Qual foi a sua maior conquista? como responder a essa pergunta na entrevista

Você está à procura de uma nova oportunidade de trabalho, e chega a oportunidade da tão almejada entrevista de emprego. E agora, como se preparar? Uma das formas de se destacar é se preparar para responder adequadamente às perguntas que podem surgir. E uma pergunta muito comum nesta fase do processo seletivo é: “qual foi sua maior conquista?”. Que tal conhecer algumas dicas para se destacar ao responder esta pergunta? Leia este artigo e esteja preparado!

Qual foi a sua maior conquista até hoje? O que fez para consegui-la?

É muito provável que você se depare com esta pergunta durante sua entrevista de emprego. Para se preparar, faça uma reflexão: qual é a sua maior conquista profissional até o momento? Pense sobre sua atuação profissional em cada emprego pelo qual passou e descreva sua maior conquista. Ela pode ser algo concreto, quantificável e apresentado em números, como por exemplo o aumento de vendas de determinado produto ou serviço em porcentagem.

Mas é possível também que a resposta sobre qual foi sua maior realização seja algo menos palpável, mais subjetivo e qualitativo, como a melhora no desempenho de uma equipe ou resolução de um conflito após aplicar alguma estratégia. Outra possibilidade é relatar uma situação em que você ajudou um colega de trabalho a superar um desafio, ou que treinou um profissional em seu departamento.

Pense em toda sua trajetória profissional calmamente e tente recordar-se de situações enfrentadas. Às vezes, algo que pareceu pequeno para você pode ter relevância para responder a esta pergunta. Pense em qual foi sua atitude e quais passos tomou para chegar ao resultado alcançado.

Qual foi sua maior conquista no trabalho?

Outra possibilidade ao ser perguntado sobre qual sua maior realização profissional é apontar um reconhecimento dentro da empresa, como uma promoção. Se esta foi sua conquista, ou até mesmo se você se destacou por determinada atuação e foi valorizado por isso, não deixe esta informação passar em branco. Não se preocupe em ser modesto, afinal o recrutador quer ouvir sua resposta sincera e conhecer seu potencial.

Qual foi o maior projeto que você já fez na vida e por quê?

Caso você ainda não tenha nenhuma experiência de emprego, não se preocupe. É claro que, em uma entrevista, a preferência é por destacar suas habilidades profissionais. Mas quando não há experiência prévia, é possível pensar em realizações pessoais e descrevê-las.

Às vezes, tomamos atitudes bem-sucedidas ao gerenciar nossa vida pessoal que podem ser um ótimo indicativo das qualidades a serem aplicadas em um determinado cargo. Ser o primeiro da família a conquistar um diploma universitário, conseguir uma bolsa de estudos, conquistar o sonho da casa própria ou se destacar na execução de um projeto na faculdade são alguns exemplos.

Como relatar sua conquista

Agora, falaremos um pouco sobre como contar sua conquista. Ao responder à pergunta, procure contar uma história. Isto envolve o ouvinte e o contextualiza. Por exemplo, ao invés de simplesmente dizer: “eu fui premiado em uma campanha quando trabalhei na empresa X”, você pode dizer:

“A empresa multinacional X, no ano de 2015, tinha uma campanha para premiar com uma viagem o vendedor que conseguisse bater a meta de vendas de determinado produto ainda com pouca visibilidade no Brasil. Eu recebi a meta do meu líder e tomei as seguintes medidas para atingir o resultado: pedi uma pesquisa de mercado ao marketing, tanto do produto quanto da concorrência. Iniciei uma campanha de divulgação eletrônica e realizei contato ativo. Com isso, bati a meta e ganhei a premiação.”

Desta forma, você faz um relato de forma breve, mas com mais elementos para que o recrutador seja envolvido e conheça com mais nuances como foi sua atuação e em qual contexto.

Maior conquista da vida – entrevista

Aqui, você recebeu algumas dicas de com se preparar para responder sobre qual foi sua maior conquista em uma entrevista de emprego.

Se este conteúdo foi útil para você, compartilhe-o nas redes sociais e ajude seus amigos. Para mais dicas sobre a vida profissional e carreira, continue em nossa página. Você encontrará outros artigos que serão muito úteis para você. Acompanhe-nos diariamente para novidades. Até a próxima e sucesso!

veja também:
Primeira entrevista de emprego: o que fazer e como se sair bem