Confira 7 profissões para quem gosta de matemática

A matemática é uma ciência exata que se aplica em diversas áreas do conhecimento desenvolvidas pela nossa sociedade. Por estar permeando diversos aspectos da nossa vida, a matemática é uma das matérias de maior peso nas escolas. Mas, enquanto algumas pessoas têm facilidade em entender a sua linguagem e lógica, outras só querem distância das equações e dos números.

Neste artigo, separamos 7 profissões para quem gosta de matemática e tem facilidade com os números. São carreiras com oportunidades em diversas áreas (e nem sempre relacionadas às exatas!) onde a matemática pode ser explorada. Confira!

1. Professor(a) de Matemática

O responsável pelo primeiro contato que temos com a matemática é também o primeiro profissional que aparece na nossa lista. Um professor de matemática atua no processo de aprendizagem relacionado à matéria durante todos os anos da educação básica. Além disso, o professor participa da formação de alunos em outros aspectos da sua vida como social, psicológico e afetivo.

Além da formação específica em matemática, para se tornar um professor da disciplina, é necessário conhecimento no campo educacional, através de uma licenciatura.

2. Engenheiro/a civil

Outra profissão em que pessoas que gostam de matemática pode ser dar bem é a engenharia civil.  Um engenheiro civil  é responsável por projetar, gerenciar e fiscalizar o projeto de uma edificação. Outras funções de um engenheiro civil é a consultoria, o controle de qualidade de empreendimentos e pesquisa tecnológica de materiais, segurança e execução.

Entre as edificações, estão projetos de casas, prédios, estradas, viadutos, pontes, túneis, portos, aeroportos, barragens, entre outros. Por isso, um engenheiro pode atuar em escritórios de engenharia ou em grandes empreiteiras responsáveis por obras públicas ou privadas.

3. Contador(a)

Um contador é o profissional responsável pela organização financeira de instituições públicas e privadas, além de indivíduos. Uma carreira para quem gosta especialmente de matemática financeira, administração e direito fiscal. Toma conta de questões tributárias, patrimoniais, entradas e saídas financeiras de uma instituição. Também pode auditar contratos, realizar perícias em processos judiciais, prestar consultoria, fazer cálculos de seguros e previdência.

4. Economista

A partir do estudo de dados matemáticos, estatísticos e da realidade histórica em que se inserem, um economista busca analisar as tendências econômicas de um determinado grupo ou local. Dessa maneira, ele pode elaborar relatórios analíticos e indicações sobre como preservar ou ampliar os recursos financeiros existentes.

Um economista pode trabalhar em qualquer tipo de instituição ligada à área financeira, como bancos, institutos de pesquisa e inteligência financeira, comissões de investimento ou até mesmo como comentarista financeiro em jornais ou mídia especializada.

5. Estatístico/a

O trabalho de um estatístico se relaciona com diversas outras profissões desta lista. Trabalhando com o levantamento e análise de dados, um estatístico busca fornecer respostas para perguntas específicas com a menor margem de erro possível. Estes dados são levantados a partir de pesquisas de opinião, questionários, entrevistas e mediações. Então, modelos matemáticos são construídos para processar estes dados, cruzar informações e realizar análises.

Dessa maneira, ele tem o intuito de informar e apoiar a tomada de decisões no âmbito público ou privado. Encontra oportunidades no setor industrial, no agronegócio, nas ciências médicas e biológicas, no setor financeiro e telecomunicações.

Não podemos deixar de destacar também as instituições públicas de pesquisa estatística. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), grandes contratantes desta área. No âmbito privado, um dos grandes conhecido é o DataFolha, instituto de pesquisa do grupo Folha, conhecido pelas suas pesquisas eleitorais.

6. Cientista de dados

Uma profissão relativamente nova, especialmente no Brasil. A ciência de dados une aspectos da computação, inteligência artificial, matemática, administração, economia e outras áreas do conhecimento, visto que é uma carreira multidisciplinar.

Um cientista de dados coleta, gerencia e interpreta uma grande quantidade de dados não-estruturados. Seu trabalho é fazer com que estes dados passem a se comunicar e que deles possam ser extraídas informações valiosas para uma instituição.

Por lidar com dados em geral, pode atuar no setor de tecnologia e negócios de diversos tipos de instituições. Tecnologia, saúde, economia, entretenimento e redes sociais são só algumas das grandes áreas em que um cientista de dados pode atuar.

7. Desenvolvedor(a) de Software

A matemática está presente em peso na tecnologia e na profissão de desenvolvimento de software não poderia ser diferente. Também conhecido como programador, é um profissional que participa de todo o processo de criação e manutenção de um programa ou sistema computacional.

Dentro da profissão, é possível se especializar em Web (desenvolvimento de sites, portais e fóruns online); Desktop (desenvolvimento de softwares para computadores); Mobile (desenvolvimento de softwares para dispositivos móveis como tablets e smartphones); Games (desenvolvimento de jogos eletrônicos); entre outros.