10 profissões para pessoas extrovertidas e comunicativas

Na hora de escolhermos a profissão para a qual iremos nos dedicar no futuro, muitos aspectos devem ser levados em consideração. É importante observar as possibilidades de entrada no mercado de trabalho, questões relacionadas à remuneração, campo do conhecimento… Mas também as nossas características pessoais e gostos que podem influenciar a nossa atuação profissional.

Existem profissões em que pessoas extrovertidas têm mais facilidade do que pessoas introvertidas e vice-versa. Porque elas têm mais aptidão de socialização, de expressar seus sentimentos e opiniões com as pessoas e habilidades de comunicação em geral.

Estas características podem ser grandes diferenciais para algumas profissões, como estas que listamos a seguir:

1. Representante de Vendas

A habilidade da comunicação é um pré-requisito para para a carreira de vendas. Um representante de vendas buscam clientes em potencial para os mais diversos tipos de produtos ou serviços, falando em nome da empresa em que trabalham. Eles demonstram os benefícios dos seus produtos, tiram dúvidas dos clientes e negociam preços e contratos com eles. A desenvoltura deles na comunicação é a sua principal estratégia para obter sucesso nas suas vendas.

2. Gerente de projetos

Um gerente de projetos é o profissional responsável pelo planejamento e execução de um projeto e da equipe envolvida nele. Entre as principais habilidades requeridas de um profissional de gestão de projetos estão: liderança; comunicação; organização; gestão de crises; e negociação.

É uma profissão multidisciplinar, que envolve não só o gerenciamento de pessoas e do trabalho, mas um conhecimento específico nas tarefas que o projeto requer.

3. Analista de Recursos Humanos

Um profissional da área de recursos humanos é responsável pelo recrutamento, contratação e gestão de pessoas dentro de uma instituição. Isso inclui também compreender como se dão os aspectos culturais da organização, o seu funcionamento; como funcionam as equipes de trabalho e a liderança; os direitos dos trabalhadores; e o desenvolvimento dos profissionais através de capacitações, treinamentos e planos de carreira. Dessa maneira, a comunicação é um aspecto muito importante da profissão, o que pode ser facilitado para pessoas extrovertidas.

4. Produtor(a) de Eventos

Produtores de eventos planejam e coordenam a execução de festas, cerimônias de casamento, formatura, convenções, feiras de negócios, comemorações corporativas e grandes shows. Para conseguir organizar um evento que se encaixe nas visões dos seus clientes, é preciso muita conversa e negociação.

Outras tarefas de um produtor de eventos que também envolvem muita comunicação são: negociação com fornecedores de produtos e/ou serviços; gerenciamento de equipe; negociação de contratos, entre outras.

5. Produtor(a) de Conteúdo Digital

Produtores de conteúdo digital estão por trás de campanhas de publicidade direcionada às redes sociais ou na frente das câmeras comandando canais de comunicação no YouTube, Instagram, TikTok e Twitter. Como a comunicação é o foco desta nova profissão, ser extrovertido pode tornar o crescimento nas redes mais fácil. Além disso, é preciso muita criatividade e conhecimento no funcionamento das redes (especialmente do algoritmo de cada um). Entender de captura e edição de fotos, vídeos e som é outra forma de profissionalizar o conteúdo.

6. Assessor(a) de comunicação 

Um assessor de imprensa é responsável pelo planejamento de comunicação estratégica entre uma organização e o seu público com a finalidade da construção de relacionamento entre os dois. É uma profissão relacionada às áreas de Relações Públicas, Jornalismo e Publicidade e pode atuar e organizações privadas ou públicas.

7. Coach

Profissão que tem crescido nos últimos anos, o coach ajuda os seus clientes a estabelecerem objetivos e planejarem a melhor forma de alcançá-los em um espaço curto de tempo. Um coach pode realizar consultoria individual (seja ela focada na área profissional ou não) ou corporativa, a depender do seu foco e especialização.

A boa habilidade de oratória, comunicação e planejamento de projetos são imprescindíveis para esta profissão.

8. Advogado/a

Um advogado é responsável por mediar conflitos através da legislação vigente. É outra profissão em que a oratória é fundamental, especialmente nos momentos em que o profissional está em atuando em julgamentos ou disputas judiciais em nome de seus clientes. Dessa maneira, ele precisa ter um profundo conhecimento das leis do país e da situação do seu cliente, para buscar a melhor forma de representá-lo e garantir que os órgãos responsáveis pela justiça possam julgar o caso da melhor forma possível.

9. Jornalista

Um jornalista tem como objetivo fazer com que as notícias e informações de interesse público cheguem até a população de forma acessível. Ele é o responsável pela investigação, apuração e apresentação dos fatos, seja em forma escrita através de jornais online ou impressos; de forma oral pelo rádio; ou audiovisual através de telejornais.

10. Ator/Atriz

Ser extrovertido não é uma características encontrada em todos os atores ou atrizes, mas a profissão certamente consegue atrair muitas pessoas com este perfil. Um profissional das artes cênicas é aquele que interpreta e representa diferentes personagens com o objetivo de contar histórias, seja no teatro, TV ou cinema.