Conheça as principais profissões na área da moda para você se especializar

O universo da moda comporta as mais diversas áreas, que vão desde as mais analíticas até aquelas mais clássicas, sendo a principal delas os modelos e estilistas, de todos os gêneros. Mas, como você já deve saber, é amplo esse território abrangido pelas profissões na área da moda.

Por isso, preparamos esse artigo especialmente para você, apaixonado por esse mundo, para que conheça um pouco mais sobre as inúmeras possibilidades de atuação no ramo que você mais gosta. Acompanhe essa leitura e confira as principais tendências do mercado da moda!

Empresário da moda

O empresário da moda atuará em uma área extensa e abrangente; por isso, as oportunidades são igualmente extensas nesse campo. Em linhas gerais, esse profissional deve desempenhar suas atividades, principalmente, na identificação de oportunidades de negócios.

Além disso, permite que o profissional possa trabalhar sob um panorama geral dos negócios, desde a produção até a fabricação e comercialização dos produtos do mundo da moda.

Os cursos para quem deseja trabalhar com os negócios da moda são vários. Existem muitas instituições especializadas nessa modalidade. Entretanto, você pode iniciar essa jornada com um curso de marketing ou relações públicas. As principais atividades são:

  • Gerenciamento e posicionamento da marca no mercado nacional e internacional;
  • Estruturação de planos de negócios para expansão da marca;
  • Elaboração de estratégias de desenvolvimento e planejamentos de comunicação, interna e externa;
  • Identificação de novas oportunidades para lançar produtos e serviços.

Fashion Designer ou Estilista

Certamente, essa é uma das profissões na área da moda mais conhecidas e reconhecidas mundialmente. O fashion designer ou estilista, é o profissional responsável pela criação de novas coleções e tendências, que fazem diversas capitais mundiais pararem para acompanhar o que é mostrado nas passarelas. Mas, não pense que essa profissão exige apenas um bom faro de tendências.

Não por acaso, é preciso ter conhecimento nas mais variadas áreas da moda, uma vez que será o responsável por prever as tendências das próximas estações, promover coleções que agreguem aos mais variados estilos, desenhar a coleção propriamente dita, acompanhar a modelagem e costura, dentre outras responsabilidades. Todo o processo que movimenta uma marca nasce pelas mãos e criatividade de seu estilista. Incrível, não é mesmo?

Stylist / Direção de arte

Os diretores de arte são considerados como sendo celebridades dos bastidores do sistema da moda. Embora eles não apareçam tanto como os estilistas ou modelos, são fortemente cortejados pelas grandes casas de moda; nesses casos, seus nomes se tornam conhecidos em todo o mundo. O diretor criativo de moda é o líder da equipe e coordena a criação das coleções que tenham relevância com a tradição da marca

Em contrapartida, devem ter o cuidado de promover a inovação, sem perder a essência do cliente. Você já deve ter percebido que é um papel importante e que carrega grande responsabilidade. Isso porque, além de um grande potencial artístico, são necessárias habilidades gerenciais.

Se você se interessar por essa área, suas atribuições principais envolvem a tomada de decisões para definir que será mostrado ao público, preparação de editoriais de moda, organização de campanhas e catálogos publicitários, eventos e desfiles. Além disso, você será o responsável pela montagem e definição dos looks que serão propostos na estação, incluindo a combinação de acessórios, fotógrafos, locações, maquiadores e modelos.

Coolhunter

O coolhunter é considerado como uma das profissões na área da moda mais importantes do novo milênio. Além disso, é uma carreira que tem tudo para crescer ainda mais nos próximos anos. Esse profissional deverá estar atento às mudanças sociais para indicar caminhos de inovação para a marca. Essas inovações podem ser em diferentes etapas do processo, criação, cores, comportamentos, dentre outras. O coolhunter é, principalmente, um pesquisador.

Esse profissional desempenha suas atividades estudando as tendências do momento, através de muita pesquisa, análise e intuição; o coolhunter prevê comportamentos e traz inovação para os negócios e produtos, coletando informações preciosas que servirão de estratégia da empresa para alavancar vendas.

Visual Merchandising

Dentre as diversas profissões na área da moda, está o visual merchandising; este profissional

tem o seu foco principal nos chamados PDV’s, ou pontos de venda. Seus objetivos maiores são elaborar estratégias que aperfeiçoem cada vez mais a experiência do consumidor dentro da loja, e analisar o desempenho desses mecanismos. Esse profissional atuará, por exemplo, na criação de formas que deixem as vitrines mais atrativas aos olhos do seu público.

Por isso, a criatividade assertiva é fundamental para quem pretende seguir essa carreira. Isso envolve saber escolher bons lugares para expor os produtos, de modo que eles prendam a atenção do comprador e esteja disposto de uma forma mais acessível, colaborando na composição harmônica da loja de acordo com o perfil da marca ou o tema da coleção que está sendo desenvolvida.

A meta do visual merchandising é proporcionar a melhor experiência possível naquele local para o consumidor, fidelizando o cliente e tornando a visita à loja uma experiência agradável e positiva para os consumidores.

Personal Stylist ou Personal Shopper

Essa profissão tem se tornado a queridinha pelas subcelebridades, influencers e pessoas que desejam o acompanhamento profissional na hora da compra. Esse tipo se serviço já é muito conhecido fora do país, mas tem ganhado força aqui no Brasil nos últimos anos e se tornado uma das melhores profissões na área da moda.

Isso porque o Personal Stylist ou Personal Shopper é especializado em compras inteligentes. Sua missão é ajudar seus clientes a realizarem a melhor compra, seja para peças de uso pessoal ou para presentes. Esse serviço é para todo mundo que pode pagar: para quem trabalha, estuda, para quem tem filhos, para quem está nas mídias e também para quem está fora delas, homens e mulheres.

Esse profissional deve facilitar a vida de quem compra, atendendo demandas de forma objetiva e prestando uma consultoria, a fim de acrescentar informações úteis e muita versatilidade ao produto consumido. Assim, a partir dos conhecimentos obtidos nos cursos de especialização, o profissional deve analisar os aspectos relacionados aos traços do rosto e do corpo, enfatizando as características físicas de seus clientes para a construção dos looks.

Comprador de moda

Podemos arriscar que essa é uma das profissões na área da moda mais desejadas pelos amantes dessa arte. A carreira de comprador é desafiadora, mas, vamos combinar, é deliciosa!

As principais atividades demandam sabedoria na hora de comprar as matérias-primas, como por exemplo tecidos, aviamentos e outros itens necessários para a fabricação das peças.

Este profissional deve estar ciente de sua responsabilidade, pois o processo de compras no mundo da moda envolve a análise dos mercados e tendências mundiais. Além, é claro, da ousadia para compras inovadoras. Como se não bastasse, também será responsável por administrar o orçamento e realizar planejamento financeiro, a fim de comprar corretamente para diferentes públicos.

Fotógrafo de moda

Qualquer fotógrafo precisa ter como características principais o timing correto para captar a essência do que está sendo fotografado. No fotógrafo de moda, essa habilidade deve estar ainda mais aguçada, uma vez que deverá utilizar toda sua sensibilidade estética para captar a essência e a identidade da marca e do produto fotografado.

Além disso, o profissional precisará se especializado, com conhecimentos técnicos para uma boa exploração de ideias inovadoras, aplicando as mais recentes tendências de fotografias. Ademais, será necessário um conhecimento técnico apurado para composição de imagem, iluminação, técnicas corporais. Assim, esse profissional precisará ser capaz de captar os melhores momentos, cenários e ângulos que o ajudarão a compor a imagem perfeita.

Gerente e analista de marketing ou assessoria de imprensa

A assessoria de imprensa é uma das profissões na área da moda que compõem a comunicação de uma marca. O objetivo principal desse profissional é buscar mídia espontânea, a partir de um bom relacionamento com outros profissionais, que são responsáveis pela criação de conteúdo em veículos de comunicação.

Como mídia espontânea, podemos entender diversas coisas, desde comentários positivos sobre a marca ou mesmo da divulgação em eventos ou filmes. Esse profissional irá trabalhar com as estratégias de marketing da marca, por meio da criação e aplicação de técnicas de mídia e publicidade, tornando a marca conhecida de uma forma direta e indireta.

Com qual dessas profissões na área da moda você mais se identificou?

Já vimos que para atuar em qualquer das profissões na área da moda são necessárias duas características muito desenvolvidas: senso criativo e especializações. Se você quer ser um profissional de sucesso no mundo da moda tem que, literalmente, vestir a camisa! Além disso, em um mercado tão globalizado como esse, é indispensável que você domine dois ou três idiomas.