Qual a importância do desenvolvimento pessoal? Confira aqui!

Desenvolvimento pessoal é um processo que demanda tempo, energia e dedicação. Pois o processo de desenvolvimento não acontece da noite para o dia. O investimento de tempo, no entanto, traz um retorno altamente benéfico e gratificante para quem o faz.

O objetivo desse processo é despertar o potencial de uma pessoa em uma ou mais áreas da sua vida, inclusive no trabalho. Quer saber mais sobre o que é e qual a importância do desenvolvimento pessoal? Então continue lendo este artigo!

Confira!

O que é desenvolvimento pessoal?

Todos nós já pensamos em algum momento da vida sobre uma falha ou um ponto fraco que temos e que poderia ser corrigido ou melhorado, não é? Esse geralmente é o estalo inicial de um processo que tem sido cada vez mais conhecido: o desenvolvimento pessoal.

Mas o que desenvolver, exatamente? Essa pergunta não é estranha a quem entra em contato com a ideia de desenvolvimento pessoal pela primeira vez e tem um bom motivo. Porque “desenvolvimento pessoal” é um termo que tem um significado bastante amplo. Afinal, existem várias áreas diferentes na nossa vida e em todas elas com certeza há algum ponto que não nos deixa totalmente satisfeitos. E, no fundo, estamos sempre tentando melhorar quem somos, então qual o sentido do desenvolvimento pessoal?

É que o desenvolvimento pessoal é definido como um processo consciente e intencional para potencializar competências a fim de realizar um objetivo. Com um propósito sempre em mente, fica mais fácil identificar quais habilidades precisamos desenvolver para conseguirmos alcançá-lo com mais rapidez e efetividade. E é por isso que o desenvolvimento pessoal pode nos ajudar a aproveitar todo o nosso potencial e tornar real nossos sonhos e aspirações, melhorando nossa qualidade de vida.

Qual a importância do desenvolvimento pessoal?

O desenvolvimento pessoal é importante porque permite que um indivíduo saia de sua zona de conforto e se desafie a crescer a cada dia. Em outras palavras, o deixa mais preparado para lidar com os desafios e as adversidades da vida.

Além disso, o aprimoramento pessoal também pode impactar positivamente a vida profissional de uma pessoa, permitindo que ela conheça suas limitações e potencialidades e, assim, evolua. Profissionais que se comprometem com o seu próprio desenvolvimento podem corrigir falhas em seu desempenho e adquirir novas habilidades que beneficiem sua carreira. Também se sentem mais estimulados a aprender novas habilidades e desenvolver um bom trabalho e crescer profissionalmente.

A seguir, reunimos mais motivos que provam a importância do desenvolvimento pessoal na vida profissional:

Permite que você reflita sobre suas competências

Todo indivíduo, ao fazer um processo de desenvolvimento profissional, é obrigado a refletir sobre seus pontos fortes como profissional. Com isso, é possível descobrir habilidades em que há um grau médio ou avançado de proficiência, mas não eram reconhecidas até então.

Sabemos que falar sobre si, suas qualidades e conquistas quase sempre é uma tarefa difícil, o que torna o terreno fértil para a síndrome do impostor. Então, para não restar dúvidas, recomendamos que você liste suas habilidades e classifique-as entre aquelas que:

  • você domina (consegue fazer de forma rápida e sem qualquer dificuldade);
  • tem facilidade em fazer; e
  • você não se sente confiante em fazer sem supervisão ou auxílio.

Melhore as competências que já tem

Como estamos falando em desenvolvimento, não dá para manter as coisas como elas estão. Uma vez que você consegue identificar as habilidades que tem e qual o nível delas, você pode começar a traçar um plano para melhorar aquelas que precisam.

Mas aqui é importante criar uma ordem de prioridade: prefira desenvolver primeiro as habilidades que mais farão diferença na sua jornada profissional e/ou pessoal.

Aumenta sua confiança

Passar por um processo de desenvolvimento pessoal te ajuda a ter mais consciência sobre suas competências, melhorá-las e, consequentemente, te ajuda a se sentir mais confiante.

Senso de direção

Todo o processo de desenvolvimento pessoal que passa por um diagnóstico, auto reflexão e produção de objetivos e metas também produz um senso de direção e mantém o foco e motivação em correr atrás dos seus sonhos. Assim, você poderá concentrar sua energia em mudanças positivas, em vez de se estressar com a direção que sua vida está tomando.

Reduz a rotatividade no trabalho

No campo profissional, o desenvolvimento pessoal não é importante só para os funcionários, mas também para os empregadores.

A empresa comprometida com o desenvolvimento pessoal de seus funcionários recebe em troca mais engajamento e comprometimento com um trabalho de qualidade. Nesse cenário, os funcionários são menos propensos a buscarem oportunidade em outros lugares, diminuindo a rotatividade nos diversos setores da empresa.

Por onde começar o meu desenvolvimento pessoal?

Ser a nossa melhor versão é o tipo de coisa que é mais fácil dizer do que fazer. No entanto, o desenvolvimento pessoal é uma ferramenta que oferece um caminho para tornar essa tarefa uma realidade.

Com certeza existem algumas áreas da sua vida que poderiam melhorar. Talvez, você esteja descontente com todas as áreas da sua vida. Se essa é a sua situação, nossa recomendação é que respire fundo e tenha calma. Pois mudar um único ponto da vida já é um desafio e tanto, quem dirá mudar tudo. Além disso, é importante sempre ter em mente que todas as áreas da nossa vida estão interligadas, por mais que tentamos separá-las. Uma mudança realizada em uma área tem grandes chances de impactar outra e provocar outra mudança.

E mudanças de comportamento e de rotina, por exemplo, geralmente demandam mais da nossa atenção e motivação. Se você tiver vários focos de mudança as chances de você não ter sucesso em algum deles ou em todos aumenta.

Nossa dica então é: comece definindo um único objetivo. Para isso, você terá que fazer uma reflexão e análise sobre a sua situação atual e como você quer estar no futuro. Se o seu desenvolvimento pessoal estiver focado no trabalho, por exemplo, comece listando suas habilidades e competências profissionais; bem como seus pontos fracos, as oportunidades que você já teve e o que te impede de chegar à posição que você quer.

Depois, comece a planejar o que você tem que fazer para chegar lá. A melhor maneira de fazer isso é definindo metas de curto e médio prazo. Assim, fica mais fácil manter a sua motivação e ter certeza de que está no caminho certo. Ao acompanhar o cumprimento dessas metas, você consegue monitorar o seu progresso e verificar se está no caminho certo ou têm que fazer alguns ajustes para conseguir alcançar seu objetivo.

E se o progresso não está indo como você imaginava, não hesite em reavaliar suas metas. Embora seja frustrante no início, lembre-se de que a vida é cheia de imprevistos e surpresas. O melhor que você pode fazer para enfrentá-los é se reorganizar e reajustar suas ações e seu cronograma. Ser intransigente nesse momento só irá atrapalhar o seu desenvolvimento pessoal. Prefira ser flexível.