14 profissões para pessoas criativas explorarem seus dons artísticos

Criatividade é a capacidade de gerar, desenvolver e expressar ideias originais. Muitas pessoas acreditam que pessoas nascem com o dom da criatividade, tendo uma certa facilidade em trabalhos artísticos, como uma espécie de talento intrínseco à pessoa. Mas, por mais que algumas pessoas tenham mais  facilidade do que outras para determinada área do conhecimento, nós desenvolvemos diversas delas ao longo da nossa vida, seja na escola ou no trabalho.

Por isso, trabalhos envolvendo a criatividade podem assumir as mais diferentes formas, até aquelas que nós não encaramos como criativas. Mas existem algumas profissões em que esta habilidade é mais trabalhada e é sobre elas que vamos falar hoje. Confira agora 14 profissões perfeitas para pessoas criativas:

1. Arquiteto/a 

Responsável por planejar e acompanhar a construção de projetos de moradia, comércio, escritórios, espaços públicos e de lazer, entre outros que favoreçam a convivência de forma segura e confortável. Dessa forma, um arquiteto utiliza não só os seus conhecimentos técnicos em construção e de materiais, mas também os seus conhecimentos estéticos para

2. Designer de Interiores

Parte também da área de arquitetura, a profissão de design de interiores está relacionada à composição cenográfica e visual de ambientes já construídos. Muitas vezes chamados de decorador, um designer de interiores trabalha garantindo a eficiência funcional de um interior, seja ele residencial ou comercial, aliado à beleza estética e o conforto dos seus clientes.

3. Designer Gráfico

Responsável pela criação artística e funcional de um produto de comunicação. Assim, ele pode desenvolver layouts e a comunicação visual de sites; publicações para redes sociais; anúncios e propagandas online ou publicada em outras mídias; diagramação ou ilustração para livros; revistas, jornais e outros tipos de publicações. A principal função de um designer gráfico é, assim, transmitir uma mensagem por meio da linguagem gráfica para o público com quem se quer falar. A criatividade, portanto, é imprescindível para este tipo de profissão.

4. Designer de Games

Outra categoria do design, a profissão de designer de games se destina à toda produção de jogos eletrônicos, indo da criação aos testes finais e o lançamento em plataformas digitais. Por isso, além de entender de tecnologia, para seguir a carreira é preciso muita criatividade e conhecimento em outras áreas, como a criação de personagens; escrita de roteiro; ilustração; técnicas de modelagem 3D; animação digital; efeitos visuais, entre outros.

5. Diretor(a) de Arte

Podemos encontrar diretores de arte na produção audiovisual, tanto em filmes como em séries ou programas de TV, como em agências de publicidade. Estes são dois exemplos mas que não conseguem alcançar toda a diversidade de atuação de um profissional na área da direção de arte. A criação de conceitos visuais é a principal tarefa de um diretor de arte, que trabalha junto com uma equipe para montar cenários físicos ou digitais para produções artísticas nas mais diversas áreas.

6. Publicitário/a

Um publicitário trabalha para comunicar ideias, produtos e estilos definidos para o público a fim de gerar engajamento para marcas de produtos ou serviços. Fazendo uma mediação entre uma marca e o seu público-alvo, o publicitário cria conceitos, estratégias de comunicação e de comportamento, trabalhando não só com a imagem mas com as diferentes linguagens que uma marca pode utilizar em suas campanhas publicitárias.

7. Produtor(a) de Conteúdo Digital

A profissão de produtor de conteúdo digital parecia estranha e difícil de ser definida há alguns anos. Atualmente, já é uma carreira mais conhecida e acessível às pessoas, seja através de canais no YouTube, Podcasts, publicações no Instagram, TikTok, entre outros.

Um produtor de conteúdo utiliza as mídias digitais como as suas principais ferramentas de contato com o público, por isso é preciso conhecimento no funcionamento destas redes, fotografia, filmagem, captação de som, edição de imagem, vídeo e, claro, criatividade.

8. Editor(a) de Vídeo

Como já falamos em diversas profissões que trabalham com a composição de imagens em vídeo, não poderíamos de deixar de falar daqueles profissionais que entregam o produto final de todo este trabalho: os editores de vídeo. Seja no cinema, na TV ou na internet, a edição de vídeo não é uma tarefa simples. Ela exige muita disposição, criatividade e técnica, chegando em muitos casos a ser um trabalho bastante artesanal e solitário.

9. Fotógrafo/a

Outro profissional dedicado a imagem (dessa vez estática), o fotógrafo é um profissional que pode atuar nos mais diversos nichos, passando pelo entretenimento, na TV e no cinema; pela publicidade e propaganda; indústria da moda; produção de eventos; jornalismo ou  mercado editorial. Cada fotógrafo pode se especializar em um tipo de técnica, ferramenta ou até mesmo estilo de fotografia, o que dá destaque e diferencia o seu trabalho.

10. Ilustrador(a)

Um ilustrador é um profissional dedicado ao estudo e prática do desenho, seja ele feito no papel ou completamente digital. Embora seja uma profissão que tem chamado a atenção dos jovens criativos nos últimos anos, principalmente pela possibilidade de divulgar a sua arte através da redes sociais, a profissão de ilustrador é muito tradicional no mercado editorial e de entretenimento.

Assim, um ilustrador pode encontrar o seu caminho profissional ilustrando cenas e personagens em revistas em quadrinhos; livros; peças publicitárias; animações digitais para comerciais, séries e filmes;  murais urbanos através do graffiti ou até mesmo em exposições como artista. E, embora existam diversos caminhos, uma vez que se encontrou a sua técnica e estilo, nada impede um ilustrador de navegar por diversos territórios da carreira.

11. Tatuador(a)

A ilustração também pode ser feita na pele e esta é a profissão de um tatuador. A profissão vem crescendo nos últimos anos, especialmente pela tatuagem ter deixado de ser estigmatizada pela sociedade.

Embora ser um bom ilustrador e ter precisão no seu traço sejam elementos fundamentais da profissão, é preciso também ter conhecimento sobre saúde, segurança e bem-estar para que os seus clientes tenham a melhor experiência possível. Isso porque a tatuagem é um procedimento estético invasivo, que requer cuidados específicos de saúde e medidas sanitárias para a segurança dos seus clientes e do próprio tatuador.

12. Estilista

Os criadores de estilos e tendências em moda. Os estilistas atuam na pesquisa, desenvolvimento e confecção de roupas, sapatos, jóias, bolsas e acessórios diversos. Assim, os estilistas também são grandes influenciadores na forma como as pessoas se vestem, podendo afetar as tendências localmente ou até numa escala global. Para isso é preciso ter uma grande bagagem cultural e capacidade de observação, além, é claro de muita criatividade para novas ideias inovadoras no mundo da moda.

13. Artista Plástico/a

Uma profissão que não poderia faltar nesta lista de profissões para pessoas criativas é a de artista plástico. A profissão é desenvolvida a partir do trabalho artístico e do desenvolvimento de uma técnica e estilo pessoal, seja em obras de pintura, escultura, gravura, entre outras. O processo de criação de cada artista é diferente, pois é muito pessoal: é resultado das ideias e da forma como o artista escolhe se expressar para o mundo.

14. Escritor(a)

Seja para escrever um texto informativo sobre um fato local ou sobre um universo de fantasia, a carreira de um escritor não poderia se desenvolver sem criatividade. Isso porque cada escritor tem o seu processo criativo de construção de mundo; criação de personagens; escolha das ações que se desenrolaram em uma história; escolhendo qual a melhor forma de escrever a sua narrativa.