Projeto une contadores para preparar empresas para emergência climática

O projeto Accounting for Sustainability, A4S (Contadores pela Sustentabilidade, em tradução livre) pede uma aliança global dos contadores para ajudar empresas a se prepararem para uma emergência climática.

O Accounting for Sustainability

O projeto A4S foi criado em 2004, com o objetivo de inspirar as tomadas de decisão de líderes financeiros a fim de conduzir uma mudança em direção a uma economia sustentável de forma global. 

Segundo o projeto e outros grupos do setor interessados nos impactos das mudanças climáticas, os contadores podem estimular suas empresas a adotar políticas verdes e ajudar a prepará-las para os riscos de uma emergência climática.  Isso porque, de acordo com o projeto, os sistemas financeiros que regem a economia se concentram nos resultados a curto prazo. Essa lógica não reflete na dependência que ela têm da natureza, afetando a estabilidade social e ambiental. 

Nos últimos anos, investidores do mundo têm cada vez mais reconhecido a interdependência que os setores financeiros têm dos fatores sociais e ambientais. Para a A4S, a ação dos líderes de empresas e contadores podem impulsionar a mudança para que a sustentabilidade seja incorporada nas operações das organizações.

Saiba mais sobre os objetivos e ações da A4S

Relatório faz um alerta para profissionais na área da contabilidade

O alerta para o setor sobre a ação climática ocorreu depois que o Financial Reporting Council (FRC), órgão responsável pela regulamentação de auditores, contadores e pelo código de administração corporativa do Reino Unido, publicou um relatório sobre a forma como as empresas avaliam os riscos financeiros da crise climática nas suas análises financeiras anuais. 

Segundo o FRC, seus relatórios têm grande impacto no mundo corporativo e são essenciais para entender como as empresas têm se comportado frente às mudanças climáticas. Para a instituição, contadores e auditores têm a responsabilidade de relatar os impactos da mudança climática nos negócios. 

Em novembro de 2019, 11 mil cientistas de 153 países assinaram o relatório “Alerta dos Cientistas Mundiais sobre a Emergência Climática”. O relatório, publicado pe revista acadêmica Bioscience, apresenta as pesquisas mais recentes sobre o aquecimento global. Além disso, classifica a mudança climática como uma emergência global.