10 profissões para quem gosta de falar em público

Saber se relacionar com as pessoas é uma das características mais importantes em qualquer profissão. Mas algumas profissões exigem muito mais da nossa capacidade de comunicação. Por isso é possível dizer que há profissões para quem gosta de falar em público.

Quando pensamos em profissionais que precisam se comunicar o tempo todo, logo imaginamos professores, atores/atrizes, repórteres, entre outros. E de fato, há muitas profissões que exigem que o profissional seja bom e goste de falar em público.

Algumas pessoas parecem desde cedo gostar de falar, conversar, ou até mesmo debater. Essa característica, que pode ser tanto uma inclinação natural quanto algo que podemos aprender ao longo do tempo com experiências pessoais e profissionais, pode ser muito útil quando escolhemos uma profissão. Dessa forma, pessoas que gostam muito de falar costumam se dar bem em carreiras onde os relacionamentos interpessoais são parte importante do trabalho. Cursos das áreas de comunicação, educação e audiovisual, por exemplo, podem ser os mais indicados para quem tem essa característica.

Caso seja esse o seu caso, separamos dicas sobre uma série de carreiras onde falar em público é essencial para te dar ideias na escolha da sua (próxima) profissão:

1. Professor(a)

O professor está presente nos principais momentos de aprendizagem de todos nós. Desde antes da alfabetização até a pós-graduação, o professor está lá para nos orientar nas áreas em que ele é especialista.

Mas para seguir essa carreira em uma escola regular (Ensino Infantil, Fundamental I e II, e Médio), o professor deve ter cursado a faculdade de pedagogia ou licenciaturas em geral (português, matemática, geografia, artes, etc.). Existe também a possibilidade de ser instrutor ministrar aulas em cursos livres. Mas sempre, é claro, de acordo com sua formação em áreas em que esteja apto a ensinar e instruir alunos.

O bom professor não apenas expõe o conteúdo previsto e programado. Mas também busca compreender quem é o seu aluno, quais suas dificuldades e como pode melhorar a comunicação entre ele e sua sala de aula. Além disso, sozinho o professor não consegue fazer uma escola funcionar. Para isso, ele precisa se comunicar com coordenadores, diretores, inspetores e outros funcionários da escola ou espaço de aprendizado em que está inserido.

2. Ator/atriz

Essa é uma profissão que definitivamente exige uma grande capacidade de comunicação entre outras tantas habilidades.

O ator ou atriz não necessariamente serão pessoas extrovertidas em suas vidas pessoais, mas falar bem em público é, com certeza, um ponto forte. Nos palcos ou diante das câmeras essa habilidade cresce e aparece. Para seguir essa carreira é bacana investir na faculdade de artes cênicas, pois ela ajudará a expandir suas possibilidades e conhecimento sobre a profissão.

3. Radialista

Quando ouvimos o nome dessa profissão logo pensamos no locutor de rádio, mas o radialista não é só isso. Trata-se de um multiprofissional em sua área. Na verdade, ele pode estar presente em qualquer etapa da criação de produtos audiovisuais, como: criação, redação, roteirização, elaboração de pautas, cenografia, sonoplastia; bem como filmagem, edição, apresentação, narração, locução, e muito mais.

Para ser radialista e exercer qualquer uma dessas funções é importante ter uma boa oratória e capacidade de comunicação. Se quiser se aprofundar nessa carreira, você pode fazer faculdade de rádio e TV, que abrange os muitos produtos do audiovisual. Além de funções que exigem uma boa comunicação em público, você também  irá aprender a preparar roteiros para YouTube, séries, novelas, filmes e podcasts.

Em conclusão, trata-se de uma carreira versátil e abrangente, em que saber e gostar de falar em público faz toda a diferença.

4. Produtor(a) de conteúdo digital

O produtor de conteúdo digital é um profissional muito versátil. Ele cria e desenvolve conteúdos diversos nas redes como sites, blogs, e-books, podcasts, redes sociais como Instagram, Facebook, LinkedIn, entre outros. Esse profissional tem um lugar especial nas estratégias do marketing digital e pode ter formações diversas como a faculdade de publicidade e propaganda, por exemplo.

5. Relações Públicas

O relações públicas é o responsável por construir um bom relacionamento da empresa com seus clientes, funcionários, fornecedores e com a imprensa. Assim, para se comunicar com tantas pessoas, é imprescindível que esse profissional goste de falar em público e se relacionar com pessoas.

Para seguir nessa carreira a faculdade de Relações Públicas apresenta uma capacitação ampla sobre todo o processo de construção da imagem de uma empresa.

6. Repórter

Quando está na frente das câmeras o repórter ou jornalista se beneficia dessa característica. Afinal, falar bem em público pode render maior domínio e desenvoltura na apresentação de programas, reportagens e noticiários. Mas, como o foco é a comunicação com o público, essa facilidade pode render bons frutos nos bastidores também.

7. Guia de turismo

Essa profissão é para aqueles que além de gostar de falar em público, adoram curiosidades históricas e dicas de passeios incríveis! O guia de turismo ou guia de viagem trabalha acompanhando grupos de pessoas durante passeios, excursões e viagens nacionais ou internacionais.

Sua atuação pode ser bem diversa, dependendo do tipo de viagem o guia pode estar mais ou menos presente na vida dos viajantes. Essa é uma profissão para quem gosta de falar em público e também gosta de dividir seus conhecimentos sobre locais fascinantes.

8. Gerente de compras

Vendedores no geral são muito bons em falar em público. Nessa área uma boa oratória é uma grande arma. Além disso, a capacidade de negociação exige certa facilidade de falar em público ou mesmo com um o seu cliente ou fornecedor.

Os gerentes de compras são normalmente formados em Administração de Empresas, Ciências Contábeis ou Economia.

9. Advogado(a)

Um advogado precisa de uma boa retórica, persuasão e poder de convencimento. Quando pensamos em advogados logo imaginamos aquelas séries de TV com tribunais, juízes e discursos eloquentes. Isso pode existir, mas também há muita conversa com os clientes e muito estudo de caso com possibilidades de defesa ou acusação.

Dependendo da área de especialização, o advogado irá defender os interesses de pessoas ou empresas diante das leis do país em que atua. Gostar de falar em público é uma característica que vai ajudar muito, mas tenha em mente que o trabalho envolverá mais do que grandes discursos.

10. Político(a)

Antes de mais nada, saiba que os profissionais da política não se resumem apenas aos políticos tradicionais como vereadores, deputados, prefeitos, etc. Na verdade, existe espaço para diversos outros profissionais na área da política.  É o caso de assessores, cientistas políticos, profissionais de relações governamentais, diplomatas e secretários. Além de, é claro, líderes de organizações e movimentos sociais.

Para desempenhar esses papéis, é preciso falar com muitas pessoas e defender suas ideias. Nessa área as palavras podem gerar mudanças para o público e para a sociedade.

Essas são algumas profissões para quem gosta de falar em público, quem sabe uma dessas é ideal para você exercer essa característica?