Veja 16 profissões para os amantes da leitura

Para as pessoas que estão em dúvida sobre a carreira que deve seguir, as profissões para quem gosta de ler podem ser ótimas opções para os que cultivam esse hobby. Confira neste post 16 opções para você conhecer e fazer a sua escolha.

1.  Publicitário

Uma das principais características do publicitário deve ser a criatividade para criar as peças publicitárias. No entanto, para alcançar o resultado esperado é preciso ler muito para ficar por dentro de tudo de novo que acontece na área.

2.  Bacharel ou Licenciado em Letras

O foco do curso de Letras é entender o uso e significado das palavras e todos os componentes que fazem parte do idioma. Mas para isso é exigido do aluno uma leitura mais profunda sobre a construção da língua, seja ela portuguesa, inglesa ou espanhola.

3.  Bibliotecário

O Bibliotecário é o responsável pela organização e categorização das obras que se encontram nas bibliotecas. Por conta disso, o profissional precisa ler muito para entender sobre os livros, revistas, jornais, materiais digitais e documentos que se encontram na biblioteca.

4.  Filósofo

Filósofo

Refletir e compreender o pensamento humano e sua essência é uma das premissas de quem trabalha como filósofo. Para chegar a este ponto é fundamental que o profissional faça uma leitura de todas as obras que envolvem o tema, sendo muitas delas literaturas antigas.

5.  Sociólogo

Para compreender as relações e estruturas sociais, o sociólogo precisa se aprofundar em leituras que envolvem ciências políticas, pensamento contemporâneo e antropologia. Portanto, a carga de leitura é intensa para esse profissional.

6.  Professor

professor

O professor precisa estudar e ler muito para conhecer e entender sobre a sua área de especialização, seja ela qual for. Somente dessa forma é que o profissional vai conseguir repassar o seu conhecimento para os seus alunos.

veja também:
Conheça 28 profissões que dão dinheiro no Brasil

7.  Advogado

Ainda na faculdade o estudante de direito tem uma grande carga de leitura que envolve a legislação do país. Isso porque é indispensável que o profissional esteja preparado para elaborar defesas e relatórios.

8.  Historiador

A leitura é uma das principais atividades do historiador, visto que o profissional é responsável por pesquisar e catalogar assuntos de valor histórico e cultural. Para isso, precisa ler os mais diversos registros, cartas, textos e documentos antigos.

9.  Ator

O ator precisa se debruçar em livros para estudar a fundo o universo de um determinado personagem. Através da leitura é que o profissional conseguirá reunir as principais características para desenvolver com sucesso o seu trabalho.

10.  Jornalista

Jornalista

Como o jornalista deve investigar para fazer a divulgação das notícias, a leitura faz parte do seu dia a dia. Portanto, é imprescindível que o profissional se dedique às leituras de notícias, livros, artigos, resenhas e outros documentos para ter embasamento na hora de construir os seus textos.

11.  Escritor

Escritor

Mesmo tendo a liberdade criativa para desenvolver o seu trabalho, o escritor precisa ler muito para conhecer sobre o tema que se propõe a escrever. Por isso, o profissional precisa unir a imaginação, o talento e a leitura para escrever grandes obras.

12.  Roteirista

Para o roteirista a leitura é uma atividade quase obrigatória, já que para criar roteiros de cinema é importante que o profissional entenda o universo do tema escolhido. Além disso, os roteiros adaptados são construídos tendo como base um livro ou alguma história que exige leitura profunda.

13.  Tradutor

A atividade diária do tradutor é ler, interpretar e traduzir. Para isso, deve fazer leituras diárias para o entendimento da língua estrangeira e, principalmente, para desenvolver o material a ser traduzido.

14.  Médico

Médico

Por ser uma profissão muito complexa que mexe com a vida de outras pessoas, o médico precisa ler muito para entender a fundo as doenças e as suas curas. Além disso, o profissional precisa está atualizado com as novas técnicas, pesquisas, medicamentos e descobertas da ciência.

veja também:
Descubra 36 profissões para quem ama viajar sempre

15.  Profissional de marketing

Para criar produtos e campanhas, o profissional de marketing precisa está atualizado com as tendências do mercado e com as estratégias da área. Por isso, quem trabalha com marketing deve ler muito artigos, livros e obras de sucesso que estejam relacionadas ao tema.

16.  Psicólogo

Psicólogo

O trabalho do psicólogo é analisar os pensamentos, atitudes e sentimentos dos seus pacientes com o objetivo de encontrar uma solução para os seus problemas. Para isso, o profissional deve fazer um trabalho investigativo com muita leitura de obras clássicas como os de Freud e Jung.

Escolher uma profissão não é uma tarefa fácil. Não é a toa que muitas pessoas acabam mudando de profissão com o passar do tempo. Por isso, é importante conhecer e encontrar algo que tenha a ver com a sua personalidade.

Se você é amante da leitura as profissões para quem gosta de ler podem ser ótimas opções. Além de ter a possibilidade de exercitar diariamente a leitura, você ainda poderá agregar isso a sua atividade profissional.