Qualidades para entrevista de emprego: saiba o que dizer

Ao se preparar para uma seleção, é necessário identificar vários pontos para que ela ocorra da forma que você planejou. Pesquisar sobre a empresa e a vaga, trabalhar os seus defeitos e saber justificar as suas qualidades para entrevista de emprego.

Muitas pessoas se sentem inseguras em falar sobre os seus defeitos e treinam bastante para não passar vergonha, mas não encontram dificuldades para enumerar as suas qualidades e acabam falando mais do que deviam.

Isso ocorre porque muitos não se preocupam em correlacionar as suas qualidades com os requisitos exigidos pela vaga. Nesse artigo falamos justamente sobre essa situação e mostramos como você pode trabalhar as suas qualidades para conquistar a vaga que você tanto está buscando.

Identifique as suas qualidades profissionais

Você já parou, em algum momento da sua vida, para se perguntar quais são as suas maiores qualidades? Se a resposta for não, você está deixando de desenvolver a sua inteligência emocional que está relacionada ao autoconhecimento. Se a resposta for sim, provavelmente você fez em uma preparação para entrevista de emprego.

Falar sobre as suas qualidades parece ser confortável, mais do que entregar os seus defeitos, mas é aí que muitas pessoas se atropelam. Enumeram várias qualidades, mas esquecem de entender em que momento da sua vida, aquela habilidade realmente fez a diferença.

Se permita fazer um exercício diário, reflita o que você fez de bom e quais as características que podem ser consideradas qualidades e descubra quais são aquelas mais importantes para aplicar na sua vida profissional.

Se você tiver alguma dificuldade para identificá-las, procure lembrar o que as pessoas falavam sobre você no tempo de faculdade, em festas familiares, nas rodas de amigos. Caso se mostre disposto, peça um feedback das pessoas mais próximas e perceba como elas enxergam você.

Selecione as qualidades profissionais mais adequadas ao cargo pretendido

Trabalhe a sua inteligência nesse momento. Portanto, selecione aquelas qualidades profissionais que estão dentro dos requisitos exigidos para a vaga. Para isso, analise os pré-requisitos da vaga e veja se consegue encaixar uma qualidade sua em cada um deles.

Nesse momento entenda como essa habilidade poderá contribuir para o desenvolvimento do seu trabalho. Não basta apenas citar a qualidade, mas justificar porque ela é importante para aquele determinado cargo.

Na hora da entrevista, resuma seus pontos fortes em poucos, mas poderosos itens que confirmem o que você tem de melhor para assumir aquela função. Evite os clichês para não ser mal interpretado.

veja também:
20 habilidades profissionais que as empresas mais valorizam

Entenda quais as qualidades podem ser mencionadas em uma entrevista

Não saia falando sobre as suas qualidades sem saber se elas são interessantes para o momento da entrevista. Existem algumas qualidades que é melhor não expôr porque não farão diferença para a vaga. Confira aquelas que você pode e deve mencionar na entrevista de emprego.

1. Atitude positiva

As empresas procuram profissionais positivos e que venham a agregar para o negócio. Portanto, evite reclamar dos seus antigos empregos. Seja otimista e demonstre positividade!

2. Facilidade de comunicação

Ao informar que tem facilidade de se comunicar, você precisa demonstrar isso em sua entrevista. Então, se expresse de forma clara e objetiva e fique atento enquanto você fala.

3. Habilidade com ferramentas digitais

Na era da tecnologia é necessário dominar as ferramentas digitais. Fale de suas habilidades na internet como envio e recebimento de e-mail, uso de editores de textos e planilhas, criações de reuniões e apresentações e o bom uso de ferramentas no celular que ajudam na sua rotina diária.

4. Pontualidade

Esse é outro atributo que você precisa mostrar na prática. Se falar que é pontual, você precisa ser capaz de cumpri-lo. Comece chegando bem cedo no dia da entrevista e fale como isso faz toda a diferença no desenvolvimento diário do seu trabalho.

5. Flexibilidade e adaptação

Se você tem facilidade em trabalhar as adversidades do dia a dia, se adapta a qualquer ambiente de trabalho e não impõe dificuldades com as mudanças, fale ao entrevistador que você tem flexibilidade e é adaptável.

6. Postura de líder

Uma das maiores dificuldades das empresas é encontrar pessoas com perfis de liderança. Se você nunca foi gestor de equipe, mas se já foi chefe de turma na faculdade, é a pessoa que sempre está a frente para resolver os problemas familiares ou mesmo aquele que tem o poder de reunir os amigos, pode considerar que você tem o perfil de líder. Portanto, abuse dessa habilidade.

7. Espírito de equipe

Caso tenha facilidade de trabalhar em equipe, explore essa característica. Fale do seu relacionamento com seus pares ou com seus colegas de trabalho. Dê exemplo de tarefas realizadas em parceria e que foram sucessos em seu trabalho.

veja também:
6 vídeos motivacionais para despertar o melhor de sua equipe

8. Proatividade

Ter soluções para resolver problemas, mesmo aqueles que nem fazem parte do seu dia a dia, é mostrar o quanto você é proativo. Essa habilidade chama a atenção dos recrutadores que almejam contratar profissionais que não esperam as coisas acontecerem, mas que fazem acontecer!

9. Criatividade

Profissionais criativos são sempre bem-vindos dentro de uma empresa, principalmente aquelas que estão em busca de inovação. Se você tem essa qualidade, mostre sua visão original para a empresa e como você poderá usá-la no seu dia a dia.

10. Organização

Arquivo / organização no escritório

Colaborador organizado é sinônimo de produtividade. Quem consegue produzir no meio de uma bagunça? As pessoas organizadas trabalham com gestão do tempo e sempre procuram ferramentas que possam ajudar a facilitar o seu dia a dia. Mosque como você organiza a sua vida pessoal, financeira e como essa habilidade contribui para a melhoria no seu ambiente de trabalho.

Saiba se vender

Foto: Freepik

A entrevista de emprego geralmente é o seu primeiro contato direto com a empresa. Portanto, é o melhor momento para mostrar que você é a pessoa perfeita para aquela vaga. Com isso, trabalhe para causar uma grande impressão.

  • Escolha a roupa mais adequada, preocupe-se com os cabelos e maquiagem e cuide da sua imagem;
  • Pesquise tudo sobre a empresa e a vaga e descubra como as suas qualidades poderão contribuir para o trabalho;
  • Deixe o entrevistador sentir que você é a pessoa que eles precisam. Por isso, identifique os problemas pelos quais a empresa está passando e ofereça soluções;
  • Demonstre a sua vontade de aprender, mas também mostre seu valor com o que pode agregar para ajudar a empresa a crescer.

Você também pode ver quais são os exemplos de defeitos para entrevista de emprego e como lidar com eles.

Achou que era fácil falar das suas qualidades? Pois bem! Saiba que não é tarefa difícil, mas exige muita inteligência de sua parte em saber usá-las a seu favor. Aproveite as nossas dicas e faça a diferença!