alta exposição aos raios solares.

21- Profissional da saúde

As profissões relacionadas a saúde expõem o profissional a várias doenças e contaminações. Além disso, em algumas áreas específicas, a exposição à elementos radioativos também é um sério risco para a saúde.

veja também:
O que faz um auxiliar administrativo: as atribuições desta profissão

22- Caminhoneiro

Caminhoneiro

Essa profissão oferece perigo de acidentes nas estradas, comprometimento da saúde pela rotina desordenada e risco de assaltos à carga. Além disso, dependendo do tipo de carga, os riscos de acidente aumentam significativamente.

23 – Pescador profissional

Esse profissional está exposto a perigos como lesões causadas pelo maquinário de pesca, acidentes em alto mar e afogamento. Dependendo da região, há também riscos de perigo ligados a hipotermia ou exposição alta aos raios solares.

24- Soldador subaquatico

Essa profissão consiste em realizar trabalhos de solda dentro da água e está entre as profissões mais bem pagas do mundo. Mas com isso, traz riscos como doenças, riscos de explosão e eletrocussão durante as soldagens.

25- Limpador de janelas

Limpador de janelas

É uma profissão simples, que pode ser realizada em diversos tipos de lugares. Porém, em edifícios de grandes alturas, qualquer erro de calculo ou distração podem ser fatais.

Mas afinal, o risco vale a pena?

Muitas dessas profissões listadas como as mais perigosas do mundo, também estão na lista de profissões mais bem pagas do mundo.  Mas será que o risco vale a pena?

Para pessoas que gostam de grandes aventuras e desafios, essas profissões podem ser uma boa escolha. Com isso, é possível quebrar rotinas e ganhar um bom salário com essas profissões.

Mas se você faz parte da parcela de pessoas que preferem ficar em segurança, essas não são as melhores opções. No entanto, toda profissão pode oferecer riscos em diferentes níveis. Mas é possível escolher algumas que garantam uma maior segurança em suas realizações.

De qualquer forma, é importante ter consciência dos riscos aos quais uma profissão pode te oferecer na hora da escolha.

Sua profissão está nessa lista? Esperamos que esse artigo possa ter colaborado na sua decisão ou escolha de qual profissão seguir. Ou até mesmo que tenha servido como curiosidade sobre essas profissões.

Gostou de conhecer as profissões mais perigosas do mundo? Trabalha com alguma área citada ou conhece alguém que trabalhe? Então não deixe de compartilhar esse artigo com seus amigos em suas redes sociais!