9 profissões para quem gosta de línguas estrangeiras ou é poliglota

Vivemos em um mundo extremamente conectado atualmente, onde por mais que as distâncias territoriais sejam grandes, as possibilidades de trocas culturais são muito maiores. Ter conhecimento em línguas estrangeiras pode ser um verdadeiro extensor de horizontes, abrindo oportunidades para novas experiências, viagens incríveis e até mesmo para atuar profissionalmente em determinadas áreas.

Conheça 9 profissões perfeitas para quem gosta de línguas estrangeiras ou já é poliglota!

1. Professor(a) de idiomas

Para quem gosta de línguas estrangeiras e é fluente nelas, a nossa primeira ideia de profissão é a de espalhar os seus conhecimentos, ou seja, ensinando a língua para outras pessoas. Um professor de idiomas pode atuar no ensino formal através de escolas regulares (para aulas de inglês e espanhol) ou em escolas bilíngues (a depender do segundo idioma da escola). Além disso, é possível atuar diretamente em escolas de idiomas ou dando aulas particulares para turmas ou individuais.

2. Tradutor(a)

Outra profissão perfeita para quem gosta de línguas e quer se especializar em uma delas é a de tradutor. A área da tradução está presente em peso no mercado editorial na tradução e revisão de livros estrangeiros (sejam eles técnicos ou de literatura) com tradução para o português. Mas também é possível encontrar espaço para tradutores no jornalismo, no cinema, no mercado de games, e de softwares, entre outros.

3. Intérprete

A atuação de um intérprete pode ocorrer em eventos corporativos ou públicos, onde existe a presença de estrangeiros ou representantes de determinados países. Assim, ele atua para facilitar a comunicação entre dois povos que não compartilham o mesmo idioma.

Um intérprete possui uma formação muito próxima a de um tradutor, a diferença entre os dois é que um intérprete se baseia na fala no momento de fazer a sua tradução, enquanto um tradutor se baseia na escrita. No entanto, tendo uma formação correlata, é possível atuar nas duas profissões.

4. Guia turístico

Outro profissional que facilita a comunicação entre os povos é um guia turístico. Embora não seja a parte principal do trabalho, é imprescindível para um guia turístico conhecer o idioma do local em que irá apresentar aos viajantes. O conhecimento da língua não ajuda somente a entender melhor as pessoas que vivem no local, mas também a sua cultura.

5. Comissário/a de bordo

A profissão de comissário de bordo também precisa ter um bom conhecimento em línguas, especialmente para quem tem o interesse de atuar em voos internacionais. Os comissários são os responsáveis por promover o bem-estar e segurança dos passageiros de um vôo, assim, a comunicação entre eles é um ponto fundamental para a profissão.

6. Correspondente internacional

No campo do jornalismo, possuir fluência em línguas estrangeiras é um ponto importantíssimo para quem tem o sonho em ser um correspondente internacional. A profissão corresponde àqueles jornalistas que residem em países estrangeiros, trazendo informações sobre a política, cultura e economia do local para a audiência brasileira.

7. Diplomata

Ter fluência em outros idiomas é um requisito obrigatório para quem quer atuar como diplomata. Afinal, um diplomata é um profissional da política externa que estimula as relações entre os países, representando o seu país em eventos mundiais, missões internacionais ou até mesmo em consulados.

8. Consultor(a) de comércio exterior 

Responsável pelas operações de importação e exportação de insumos, matéria-prima ou de serviços entre diferentes países, um consultor de comércio internacional precisa ter um bom domínio sobre línguas estrangeiras para obter sucesso no seu trabalho.

9.  Advogado/a Internacionalista

O direito é uma área de ampla atuação, fazendo com que os seus profissionais se especializem em áreas específicas durante a sua formação e atuação. O direito internacional é uma das áreas dentro do direito onde ter conhecimento de línguas estrangeiras é fundamental para a atuação dos seus profissionais.

Um advogado internacionalista atua estudando as legislações e acordos que regem a boa convivência entre os países, podendo atuar tanto no setor privado em multinacionais ou representando pessoas de diferentes países; ou no setor público, atuando em organizações internacionais, ou diretamente com Estados.