Na infância, é normal ouvir adultos e até outras crianças nos perguntarem sobre o que queremos fazer quando crescer. As respostas podem ser várias e podem mudar várias vezes, à medida que crescemos e descobrimos mais áreas de atuação profissional que nos chamam atenção.
E na passagem para a vida adulta, todos nós temos que tomar uma decisão. A afinidade e o interesse na área são alguns pontos a serem levados em consideração, bem como a oferta de empregos nesta área, a remuneração e o estilo de vida relacionados à ela. Mas não é só isso: em muitos casos, temos que lidar também com a autocobrança para fazer uma boa escolha e também a expectativa dos outros. Por isso mesmo, muitas dúvidas surgem – e é importante esclarecê-las antes de tomar uma decisão.
Uma das principais é a diferença entre carreira e profissão. Os dois termos são usados por muitas pessoas como sinônimos, mas não são. Saber a diferença entre eles é importantíssimo para conseguir planejar sua vida profissional. A seguir, te explicaremos o significado de carreira e de profissão.
Confira!
O que é profissão?
Para melhor explicarmos a diferença entre carreira e profissão, vamos começar definindo o último termo. Ao falarmos em profissão nos referimos a um tipo de atividade econômica que uma pessoa exerce. Alguns exemplos são: professor(a), médico(a), dentista, chef de cozinha, diretor(a) executivo, ator/atriz, musicista, gerente comercial, dentre outros… Ou seja, quando falamos em profissão, nos referimos ao cargo que uma pessoa ocupa numa instituição ou como autônoma.
E para atuar profissionalmente num segmento do mercado, é necessário ter conhecimentos e habilidades (técnicas e comportamentais) condizentes com as atividades que realiza. Essas competências são adquiridas através da formação acadêmica e/ou profissionalizante, experiências profissionais (inclusive estágios) e até mesmo com experiências de vida não-profissionais.
Por exemplo, para que um profissional se torne um gerente comercial é necessário ter uma formação superior em cursos na área de administração e gestão; além da experiência profissional como analista e coordenador na área em que atua. Capacidade de negociação, comunicação e gestão de equipes são habilidades essenciais para um gerente comercial.
Vale ressaltar que muitas profissões são regulamentadas e possuem um conselho que estabelece os códigos de conduta e fiscaliza a atuação dos profissionais. Outro órgão importante para uma profissão é o sindicato, a associação que defende os interesses e direitos profissionais daqueles que atuam em determinada profissão.
O que é carreira?
Esclarecer o que é profissão é importantíssimo para conseguirmos entender o que é a carreira. O motivo para isso é que ao falarmos sobre carreira de alguém fica quase impossível não mencionar nossa profissão (inclusive aquelas que já atuamos e sonhamos atuar). Pois a carreira não fala só sobre um ponto da vida profissional de uma pessoa, mas de toda a sua jornada. Isso inclui toda a formação acadêmica, experiência profissionais e competências adquiridas ao decorrer da sua vida profissional.
Sendo assim, podemos dizer que a carreira está ligada às escolhas profissionais de cada pessoa. Isso significa que duas pessoas que têm a mesma profissão podem não ter o mesmo tipo de carreira, pois as escolhas feitas por eles ao longo das suas vidas profissionais podem divergir uma da outra.
Ficou difícil de entender? Vamos explicar melhor!
Consideremos, por exemplo, duas pessoas que exercem a profissão de arquiteto. Ambas possuem graduação na área, registro no conselho profissional (neste caso, o CAU) e estão aptas a atuarem como arquitetas. Só que uma delas tem maior interesse em atuar em projetos de decoração de interiores e a outra, em projetos de urbanismo.
Ambas estão dentro do escopo da arquitetura, mas o dia a dia da profissão é totalmente diferente. Essas duas pessoas precisam do conhecimento e de habilidades técnicas comuns da profissão para realizarem seus projetos; mas eles também precisam ter competências específicas para adentrarem no mercado de trabalho e crescer na carreira escolhida. Além disso, a lógica do mercado de cada um desses setores da arquitetura também tem suas diferenças.
A carreira, portanto, é um estilo de vida profissional que cada pessoa tem. Ela está ligada diretamente aos rumos que essa pessoa toma em relação ao seu trabalho. Em muitos casos, não há um planejamento prévio nem gerenciamento da carreira – e isso pode levar a problemas e/ou insatisfação.
Mas é importante ressaltar que ninguém precisa ficar preso em uma carreira. A qualquer momento é possível fazer um desvio e até fazer uma transição de carreira para uma área totalmente diferente daquela que estava. E isso não invalida a carreira que se estava anteriormente, só cria mais um capítulo na jornada profissional da pessoa. Pois as habilidades que se adquiriu (não só a técnica mas também as comportamentais) não vão embora quando se faz uma transição de carreira: em muitos casos, elas podem ser aproveitadas e aprimoradas na nova carreira.
Então, o que escolher primeiro: carreira ou profissão?
Aqui, não existe uma regra exata. Pois há quem decida primeiro que quer trabalhar numa determinada profissão e só depois escolha qual caminho quer trilhar na sua vida profissional. Exemplificando, uma pessoa que deseja se tornar médica, mas ainda não sabe em qual especialidade deseja atuar – e faz isso durante a graduação.
Por outro lado, há também quem já tenha como certo sobre qual estilo de vida profissional deseja ter e só depois pensa quais são as opções de formação e profissão. Por exemplo: uma pessoa que deseja trabalhar com proteção ambiental, pode escolher entre construir sua carreira na gestão ambiental, na engenharia florestal, na agroecologia, na oceanografia, na biologia… dentre muitos outros.
Essas duas formas de escolha são válidas e podem resultar em vidas profissionais de sucesso. E tudo fica mais simples quando se sabe qual a diferença entre carreira e profissão.