Descubra 25 profissões na área de humanas e suas características

As profissões na área de humanas têm o ser humano como o seu principal objeto de estudo ou foco. Por isso, englobam carreiras como Direito, Administração, Jornalismo, Filosofia, Línguas e tantas outras opções.

Se o seu objetivo é construir carreira na área de humanas, conheça as principais profissões para escolher aquela que mais está relacionado ao seu perfil e obtenha sucesso em seu trabalho.

1. Direito

Direito

Para exercer qualquer profissão dentro da área de Direito é necessário obter aprovação no Exame de Ordem da OAB. Os profissionais formados em Direito atuam como advogados, juízes, promotores, entre outras funções. Muitos optam em abrir seu próprio escritório e outros preferem seguir carreira na área pública.

2. Administração

A administração possui um campo muito amplo para quem pretende atuar na área. Você pode exercer cargos de chefia, trabalhar na área de marketing, no setor de recursos humanos e até mesmo se tornar um empreendedor.

3. Marketing

Marketing

O marketing é uma área que vem crescendo nos últimos anos, principalmente aqueles setores relacionados ao marketing digital, uma vez que a maioria das empresas resolveu investir na presença de sua marca dentro da mídia digital.

4. Jornalismo

Os graduados em Jornalismo podem atuar em diferentes áreas da profissão. Atualmente, o mercado que mais está absorvendo esse profissional é o das mídias sociais, mas você pode trabalhar como repórter, apresentador, redator, entre outras opções.

5. Sociologia

Sociologia

O Sociólogo estuda o desenvolvimento e funcionamento dos mais variados tipos de sociedade e seu campo de atuação está mais voltado para a carreira acadêmica, mas existem possibilidades de trabalhar na esfera de políticas públicas, institutos de pesquisas e ONG’s.

6. Psicologia

Quem pretende seguir carreira na área da Psicologia deve se capacitar para analisar comportamento e pensamento de seus pacientes. Hospitais e clínicas são as instituições que mais contratam esse profissional, mas algumas empresas estão percebendo a necessidade de ter um psicólogo em sua equipe.

7. Secretariado

Psicologia

Para os formados em Secretariado é necessário investir em idiomas para alcançar vagas como Secretário Executivo ou Secretário de Diretoria. Grandes multinacionais são os maiores recrutadores dos profissionais dessa área.

8. Antropologia

Os antropólogos são profissionais que trabalham com pesquisa e análise da diversidade humana. Geralmente, os formados na área preferem atuar como pesquisadores da sociedade humana ou seguir a carreira acadêmica.

9. Arqueologia

Arqueologia

A área da arqueologia no Brasil é muito carente e isso é reflexo do número pequeno de cursos ofertados nas instituições de ensino. Porém, o mercado está aquecido com a grande quantidade de sítios arqueológicos no país e precisando de muitos profissionais.

10. Biblioteconomia

Apesar do avanço da tecnologia, o profissional formado em Biblioteconomia não ficou com seu trabalho prejudicado, uma vez que a sua atividade migrou para o mundo virtual com a organização do acervo de livros, documentos e fotografias.

veja também:
Patentes do Exército: saiba mais sobre os cargos, evolução e salários

11. Ciências Contábeis

Ciências contábeis

Atualmente é obrigatória a contratação de um contador em todas as empresas do país o que deixou a carreira de Ciências Contábeis, bastante promissora. Os profissionais da área com visão gerencial e com conhecimento sobre tributário estão sendo bastante cotados nas grandes corporações.

12. Economia

Para os formados em Economia, as empresas de seguro e previdência privada, setor de transportes, energia e telecomunicações são os que mais estão contratando. O profissional pode atuar também com consultoria para pessoas físicas e pequenas empresas.

13. Geografia

Geografia

Quem procura se graduar em Geografia pode encontrar oportunidades tanto na área da educação quanto no planejamento urbano e territorial em órgãos públicos, atividades da área de informática e geoprocessamento em empresas de consultoria, planejamento ambiental e até no ramo do turismo.

14. História

Os formados em História se concentram a maior parte na docência. Porém, existe campo na área de pesquisa e cultura como as produções cinematográficas, turismo histórico, consultorias em revistas de história. Seu papel é analisar documentos originais e acervos, além de produzir artigos e teses.

15. Letras

Se você pretende atuar na área de letras, saiba que o seu foco deve ser a linguagem que pode ser desenvolvida tanto na educação do ensino médio e superior quanto no segmento de assessoria linguística, trabalhando com tradução e revisão. A especialização em um ou mais idiomas é fundamental para obter sucesso na carreira.

16. Pedagogia

Muitos que se formam em Pedagogia acabam atuando na área da educação, mas existe a opção de trabalhar em bibliotecas municipais, empresas de recursos humanos, hospitais, organizações não governamentais, órgãos públicos em diferentes cargos e na elaboração de projetos.

17. Publicidade e propaganda

Publicidade

O trabalho do publicitário está relacionado com a influência e formação de opiniões e sentimentos para estimular o desejo de consumo do público. A maior parte das vagas da área se concentra nas agências e empresas de promoções, eventos e relacionamento com o cliente.

18. Relações Internacionais

Para quem pretende atuar na área de Relações Internacionais precisa está sempre atualizado a tudo o que acontece no mundo porque a profissão exige uma visão maior de mercado e que seja diplomático.

O mercado internacional está aberto ao Brasil e por isso as empresas têm investido em treinamento de profissionais que possam representá-las no comércio externo e interno.

19. Relações Públicas

O profissional de Relações Públicas precisa criar, manter e divulgar uma imagem pública favorável de uma empresa. O mercado está em constante crescimento, pois algumas empresas estão adotando hábitos de responsabilidade social e sustentabilidade para estarem de acordo com as leis de defesa do consumidor e contratando esses profissionais para estarem à frente disso.

veja também:
Conheça as principais profissões na área de TI em alta

20. Serviço Social

É um profissional de fundamental importância para a construção de políticas públicas sociais e garantia dos direitos humanos. As oportunidades na área têm aumentado nos últimos anos, principalmente, depois da criação da lei que obriga a instalação de Centros de Referência de Assistência Social nos municípios brasileiros.

21. Tradução e Interpretação

O mercado de Tradução e Interpretação está em franca expansão fazendo com que a carreira de tradutor e intérprete se torne uma das mais promissoras para os próximos anos. São várias áreas em que o profissional pode atuar, sendo que as melhores oportunidades estão em grandes multinacionais. Existe, ainda,  a possibilidade de trabalhar como prestador de serviço que garante mais flexibilidade para o profissional.

22. Turismo

Turismo

O setor de turismo é considerado um dos setores mais promissores para o mercado de trabalho. As oportunidades estão nos hotéis, no ramo da engenharia, tradução, área de lazer, serviços, restaurantes, serviço público e tantos outros.

23. Filosofia

Os profissionais que optam em trabalhar na área da Filosofia, geralmente, atuam no campo da docência seja no ensino médio, seja no ensino superior. Caso tenha interesse há possibilidades de trabalhar com críticas arte, literatura e edição de textos reflexivos sobre temas pertinentes à área.

24. Ciência Política

Apesar da profissão ser pouco reconhecida e ter uma demanda pequena no mercado, há algumas boas opções de atuação na carreira de Ciência Política. A área que mais contrata esse tipo de profissional é o setor de políticas públicas. Porém, você pode trabalhar como cientista político prestando consultorias e assessorias para empresas e pessoa física.

25. Cinema

Cinema

A criatividade é a maior característica do profissional formado em Cinema que precisa aprovar roteiro, escolher elenco, editar cenas, entre outras funções. As principais oportunidades estão na TV e algumas na sétima arte.

Se você se interessa por profissões na área de humanas, basta apenas escolher uma das opções que listamos em nosso post. Muitas das profissões estão em alta no mercado e pode ser uma excelente oportunidade para construir uma carreira sólida.