28 profissões para quem gosta de desenhar

Há uma variedade de profissões que podem ser a escolha de quem tem ou deseja desenvolver o dom pelo desenho. Algumas dão mais abertura para a criatividade, outras são mais limitadas, mas ainda sim permitem desenvolver a habilidade do desenho. Para conhecê-las confira a seguir!

1. Arquitetura e urbanismo

Uma das primeiras profissões quando se pensa em desenho, a Arquitetura possibilita estabilidade na carreira profissional, com amplo leque de atuação. O arquiteto projeta e organiza espaços internos e externos, conforme funcionalidade, conforto e estética. Para esta profissão, é necessário cursas graduação de 5 anos.

2. Artes

O curso de Artes é uma graduação de nível de licenciatura (permite dar aula) ou bacharelado com 4 anos de duração. O curso de Artes engloba diferentes manifestações artísticas, como música, literatura, dança, inclusive as artes visuais. Com esta formação, é possível atuar em várias das profissões que serão apresentadas abaixo. As artes visuais (também chamada de artes plásticas) estão ligadas à criação de diferentes obras visuais, seja através de pinturas, desenhos, colagens, gravuras, utilizando elementos imaginários ou reais.

3. Cartunista

O cartunista pode trabalhar em revistas, jornais ou no mundo virtual. Pode também criar seu próprio trabalho, fazendo encomendas para clientes, possuir sua própria revista ou vincular-se a algum escritor.

4. Caricaturista

O caricaturista tem possibilidades semelhantes às do cartunista, além de poder fazer eventos, ser um artista de rua ou trabalhar em veículos de comunicação.

5. Conservação e restauro

O conservador restaurador trabalha para preservar e restaurar obras que sofrem e desgaste natural do tempo.

6. Design gráfico

O designer cria projetos gráficos e de comunicação visual. Ele faz desenhos para criar mídias como logomarcas, anúncios, outdoors e panfletos conforme a solicitação do cliente. A formação é de 2 anos para tecnólogo e de 4 anos para bacharelado.

7. Desenho industrial

O desenhista industrial pode fazer projetos industriais para empresas e criar o design de móveis, eletrodomésticos e outros utensílios que serão fabricados.

8. Desenho têxtil

O desenhista têxtil cria estampas de tecidos em pequena ou larga escala. O trabalho pode ser desde o mais tradicional até mais ligado à moda, com estampas criativas e trabalhando junto a estilistas.

9. Design de interiores

O designer de interiores tem um trabalho semelhante ao do arquiteto. Ele decora e otimiza ambientes visando a funcionalidade, beleza e conforto.

10. Design de joias

Apesar de ser uma profissão mais restrita, a habilidade de desenho de peças sera bastante trabalhada nesta profissão.

11. Desenho Cadista

O profissional desenhista cadista trabalha com o software AutoCAD, função que é muito requisitada na área industrial e que requer conhecimento especializado.

12. Desenhista Projetista

Semelhante ao tópico anterior, o desenhista projetista domina também outros softwares de desenho com recursos para o desenho de máquinas, peças e demais itens industriais.

13. Designer automotivo

O designer automotivo é mais uma alternativa de profissão para desenhista no mundo industrial. Ele trabalha com a criação de novos modelos de veículos.

14. Designer de embalagem

Trabalha criando desenhos de embalagens, focando em praticidade, custo e design. Está presente no ramo da indústria e do comércio.

15. Designer de móveis

Especialista em desenvolver novos móveis a serem fabricados.

16. Desenhista construção civil

Especialista em desenhar projetos da construção civil, como edifícios, pontes, estádios, viadutos e afins. Este trabalho é executado pelo engenheiro civil ou em parceria com ele.

17. Engenharia de Agrimensura e Cartográfica

O engenheiro cartográfico faz a captação e análise de dados topográficos e geográficos para a criação de mapas. Esta profissão exige graduação e domínio também de matemática.

18. Estilista

O estilista desenha peças pensadas por si para a criação de peças como roupas, calçados e acessórios. Pode trabalhar para o comércio ou até criar sua própria marca.

19. Figurinista

O figurinista cria modelos para teatro, TV, artistas musicais, cinema, etc.

20. Game designer

Cria e desenvolve jogos digitais, seja para videogame, celular, computador ou internet. Esta área está em crescimento e possibilita a entrada do mercado de trabalho desde muito jovem, podendo fazer cursos ainda no Ensino Médio para trabalhar com o desenvolvimento de jogos.

21. Ilustração

O ilustrador pode desenhar manualmente ou de forma digital para livros, revistas, publicidade, enfim, qualquer conteúdo gráfico que exija ilustração. É possível trabalhar em grandes editoras e agências de publicidade ou até de forma autônoma.

22. Maquetista

O maquetista pode montar maquetes principalmente para projetos residenciais e comerciais.

23. Modelista

O modelista confecciona moldes que serão usados para montar peças em larga escala, na produção de roupas, calçados, bolsas, etc.

24. Paisagismo

Semelhante ao designer de interiores, mas voltado para áreas externas, como jardins, desenha estes espaços visando beleza, conforto e funcionalidade.

25. Quadrinista

Assemelha-se ao trabalho do ilustrador, mas é focado em quadrinhos. Pode trabalhar em produção de gibis e afins ou criar seu próprio trabalho.

26. Street Designer

Voltado para a arte urbana, o Street Designer desenha espaços públicos com arte de rua, como o graffitti. Pode aplicar sua arte também em outros lugares e objetos, como capacetes e skates.

27. Tatuador

O tatuador precisa ter a habilidade de desenhar, seja para reproduzir uma imagem pronta ou até para criar seus próprios desenhos, o que é muito comum.

28. Web designer

Trabalha com técnicas de desenho utilizando ferramentas virtuais. Pode executar diversas das atividades citadas acima.

Viu quantas alternativas para usar o dom do desenho profissionalmente? Se este conteúdo foi útil para você, compartilhe nas redes sociais! Continue nos acompanhando para mais dicas como esta.