Ser uma pessoa detalhista, isto é, que tende a se preocupar com os mínimos detalhes, pode representar uma vantagem em diversas profissões. Pois pessoas detalhistas prestam muita atenção às especificidades dos problemas, dos projetos e também das perguntas que fazem. Como resultado disso, elas costumam ser naturalmente observadoras e meticulosas, o que as torna também mais eficazes em certas profissões.
É claro que durante a formação e o exercício da profissão, todas as pessoas (sendo elas detalhistas ou não) vão desenvolvendo habilidades necessárias para o seu dia a dia. Mas pessoas que já são detalhistas certamente têm uma facilidade maior em aplicar essa habilidade nas suas funções.
Quer conhecer ótimas profissões para pessoas detalhistas? Então continue lendo esse artigo porque vamos te apresentar 12 delas!
1. Cirurgião/Cirurgiã
A primeira profissão que passa pela mente quando falamos em pessoas detalhistas é a de cirurgião. Trata-se do médico especializado em realizar intervenções cirúrgicas no tratamento de doenças que necessitem de um tratamento mais invasivo.
Ser atento à detalhes é um pré-requisito para todo médico, mas mais importante ainda quando se trata de um cirurgião. Outras habilidades que precisam ser desenvolvidas para atuar na profissão são: habilidade manual, comunicação, trabalho em equipe e controle emocional.
Além de concluir o curso superior de medicina, é preciso fazer 3 anos de residência em cirurgia geral e registrar-se nos conselhos de classe para atuar na profissão.
Ah, vale ressaltar que embora já seja uma especialidade da medicina, a área cirúrgica também possui suas subdivisões. Existem médicos que dedicam seus estudos e prática a certos tipos de cirurgia. Como é o caso da cirurgia plástica, por exemplo, ou da cirurgia pediátrica, traumatologia, neurocirurgia, cirurgia cardiotorácica, dentre outros.
2. Farmacêutico(a) bioquímico(a)
Trabalhando em laboratório, o farmacêutico bioquímico é o profissional que atua diretamente no desenvolvimento de medicamentos e cosméticos. Sua função é cuidar da parte operacional, promover análises sobre a forma como cada fármaco reage no organismo das pessoas. Além de desenvolver e supervisionar programas de qualidade internos ao laboratório em que atua.
3. Analista de laboratório
O analista de laboratório é o responsável pela condução de exames laboratoriais hematológicos, citológicos, imunológicos, microbiológicos ou bioquímicos. Isso significa que são eles que analisam e emitem laudos e pareceres, responsabilizando pela tecnicidade dos exames laboratoriais.
Ser detalhista é uma característica importante para os profissionais dessa área, já que seu dia a dia envolve a análise minuciosa dos materiais coletados.
4. Arquiteto(a)
O arquiteto é responsável por idealizar, projetar, supervisionar e fiscalizar obras arquitetônicas (residenciais ou comerciais) e urbanísticas (vias de transporte, espaços públicos, etc.). A arquitetura é uma área profissional que exige não só criatividade, repertório cultural, conhecimento ambiental e raciocínio lógico. Mas também bastante atenção aos detalhes.
Afinal, se tratando de obras mais ou menos complexas, cada conta para o produto final: seja ele uma simples sala ou uma edificação ou um complexo inteiro. Por isso, a arquitetura é uma ótima escolha de profissão para pessoas detalhistas.
5. Artista visual
Atenção a todos os detalhes envolvidos na produção de uma obra de arte é um ponto comum entre os artistas visuais, sejam eles pintores, escultores, gravuristas…. Mesmo que o processo de criação de cada artista seja diferente.
A profissão é desenvolvida a partir do trabalho artístico, da técnica e de um estilo pessoal. Suas obras são resultado das ideias e da forma como cada artista escolhe se expressar para o mundo.
6. Cabeleireiro(a)
Profissional muito requisitado, o cabeleireiro é aquele que cuida da saúde e aparências dos cabelos das pessoas. No seu dia a dia, faz cortes, tinturas, tratamentos e faz penteados para ocasiões especiais.
Para isso, é preciso boa habilidade manual, conhecimento dos fatores bioquímicos dos fios, boa comunicação e atenção às tendências do mercado. Além disso, os profissionais que mais se destacam no mercado tendem a ser detalhistas e ter uma boa concentração.
7. Editor(a) de textos
Um editor de textos atua na revisão, preparação e edição de textos para diversos veículos comunicativos, como em jornais, revistas, livros, materiais didáticos e também na televisão, rádio e podcasts.
Em suma, seu trabalho é garantir a qualidade e o padrão editorial nas produções textuais, auxiliando os escritores ou redatores nos seus textos. Isso envolve tanto a correção de erros de digitação, da construção das frases e do texto como um todo, na checagem de informações, bem como a formatação dos arquivos para a publicação.
Diante de tudo isso, ser detalhista é essencial para manter a qualidade do trabalho textual sempre alta!
8. Repórter
O repórter é aquele profissional que realiza a busca, coleta, checagem e análise profunda e detalhadas de fatos para produzir matérias de interesse público. Assim, ele realiza visitas in loco, entrevistas gravadas e/ou filmadas com pessoas envolvidas, pesquisa documentos públicos, conversa com especialistas no assunto… ou seja, realiza uma investigação completa para levar informação de forma clara, objetiva e verdadeira para o público.
9. Perito(a) criminal
O perito criminal é um profissional extremamente importante para o esclarecimento de crimes. Seu papel é realizar uma investigação forense, isto é, fazer exames minuciosos em locais onde podem ter ocorrido ocorrências e coletar provas de infrações.
Assim, atenção aos detalhes é uma característica que não pode faltar num perito criminal.
Ah, vale ressaltar que esta é, antes de mais nada, uma profissão multidisciplinar. Isso significa que profissionais com formações diferentes podem atuar como perito criminal junto às forças policiais. Embora os mais conhecidos sejam aqueles ligados à área da medicina e biologia, existem peritos focados em áreas como: geologia, informática, ciências contábeis, engenharias, farmácia, veterinária… dentre outras.
10. Programador(a)
O programador é um profissional que precisa ter um bom raciocínio lógico e ser muito detalhista. Afinal, ele trabalha na concepção, construção e manutenção de softwares, interfaces e sistemas computacionais e qualquer falha no processo pode atrapalhar o resultado final.
Assim, é normal que os programadores preferem trabalhar em ambientes isolados para aumentar a sua concentração e mantê-los atentos a todos os detalhes.
11. Analista de dados
Embora seja uma profissão relativamente nova no Brasil, já se mostrou essencial para diversas organizações, sejam elas públicas ou privadas. A função de um analista de dados é buscar padrões e fazer comparações entre as informações levantadas a partir de parâmetros pré-estabelecidos. A partir deles, ele realiza análises que darão base para a solução de problemas ou a implementação de políticas mais eficientes na organização.
Lidando com uma quantidade enorme de informações, a atenção aos detalhes é uma habilidade mais do que necessária no dia a dia de um analista de dados.
12. Contador(a)
Outro profissional que lida com muitas informações sensíveis no seu dia a dia é o contador.
É ele o responsável pela organização financeira de pessoas e empresas públicas e privadas. Dessa forma, ele cuida de questões tributárias, encargos e a administração de dados financeiros como um todo. Para pessoas detalhistas e que gostam de lidar com números, a profissão de contador é a escolha certa!