8 profissões para quem não gosta de lidar com o público

Você se considera uma pessoa introvertida ou que tem poucas habilidades em lidar com público? Na hora de escolhermos a nossa profissão, é muito importante levarmos em consideração as nossas características pessoais e a nossa forma de comunicação mais eficaz. Para algumas pessoas, se expressar verbalmente pode ser uma dificuldade, assim como lidar com muitas pessoas ao mesmo tempo.

Confira abaixo 8 profissões para quem não gosta de lidar com o público, uma delas pode ser a perfeita para você!

1. Editor(a) de vídeo

Embora o audiovisual seja uma arte que reúne diversos artistas e profissionais do som e da imagem na sua produção, as profissões que estão ligadas à pós-produção são conhecidas por serem mais solitárias. É o caso de um editor de vídeo, por exemplo, mas poderíamos citar também os editores de som, compositores de trilha sonora, criadores de efeitos visuais e animadores. Estes profissionais geralmente têm um local fixo de trabalho e costumam ficar isolados da maior parte da equipe, com exceção, é claro, é dos diretores.

2. Programador(a)

Com foco na concepção, construção e manutenção de softwares, interfaces e sistemas computacionais, o programador é aquele profissional que precisa ter um raciocínio lógico e muita facilidade com números. Por isso, é normal que esta profissão tenha pouquíssimo contato com o público, somente com os seus colegas de profissão e clientes ou gerentes.

3. Escritor(a)

Muitos escritores são considerados anti-sociais pelo isolamento que a produção literária exige. Embora cada profissional tenha o seu método e processo criativo, podendo ser ou mais aberto ao público, uma coisa é comum a todos eles: na hora de escrever, o ideal é estar concentrado na frente do papel e caneta ou do computador, sem muitas influências externas.

Vale ressaltar também que pessoas introvertidas têm tendências a se expressarem melhor pela escrita ou por outras linguagens artísticas do que verbalmente.

4. Tradutor(a)

Outra profissão ligada à palavra escrita que é perfeita para pessoas que não gostam de lidar com o público é a de tradutor. Nesta profissão, é possível ter contato com idiomas estrangeiros, facilitando o contato do público com a mensagem que determinado texto ou audio quer dizer.

Dentro da profissão, é possível se especializar na tradução de conteúdo escrito, que possui uma rotina muito mais solitária (e muito parecida com a de um escritor); ou de intérprete, realizando tradução simultânea ou consecutiva em eventos com presença de estrangeiros, com um maior contato com o público.

5. Bibliotecário/a

Você já pensou em trabalhar em um lugar silencioso e cheio de conhecimento como uma biblioteca ou um arquivo? A profissão de bibliotecário pode ser a ideal para você! Um bibliotecário é responsável pelo cuidado e salvaguarda de livros, além da catalogação e facilitação do acesso à informação. Embora possa ter um contato com o público, no atendimento de visitantes ou pesquisadores, esta é uma parte pequena de profissão e das atribuições que um ambiente como este pode oferecer.

6. Técnico/a de Laboratório

Responsável pela condução e análise clínica de exames laboratoriais. Um técnico em laboratório trabalha em um local que valoriza muito o silêncio e a concentração para a realização de análises minuciosas. Assim, é muito comum que seja uma profissão de pessoas mais introvertidas e que não gostem muito de lidar com o público geral.

7. Analista de dados

Profissional essencial para diversas organizações, sejam elas públicas ou privadas, um analista de dados busca padrões e faz comparações entre informações levantadas a partir de parâmetros pré-estabelecidos. Sua atuação e análise dará base para a solução de problemas e implementação de políticas mais eficientes na organização. E vale lembrar que analistas de dados não trabalham só com números, mas com diversas categorias de análise, inclusive de comportamento social.

8. Veterinário/a

Algumas pessoas têm maior facilidade de se comunicarem com os animais. Neste caso, o cuidado com a saúde dos bichinhos (desde os domésticos, silvestres, marinhos…) pode ser a profissão ideal.

Ah, e não é só no atendimento à saúde dos animais que um veterinário pode atuar! Dentro da medicina veterinária, é possível também atuar na pesquisa, na inspeção e perícia de casos de crimes ambientais ou de maus-tratos à animais.