10 profissões para pessoas calmas e que valorizam a tranquilidade

O mundo profissional é sempre retratado como super estressante, cheio de pessoas correndo atrás de metas, falando com muitas pessoas, e os profissionais são sempre pessoas muito expansivas e extrovertidas.

Esse é um cenário comum, mas não é necessariamente o ambiente de trabalho sonhado por todo mundo. Há pessoas que têm um perfil mais calmo e que por isso seriam mais felizes em profissões que exigem menor contato com pessoas e maior foco nos detalhes do trabalho.

Escolher profissões para pessoas calmas não significa que dificuldades não virão ou que não haverão momentos mais agitados. Mas que no geral o dia a dia será mais tranquilo e, portanto, mais adequado à personalidade desse profissional.

Há algumas áreas que são consideradas adequadas para pessoas calmas, mas antes de optar por uma profissão é sempre bom investigar o dia a dia dos profissionais que trabalham nela. Por exemplo, várias profissões da área da saúde são consideradas mais tranquilas, como fisioterapia, nutrição, ou fonoaudiologia. Mas isso não significa que qualquer profissão dessa área seja assim tão calma, enfermagem e medicina, podem ser altamente estressantes dependendo do contexto.

Por isso é tão importante conhecer a fundo as profissões que te interessam antes de tomar uma decisão. Afinal, serão anos de estudo e dedicação e é importante que tudo isso faça sentido com o seu jeito de ser.

Para te ajudar nessa escolha, fizemos uma seleção de 10 profissões para pessoas calmas. Confira!

1. Contador(a)

O contador é um profissional que lida com detalhes e informações muito sensíveis. Ele é responsável pela organização financeira de pessoas, empresas e instituições, cuidando de questões tributárias, encargos, e administração de dados financeiros. É claro que tudo isso pode trazer muita pressão para a vida desse profissional, mas, no geral, trata-se de uma profissão conhecida por ser mais tranquila.

2. Paisagista

O paisagista é um profissional que está ligado à área de arquitetura e urbanismo. Especificamente ele é responsável por projetar áreas verdes, planejar e “colocar a mão na massa” na criação destes ambientes. Para os amantes de plantas e paisagens, essa profissão pode proporcionar momentos mais calmos, mesmo que haja momentos em que é necessário lidar com os clientes, arquitetos e outros profissionais envolvidos em um projeto.

3. Terapeuta Ocupacional

O terapeuta ocupacional é o profissional responsável por ajudar pessoas com alguma limitação a realizar atividades do dia a dia. Essas atividades podem fazer parte de diferentes áreas: auto cuidado, lazer, produtividade, e atividades sociais, por exemplo. Por ser uma atividade onde o profissional tem uma convivência mais individual com cada paciente, pode ser uma boa para pessoas que têm uma personalidade mais calma.

4. Psicólogo(a)

O psicólogo é um profissional que se beneficia muito da calma. Seja no atendimento clínico ou em outros tipos de ambiente. Isso porque ele trata de questões íntimas de seus pacientes e clientes, e deve proporcionar um ambiente calmo e seguro para eles. Uma personalidade mais calma combina com esse ambiente e com a dinâmica necessária para análises e intervenções.

5. Gestor(a) de conteúdo digital

O gestor de conteúdo transita por dois mundos: em alguns momentos ele é a pessoa que vai participar de muitas reuniões, lidar com demandas de clientes, e ser o foco das atenções. Mas quando as luzes se apagam o gestor de conteúdo digital tem um trabalho mais calmo, que exige concentração e atenção a detalhes.

6. Professor(a) de yoga

O professor de yoga é um tipo de guia da filosofia e da prática da yoga. Os movimentos do corpo, a respiração, e tudo que envolve a prática de yoga são elementos que exigem concentração e calma. Para conseguir guiar o aluno ao autoconhecimento é preciso que o profissional desenvolva também esse lado mais tranquilo dentro de si mesmo.

7. Designer gráfico

Um bom designer gráfico deve entender quais são os desejos e necessidades de seus clientes e traduzir essas ideias em um projeto que atenda essas expectativas. Para isso é importante que esse profissional saiba se relacionar com pessoas. Mas ao mesmo tempo, essa é uma profissão muito voltada para a produção, para conhecimento técnico e atenção aos detalhes, portanto é possível dizer que pessoas calmas podem se dar bem com a profissão de designer gráfico.

8. Programador(a)

Um programador precisa de muita calma e atenção para desenvolver seu trabalho. Os códigos que esses profissionais escrevem são muito sensíveis: qualquer falha pode atrapalhar o resultado final. Portanto, podemos dizer que é um trabalho voltado para algo técnico e que reuniões, lidar com gestores e colegas de equipe talvez não tome a maior parte do seu tempo.

9. Tradutor(a)

Por mais que esse profissional lide com prazos apertados e uma quantidade enorme de detalhes, a maior parte do trabalho de um tradutor é com o texto. Isso faz com que essa profissão seja muito mais tranquila do que qualquer uma que lide com o público, por exemplo.

10. Redator Publicitário (ou Copywriter)

O redator publicitário é certamente um profissional que deve atender demandas de diversas pessoas: sua equipe criativa, o pessoal do atendimento, o cliente. Assim fica parecendo que é uma rotina cheia de interações interpessoais e correria. Mas na verdade, como várias profissões mencionadas neste post, o trabalho principal desse profissional é realizado em silêncio, com concentração em seu próprio texto. Portanto, é possível dizer que a necessidade de comunicação com os outros envolvidos é necessária, mas que não define a rotina deste profissional.