Conheça 10 profissões para quem gosta de escrever

Você já sabe a carreira que quer seguir? Confira neste post 10 profissões para quem gosta de escrever para ter certeza sobre a profissão que mais combina com a sua personalidade. Acompanhe e determine agora mesmo qual será o seu futuro profissional.

1.  Sociólogo

O sociólogo possui uma enorme bagagem teórica por conta dos inúmeros estudos relacionados à origem, desenvolvimento, organização e funcionamento que envolve as sociedades e culturas humanas.

Por conta disso, é natural que o profissional tente colocar no papel todo o seu conhecimento adquirido ao longo dos anos. Não é a toa que existem diversos livros de sociólogos, já que a profissão ajuda quem gosta de trabalhar com a escrita.

2.  Roteirista

Por trás dos grandes sucessos do cinema existe um profissional que pensou, idealizou e colocou no papel uma linda história. Para isso, o roteirista faz muita pesquisa, usa a criatividade e passa horas escrevendo.

No entanto, o roteirista não escreve apenas roteiros para cinema, mas redige algumas adaptações para TV, internet, entre outras produções. Portanto, pode ser uma excelente profissão para quem gosta de escrever.

3.  Historiador

Historiador

Outro profissional que precisa lidar diariamente com muito estudo é o historiador. Seu trabalho está relacionado ao estudo da economia, cultura, ideias, sociedade e cotidiano do passado humano.

Para compartilhar o seu conhecimento, o profissional precisa pesquisar e redigir vários documentos. Por isso, a profissão é indicada para quem gosta de escrever e produzir textos.

4.  Jornalista

Uma das profissões que mais lidam diariamente com a escrita é o Jornalista. Contudo, antes de escrever qualquer matéria o profissional precisa investigar as informações para publicar o conteúdo corretamente.

Além de escrever, o Jornalista precisa editar reportagens, elaborar e fazer entrevistas, adaptar o texto conforme o tamanho, a abordagem e a linguagem da mídia. Portanto, é uma das profissões mais indicada para quem ama escrever.

veja também:
Conheça 17 profissões na área de saúde e bem-estar

5.  Escritor

Não há profissão que mais gosta de escrever do que o escritor. Além de ter que usar a criatividade para produzir os seus textos, o Escritor precisa ter muita disposição para escrever incansavelmente.

O escritor pode escrever seus próprios livros, mas é muito comum o profissional trabalhar para editoras produzindo a escrita profissional. Sendo assim, a profissão é uma ótima oportunidade de unir a paixão com a carreira.

6.  Copywriter

O copywriter é o profissional que precisa criar textos criativos e apelativos para vender algo. Para isso, precisa seguir as linhas estratégicas da empresa em que trabalha e do cliente que solicitou o serviço.

Para desenvolver o seu trabalho, o copywriter precisa escrever de forma rápida e eficaz. Entretanto, não pode esquecer de usar o espírito criativo para fazer o que ama e ainda obter sucesso profissional.

7.  Compositor

Compositor

Mais uma profissão que precisa ter um espírito criativo para ter sucesso na carreira é a do compositor. O trabalho do profissional é escrever letras de músicas próprias ou para outros artistas.

Por isso, é uma das profissões mais recomendadas para quem gosta de escrever. Todavia, a profissão exige ter sensibilidade musical para desenvolver as letras e fazer combinações com as melodias.

8.  Pesquisador

O pesquisador deve ter bastante conhecimento sobre o tema do qual faz buscas. Mas independente da área de trabalho, o profissional tem que gostar de escrever para emitir relatórios e documentos.

Geralmente, o pesquisador precisa fazer artigos científicos para compartilhar suas descobertas. Por isso, a carreira exige que o profissional saiba escrever da melhor forma para o leitor entender o conteúdo.

9.  Advogado

Advogado

Além de ler muito, o advogado deve escrever corretamente para redigir defesas, contratos e documentos que são compartilhados em processos judiciais. Sendo assim, quem deseja trabalhar na área jurídica sabe que é necessário se dedicar.

veja também:
Conheça as 24 profissões mais estressantes do mundo

O trabalho começa ainda na universidade, já que é preciso desenvolver resumos de livros e obras da área e ainda trabalhos acadêmicos. Logo, a profissão pode ser uma boa indicação para você que gosta de escrever.

10. Tradutor

Como mediador entre diferentes idiomas, o tradutor possui um cargo fundamental na nossa sociedade, já que com o mundo globalizado o seu trabalho é bastante exigido nas empresas.

Além de trabalhar como intérprete em eventos, empresas e órgãos públicos, o tradutor precisa gostar de escrever para traduzir textos em outras línguas. Assim sendo, se ama escrever e gosta de lidar com outros idiomas, essa é a profissão indicada para você.

Você gostou de conhecer as principais profissões para quem gosta de escrever? Estude cada uma delas para escolher aquela carreira que estiver mais relacionada ao seu perfil e assim obter sucesso em sua vida profissional.