Ciência é uma palavra que vem do latim “scientia” e que significa “conhecimento”. Mas, num sentido mais estrito, dizemos que quem faz ciência é aquele profissional que busca respostas para os problemas do mundo com base no método científico.
Existem diversas profissões onde a pesquisa científica faz parte do dia a dia dos seus profissionais. São pessoas que se dedicam à compreensão das pessoas, da natureza e do mundo como um todo e o gosto pela ciência é fundamental para conseguir fazer um bom trabalho.
Neste artigo, separamos 10 profissões para quem gosta de ciência e tem curiosidade em conhecer mais sobre o mundo. São carreiras com oportunidades em diversas áreas (e nem sempre relacionadas às exatas!) onde a metodologia científica está presente no dia a dia. Confira!
1. Químico(a)
A primeira profissão da nossa lista para quem gosta de ciência é a de químico. Este profissional possui uma formação ampla na área e é responsável pelo estudo das substâncias – e as interações entre elas – em níveis moleculares e atômicos. Assim, são capacitados para planejar e realizar projetos de pesquisa nas diversas áreas da química em universidades ou laboratórios de indústrias, assim como supervisionar processos de indústria e emitir pareceres técnicos.
2. Físico(a)
O trabalho do físico, por outro lado, é o de conduzir pesquisas científicas sobre fenômenos físicos, desenvolver teorias com base nas observações de experimentos e planejar métodos de aplicação de teorias e leis físicas.
Os caminhos mais tradicionais na carreira de um profissional da física é o da pesquisa e ensino. No entanto, estes profissionais também encontram oportunidades de trabalho em várias indústrias, com destaque para a petrolífera, automobilística e biomédica.
3. Astrônomo(a)
As estrelas, planetas e outros corpos celestes vistos no céu atraem a atenção da humanidade há bastante tempo. A pesquisa destes corpos e outros fenômenos astronômicos levou ao desenvolvimento da astronomia como ciência.
O papel de um astrônomo é o de observar, pesquisar e interpretar todos os elementos que constituem o universo, como planetas, estrelas, cometas, galáxias… entendendo melhor sua formação, evolução, propriedades físicas e composição química.
Parte dos estudos também se voltam para a formação e evolução da Terra, analisando o aquecimento da atmosfera por efeito estufa, por exemplo.
Assim como os demais profissionais da física, boa parte dos astrônomos desenvolvem suas carreiras na academia, realizando pesquisa e ensino em universidades. No entanto, há espaço para os astrônomos atuarem também no controle de satélites na indústria de telecomunicações.
4. Microbiologista
A microbiologia é uma área da biologia que se dedica ao estudo de microrganismos, como vírus, protozoários e bactérias. Esta profissão ganhou destaque a partir do final de 2019, quando o vírus Sars-coV-2, causador da Covid-19, foi detectado.
O profissional desta área é responsável pela pesquisa da fisiologia bem como a interação destes microrganismos como seres humanos e também animais. Os conhecimentos produzidos por estes profissionais são aplicados principalmente na área médica, com o desenvolvimento de vacinas e medicamentos que combatem os microrganismos patogênicos, ou seja, que causem doenças. Além disso, os microbiologistas também tem papel fundamental na realização de exames de laboratório e no controle de infecções hospitalares.
Outras áreas de atuação importante destes profissionais é na produção e conservação de alimentos, no controle de qualidade da indústria farmacêutica. E também em atividades ligadas ao meio ambiente, como na fertilização do solo e na degradação de poluentes.
5. Epidemiologista
Outra profissão que ganhou destaque na mídia por conta da pandemia causada pelo vírus Sars-CoV-2 é a do epidemiologista. Este profissional é o responsável por investigar as causas de doenças e outros eventos que afetem a saúde da população. Dessa forma, ele pode determinar quais são as estratégias e instrumentos mais adequados para controlar estes eventos e melhorar a saúde da população.
Epidemiologistas geralmente trabalham em instituições de saúde públicas ou privadas, como hospitais e laboratórios, bem como em universidades e centros de pesquisa e desenvolvimento de ciências biológicas ou de saúde.
6. Jornalista de ciência
O jornalismo é uma área profissional muito abrangente. Ele contém diversas subáreas que informam, comentam e analisam diversos campos do nosso dia a dia, inclusive sobre a ciência.
O jornalista de ciência tem como foco das suas investigações, apuração e apresentação de fatos relativos à descobertas científicas, seja das ciências exatas, biológicas ou humanas. Esse trabalho pode ser realizado em portais jornalísticos escritos (impresso ou online), por áudio ou por vídeo. Mas também em departamentos de comunicação de revistas científicas, universidades ou laboratórios.
Uma profissão perfeita para quem ama ciências e deseja compartilhar esta paixão com o mundo.
7. Psicólogo(a)
Embora seja mais conhecida no diagnóstico e tratamento de transtornos mentais, o objeto de estudos da psicologia é, na verdade, o comportamento do ser humano, nos seus aspectos sociais, biológicos e psicológicos. Dessa maneira, um profissional da área pode atuar em diversos espaços como escolas, hospitais, empresas, clínicas, consultórios próprios e até mesmo em laboratórios de universidades.
8. Antropólogo(a)
A antropologia é uma ciência social que estuda o homem como um ser biológico, social, e cultural. Assim, faz parte da profissão de um antropólogo analisar documentos produzidos por e sobre aquela comunidade estudada, bem como realizar observações em campo.
Este profissional pode atuar como consultor de empresas privadas, trabalhar em organizações governamentais (tal como o IBGE -Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a FUNAI – Fundação Nacional do Índio ou o INCRA – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), realizando pesquisas e elaborando políticas públicas. Ou seguir carreira acadêmica e tornar-se professor universitário, atuando na pesquisa e na formação de novas gerações de antropólogos.
9. Arqueólogo(a)
Em suma, a arqueologia é uma área da antropologia que se dedica aos estudos das condições de existência de grupos humanos já desaparecidos. Este tipo de pesquisa só é possível através da escavação, catalogação e análise de vestígios materiais preservados em determinados locais, como ferramentas, utensílios domésticos, armas, itens de decoração, obras de arte, edifícios arquitetônicos e até mesmo ossadas. Ou seja, quaisquer tipos de registros de ocupação humana em um espaço.
10. Linguista
Outra profissão em que o método científico é presente em todos os momentos da sua rotina é a do linguista.
Este profissional tem como objeto de estudos os idiomas. Eles atuam na pesquisa e análise da constituição da fonética, dos processos de formação de palavras, da gramática, assim, passando por toda a forma de linguagem verbal de uma sociedade e quais foram as suas alterações ao longo do tempo. Trata-se, portanto, de uma ciência que também estuda a sociedade e pode atuar em conjunto com antropólogos, sociólogos e outros cientistas que buscam compreender a constituição das sociedades.
Embora a carreira acadêmica e a pesquisa sejam mais comuns, os profissionais da linguística tem sido procurados pelo setor de tecnologia. Auxiliando, assim, no desenvolvimento de inteligências artificiais e de processos de aprendizagem de linguagem mediadas por computadores.