5 qualidades para ser uma pessoa bem sucedida no trabalho

Nos dias de hoje, o mercado de trabalho tem se tornado cada vez mais competitivo. Com isso, apenas ter um diploma não é mais garantia de ter sucesso no trabalho.

Os contratantes têm buscado um elemento a mais nos candidatos. Para garantir sua contratação ou sua permanência no trabalho, é preciso apresentar algumas qualidades especiais.

Nesse artigo você conhecerá 5 qualidades para ser uma pessoa de sucesso no trabalho. Continue a leitura e se inspire para fazer parte dessa parcela de pessoas!

O que é o sucesso?

A primeira coisa que é preciso entender, é que não existe uma só definição para o sucesso. O sucesso de cada pessoa é individual.

Isso porque o sucesso não é um lugar e sim uma posição.

O que isso quer dizer? O sucesso para algumas pessoas pode ser chegar até a gerência ou diretoria de uma grande empresa. Mas, para outras, o sucesso é ser dono do seu próprio negócio.

Dessa forma, não devemos generalizar o significado do sucesso, pois ele é diferente para cada um.

No entanto, ter sucesso no trabalho, de forma geral, representa alcançar os seus objetivos pessoais dentro de sua atuação.

Uma pessoa de sucesso no trabalho, não só alcança, mas supera os resultados esperados.

Além disso, é alguém que ajuda no crescimento da empresa em que estiver atuando, e das pessoas ao seu redor.

Por isso, as qualidades de uma pessoa de sucesso no trabalho são inúmeras. Mas podemos listar as principais que são determinantes para essa questão.

Confira a seguir!

1. Autoconhecimento

Autoconhecimento

A primeira qualidade de uma pessoa de sucesso no trabalho, é o autoconhecimento.

O autoconhecimento é a característica que permite a nossa evolução. Afinal, através dele, conhecemos nossos limites e no que precisamos trabalhar.

Quando nós nos autoconhecemos, sabemos quais são os nossos talentos e nossas habilidades. Sendo assim, podemos contribuir e nos dedicar no trabalho nas coisas que nos saímos melhores.

Ao conhecer no que você é bom, pode comunicar isso em seu trabalho, garantindo resultados na área em questão.

Além disso, se você for solicitado para algo que sabe que não tem facilidade, saberá como reagir. Dessa forma, você saberá que precisará se empenhar mais ou buscar algum tipo de conhecimento específico.

Com isso, é possível trabalhar as áreas em que você não tem tanta facilidade. Para através desse autoconhecimento, buscar melhorias que agregarão ao seu trabalho e a sua vida.

O autoconhecimento também ajuda a saber sobre os seus limites. Desse modo, é possível melhorar o convívio social e o empenho à novos desafios.

Essa qualidade também é essencial para ser um solucionador de problemas e ter iniciativas que te destacarão no trabalho. Mas sempre conhecendo até onde você será útil e poderá realmente assumir a responsabilidade.

2. Foco

A segunda qualidade de uma pessoa de sucesso no trabalho, é o foco.

Seja para cumprir prazos, metas ou tarefas, ou seja para ter visão de onde quer chegar. O foco é essencial para uma pessoa que deseja alcançar seus objetivos.

Em conjunto com o autoconhecimento, o foco vai capacitar uma pessoa para canalizar seus esforços e energia para um ponto específico. Com isso, tudo aquilo em que você tiver habilidades, será potencializado.

veja também:
Leis trabalhistas: os principais direitos da CLT e mudanças da reforma

Isso porque conhecendo seus talentos e focando neles, você não perderá tempo e esforços com aquilo que não é o seu forte. Evitando assim, frustrações pessoais e profissionais.

Se o sucesso para você é alcançar um novo cargo em seu trabalho, o foco será determinante para isso. Dessa forma, independente das questões que aparecerem em seu caminho, você não desistirá.

O foco também ajuda a não mudar de caminho toda hora e acabar chegando a lugar nenhum. Afinal, você só chega onde consegue se visualizar.

Se você tem um objetivo hoje, mas amanhã já tem outro diferente, fica difícil alcançar qualquer um dos dois. Uma pessoa de sucesso no trabalho usa o foco para alcançar uma meta por vez.

Com isso, você não se embaraçará tentando conquistar tudo de uma vez e se sobrecarregando.

Comece devagar, mas com foco. Isso te levará longe.

3. Resiliência

Resiliência

A resiliência é uma das qualidades mais importantes para qualquer pessoa, principalmente para as pessoas de sucesso.

A resiliência consiste em suportar todas as adversidades e permanecer firme, crescendo com elas.

Um exemplo claro sobre resiliência, está nas palmeiras. A palmeira é uma árvore grande, que quando é submetida à uma tempestade forte, se curva até o chão.

Com isso, ao reconhecer a dificuldade e o esforço necessário para enfrentar a tempestade, suas raízes se fortalecem. Após a tempestade, as palmeiras voltam ao seu estado inicial.

Essa é uma grande lição para nós, e uma qualidade forte de pessoas de sucesso.

Desse modo, aprendemos que, por mais difícil que seja a tempestade, podendo até nos curvar, uma hora ela passa. E precisamos resistir a isso para que, quando ela passar, voltemos ainda mais fortes que antes.

Por mais dedicação e empenho que oferecemos no trabalho, estamos sujeitos a enfrentar adversidades. Seja algum problema com o desempenho, prazos não cumpridos ou muita pressão.

A solução é enfrentar as adversidades com um olhar otimista. Quando estiver passando por problemas, não focar no problema em si e sim no que esse problema pode acrescentar.

Muitos problemas não chegam com o objetivo de nos derrubar, mas sim para nos fortalecer. Ao aprender com uma dificuldade, conseguimos agir diferente nas próximas que vierem.

Um problema no trabalho, pode até mesmo servir como experiência para que possamos ajudar outras pessoas futuramente.

Precisamos estar dispostos e enfrentar os problemas e aprender com eles.

Afinal, é isso que as pessoas de sucesso no trabalho fazem.

4. Inteligência emocional

Inteligência emocional

Outra qualidade muito importante para qualquer área de nossa vida, é a inteligência emocional.

No trabalho, estamos sujeitos ao convívio com pessoas diferentes de nós, a situações difíceis e muita pressão por resultados. Com isso, nossa inteligência emocional se torna determinante para alcançar o sucesso.

Saber como agir diante de situações que não esperamos, ou com pessoas difíceis, é muito importante para o nosso desenvolvimento. Dessa forma, precisamos unir todas as qualidades citadas anteriormente.

veja também:
Motivação no trabalho: dicas para se manter sempre motivado

Todos nós somos cheios de emoções e sentimentos, e precisamos nos empenhar para conhecê-los e dominá-los.

Isso não é uma tarefa fácil, mas envolve o processo de evolução de cada um de nós. Os nossos sentimentos não podem sempre determinar nossas ações.

No trabalho, é preciso manter a paciência e a calma, pois se o objetivo é crescer, isso precisa ser enfrentado com lucidez. Não é fácil lidar com pressão e nem com outras pessoas, mas é preciso.

Por isso, é importante saber canalizar os sentimentos. Evitando agir ou falar em momentos em que as emoções estiverem a flor da pele.

Desse modo, trabalhar a inteligência emocional é um grande passo para ser uma pessoa de sucesso no trabalho.

5. Paixão pelo que faz

Paixão pelo que faz

Como citamos no começo do artigo, o significado de sucesso pode ser diferente de pessoa para pessoa. Mas uma coisa é certa, só tem sucesso aquele que é feliz com o que faz.

Independe da sua definição de sucesso, você precisa buscar aquilo que ama fazer.

O seu trabalho geralmente ocupará a maior parte do seu tempo e de suas energias. Por isso, pense bem se o que você quer conquistar será algo que você terá paixão em fazer.

Pois gastar os seus dias por algo que não te faz feliz, não é ter sucesso. Mesmo que você tenha os mais altos salários, não vale a pena se não te fizer feliz.

Além disso, tudo aquilo em que você dedicar sua paixão, te trará bons retornos, pois você fará de forma diferenciada.

Uma pessoa de sucesso no trabalho é aquela que faz porque ama, e sente que vale a pena investir seus esforços naquilo. Com isso, ela consegue sempre ir em busca do que deseja, e alcança seus objetivos.

Muitas pessoas querem conquistar grandes objetivos no trabalho, mas qualquer mínimo esforço ou investimento se torna pesado. Com isso, a primeira barreira que aparece já é motivo o suficiente para fazer com que a pessoa desista.

Isso acontece porque falta paixão por esse objetivo. Quando amamos aquilo que fazemos, não medimos esforços para avançar, crescer e alcançar o sucesso desejado.

Essas são algumas qualidades de uma pessoa de sucesso no trabalho. No entanto, são qualidades que podemos levar para ter sucesso em qualquer área de nossa vida.

E se você gostou do artigo, compartilhe-o com seus amigos em suas redes sociais!