12 profissões para evitar escritórios e explorar novos territórios

Algumas pessoas simplesmente não conseguem se imaginar trabalhando todos os dias em um escritório. Se você é uma destas pessoas, a boa notícia é que existem diversas profissões que não requerem que você passe seus dias sentado em uma cadeira na frente de um computador.

Neste artigo, separamos 12 profissões para quem prefere evitar escritórios e ambientes corporativos. São carreiras que apresentam outros tipos de ambiente de trabalho, rotinas mais flexíveis e oportunidades para você explorar outras habilidades e interesses. Confira!

1. Ator/Atriz

Um ator até pode trabalhar em um escritório… se essa forma a profissão do seu personagem! Já para os profissionais das artes cênicas, o seu local de trabalho pode ser nos palcos de teatros ou nos sets e locações escolhidas para a filmagem de filmes ou séries para TV.

2. Guia de turismo

E que tal ter o mundo todo como o seu local de trabalho? Um guia de turismo é aquele profissional que acompanha viajantes em passeios guiados para apresentá-los pontos turísticos do local em que estão, assim como um pouco sobre a sua história e curiosidades que possam interessar o grupo.

3. Corretor(a) de Imóveis

Responsável pelo intermédio de processos de locação, compra ou venda de imóveis comerciais ou residenciais em áreas urbanas ou rurais, o corretor de imóveis possui uma carreira conhecida pela sua flexibilidade de horários e local de trabalho, o que os permite ter uma rotina dinâmica. Entre as suas tarefas está a captação, averiguação e avaliação de imóveis; exposição de locais para os seus clientes e a orientação sobre os processos legais e financeiros que envolvem uma transação imobiliária.

4. Vendedor(a) Lojista

Principais responsáveis pelo sucesso de um negócio, o trabalho de um vendedor é de atender clientes, expor e negociar os seus produtos, fazendo com que uma venda seja bem sucedida.

5. Motorista

Para um motorista, quando falamos em local de trabalho, estamos pensando em um veículo e não em uma edificação com localização específica. Seja de carro, caminhonete, ônibus, ambulância ou caminhão, a função de um motorista é garantir que os seus passageiros ou mercadoria chegue com rapidez e segurança no seu destino.

6. Cozinheiro/a

O lugar de um cozinheiro definitivamente não é em um escritório. Os profissionais da área da gastronomia tem o potencial de transformar ingredientes em alimentos não só nutritivos mas que despertam o prazer nas pessoas através dos nossos sentidos.

7. Agricultor(a)

Uma das profissões mais antigas do mundo, a agricultura é a responsável para produção de vegetais que compõem a base da nossa alimentação. O agricultor é aquele que faz o manejo do solo nos mais diversos tipos de plantações, realizando a semeadura, a manutenção da plantação e a colheita dos vegetais produzidos.

8. Personal Trainer

A saúde do corpo através do exercício físico é o objetivo do trabalho de um personal trainer. Ele é um profissional capacitado para criar, ministrar e supervisionar treinamentos completos individuais ou para grupos de acordo com as suas necessidades e desejos com o exercício. Atua em academias de ginástica, em SPAs, clubes ou em domicílio.

9. Esteticista

A profissão de esteticista está relacionado a todo o universo da beleza e do bem-estar, seja os cuidados com os cabelos, manicure, podologia, maquiagem, massagens estéticas e tratamentos de pele. Apesar da área ser ampla e poder ter diversas especializações, atualmente ela só cresce no país. Além disso, permite aos seus profissionais trabalharem em clínicas, SPAs, hotéis, estúdios de maquiagem e em consultórios próprios.

10. Fotógrafo/a

Profissional da imagem, um fotógrafo pode atuar em diversos nichos do mercado, seja na publicidade e propaganda, no jornalismo, no mercado editorial, no audiovisual, na moda, na produção de eventos, entre outros. Por esta ampla área de cobertura da profissão, a rotina de um fotógrafo é extremamente dinâmica e oferece ao profissional uma gama de locais para conhecer e desbravar com a sua câmera.

11. Radialista

Profissional da comunicação, um radialista tem no áudio o seu objeto de trabalho. Mas, embora seja uma profissão conhecida através dos locutores de rádio, esta não é a única função que um radialista pode desempenhar. Além da locução, os profissionais ainda podem se especializar em edição de áudio; sonoplastia; assistência de estúdio e direção, entre outras que podem fazer parte da produção de um produto de áudio.

12. Professor(a)

Um dos profissionais mais presentes nas nossas vidas e mais importantes da nossa sociedade, o professor é o responsável pelo processo de aprendizagem dos alunos em determinada área do conhecimento. Para atuar como professor, é necessário não só o conhecimento sobre o que se quer ensinar, mas também o conhecimento sobre como ensiná-lo.

13. Psicólogo/a

Embora seja mais conhecida no diagnóstico e tratamento de transtornos mentais, o objeto de estudos da psicologia é na verdade todo o processo psicológico do ser humano, nos seus aspectos aspectos sociais, biológicos e psicológicos. Dessa maneira, um profissional da área pode atuar em diversas áreas de interesse da psicologia, como em escolas, hospitais, empresas e, é claro, em clínicas e consultórios próprios.

14. Dentista

Responsável pela saúde bucal, um dentista atua no diagnóstico, tratamento e prevenção de problemas e doenças relacionadas aos dentes, mordida e gengivas de um paciente. A depender da especialidade escolhida pelo profissional, é possível trabalhar em instituições hospitalares, cooperativas, escolas ou em consultórios próprios e, assim, evitar o escritório.

15. Bioquímico/a

Os bioquímicos são profissionais imprescindíveis para o desenvolvimento de novos medicamentos, vacinas, genética de animais e vegetais, entre outros produtos que envolvem processos químicos e biológicos. Ao contrário dos escritórios, seus locais de trabalho são os laboratórios de universidades, de órgãos governamentais especializados na área e de instituições privadas especializadas em biotecnologia.