Veja 7 profissões para quem gosta de ajudar pessoas

Escolher qual será a sua profissão é uma decisão muito importante. No entanto, uma boa decisão envolve seus gostos pessoais e suas habilidades interpessoais. Unir o que gosta com a atividade que exerce é um poderoso agregador de felicidade e produtividade. Se você sente que sua missão envolve cuidado com o próximo, saiba que existem diversas profissões para quem gosta de ajudar as pessoas.

É falsa a ideia de que aqueles que se realizam fazendo o bem para as pessoas, obrigatoriamente, deverão apenas fazer trabalhos voluntários. Muitas carreiras envolvem o cuidado com empatia, respeito e gentileza. Assim, se você escolher uma dessas profissões você será, ao mesmo tempo, bem remunerado e plenamente realizado. Confira agora essa seleção de profissões para quem gosta de ajudar as pessoas.

1. Psicólogo

O psicólogo tem funções que são muito importantes para a sociedade em geral. Infelizmente, muitas pessoas ainda não têm acesso a esse serviço, ou então, não reconhecem o real valor de frequentar uma terapia. Aprender a desenvolver o autoconhecimento é uma das principais missões do psicólogo, observando e analisando atitudes, sentimentos e os mecanismos mentais de cada paciente.

O objetivo principal do psicólogo é ajudar as pessoas na identificação das causas dos conflitos mentais, familiares ou de comportamentos em geral. A partir dessa identificação, ele o auxiliará o paciente a conseguir trabalhar novas posturas para modificar as situações conflituosas. Assim, o psicólogo tem dezenas de oportunidades diárias para promover o bem-estar mental, emocional e, muitas vezes, físicos de seus pacientes.

2. Médico

Um médico tem como suas funções principais identificar e tratar doenças. No entanto, um bom médico, engajado na sua missão de amor e cuidado com o próximo, fará muito além do que essas funções básicas. Conseguir promover um atendimento humanizado, investigativo e principalmente, preventivo, faz com que a medicina seja uma das melhores profissões para quem gosta de ajudar as pessoas.

Conseguir a graduação em medicina é muito custoso, mas é compensador.

3. Advogado e demais profissionais da área de Direito

Quando você perguntar a um estudante de Direito a razão pela qual ele escolheu cursar essa faculdade, certamente ele responderá: para ajudar as pessoas. Ajudar na defesa de seus direitos, interesses, injustiças e conflitos em geral. Advogados, juízes, promotores e delegados ajudam a garantir a ordem entre os indivíduos. De fato, são profissões para quem gosta de ajudar as pessoas.

Por isso, se você que se juntar ao time daqueles que buscam uma sociedade mais justa, o curso de Direito pode garantir a carreira de seus sonhos, com várias áreas de atuações possíveis. As profissões desse ramo de atuação são muito respeitadas por todos, uma vez que elas detêm o conhecimento mais amplo de quais são os direitos, garantias e deveres do cidadão.

4. Enfermeiro

Essa é mais uma das profissões para quem gosta de ajudar as pessoas na área da saúde. O enfermeiro, embora haja similaridades com o médico, atua em uma vertente completamente diferente. Suas funções principais são o cuidado direto, tratando de ferimentos, verificando funções vitais, alimentando, dentre tantas outras. Se sua paixão é, verdadeiramente, servir ao próximo, ser enfermeiro certamente irá confortar o seu coração.

Embora o salário seja abaixo daqueles praticados entre os médicos, ainda é uma profissão rentável e admirável. Ademais, a graduação não tem o mesmo grau de competitividade dos cursos de medicina nas universidades públicas. Por sua vez, nas universidades particulares, o custo de mensalidade não é tão elevado. Por isso, pode investir sem medo nessa profissão.

5. Fisioterapeuta

A área da saúde é recheada de profissões para quem gosta de ajudar as pessoas. A fisioterapia é mais uma dentre as possibilidades. O profissional qualificado nessa área é responsável por diagnosticar e executar o tratamento fisioterapêutico adequado aos problemas de seus pacientes, geralmente causados por má-formação, acidentes ou vícios de postura.

Esse profissional tem mercado para colocar seus conhecimentos em prática em hospitais, consultórios, atendimentos domiciliares, asilos, clínicas particulares, clubes esportivos, empresas e instituições de ensino e pesquisa. Ufa! Muita coisa, não é mesmo? Se você que ajudar seus pacientes a ter uma maior qualidade de vida, essa é a profissão ideal.

6. Assistente Social

Esse é um trabalho extremamente gratificante e está dentre as melhores profissões para quem gosta de ajudar as pessoas. O trabalho desse profissional é, basicamente, promover o bem-estar coletivo e integrar todos indivíduos à sociedade. Dentre os principais objetivos desta atividade, está a defesa de garantia dos direitos humanos para aqueles que estão desassistidos pelos familiares e pelo poder público.

Assim, o assistente social deve intermediar o acesso da população a políticas sociais, tais como educação, saúde, moradia, previdência social, etc. Os principais indivíduos em situação de vulnerabilidade são as crianças, adolescentes, idosos e pessoas que estão em situações extremas, como vício em álcool e drogas. Se você deseja combater as desigualdades sociais e ajudar as pessoas a retornarem à sociedade, esta é uma boa opção de carreira a seguir.

7. Pedagogo

Essa é uma das profissões mais importante na formação de todos os indivíduos. O pedagogo tem a função primária de ensinar as primeiras lições técnicas para a criança. Embora o mercado esteja saturado, a ausência de profissionais qualificados e engajados é enorme. Por isso, caso essa seja sua verdadeira vocação, o curso de pedagogia proporcionará para você a atuação em uma das melhores profissões para quem gosta de ajudar as pessoas.

Assim, o pedagogo poderá melhorar a qualidade da educação como um todo. O mercado para os profissionais deste ramo são os mais variados: podem ministrar aulas para crianças em fase de alfabetização, atuar na parte administrativa de instituições de ensino, trabalhar junto ao departamento de recursos humanos em empresas de diversos setores, atuar no setor de treinamento para promover mudanças comportamentais.

De modo geral, o pedagogo é um orientador educacional. Se você consegue entender como é importante essa profissão para a formação de novos indivíduos, e gostaria de fazer a diferença nessa área, a carreira em Pedagogia pode ser uma excelente opção.

O que achou da nossa lista com as principais profissões para quem gosta de ajudar as pessoas?

Como vimos, é possível atuar em profissões para quem gosta de ajudar as pessoas e, ao mesmo tempo, ser bem remunerado e ter alegria e satisfação nas atividades que desempenha diariamente. Se você está buscando atuar em alguma dessas áreas, comente conosco qual mais chamou a sua atenção. A sociedade está sempre a procura de profissionais que amam o que fazem.

Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre essas profissões que mencionamos, compartilhe-a conosco nos comentários abaixo.