Empresas mantêm processos seletivos abertos, mas de forma virtual

Mesmo com o avanço do Coronavírus no país, muitas empresas que estavam com vagas de trabalho abertas optaram por manter os prazos de candidatura e os seus processos seletivos. Setores específicos se viram na necessidade de aumentar o número de vagas para lidar com a demanda. Este é o caso de indústrias farmacêuticas, alimentícia e de tecnologia, por exemplo. Assim, vagas novas de trabalho têm sido abertas e anunciadas todos os dias. 

Tecnologia como aliada dos processos de recrutamento

Com a impossibilidade dos encontros presenciais, os setores de Recursos Humanos e empresas de recrutamento estão se adaptando para as novas formas de realizarem seus trabalhos. A tecnologia, neste caso, tem sido uma aliada para dar continuidade às contratações. 

As entrevistas via videoconferência já vinham se tornando populares nos últimos anos, especialmente nas primeiras etapas de processos seletivos para vagas de trabalho. Neste momento de isolamento social, as entrevistas remotas deixaram de ser somente uma etapa de seleção: muitas empresas adaptaram seus processos seletivos para serem 100% virtuais. 

Essa necessidade de adaptação e aceleração de alguns processos colocou também em perspectiva os métodos de recrutamento. E essas mudanças podem até mesmo impactar na forma como estes processos serão conduzidos no futuro. Etapas mais longas no recrutamento têm sido reduzidas e analistas da área tem reavaliado se alguns tipos de dinâmicas são essenciais para a avaliação dos candidatos. O uso de avaliações e outros testes de habilidades totalmente online tem sido outra forma de contornar a situação para identificar os candidatos que melhor se encaixem no perfil da vaga.

Além dos softwares de videoconferência, outros tipos de ferramentas online têm sido grande aliadas para a condução das entrevistas. Em cargos que necessitam de demonstração de habilidades técnicas, essas ferramentas têm se mostrado efetivas para etapas que eram necessariamente presenciais anteriormente.

Prepare-se para as entrevistas online

Mesmo online, os processos seletivos podem deixar muitas pessoas ansiosas. Se por um lado as entrevistas remotas eliminam o estresse do deslocamento, ela traz outra lista de preocupações que deve ser levada em conta. 

Antes do horário marcado, teste a sua conexão com a internet e a ferramenta de videoconferência que for ser utilizada pelos recrutadores. Além disso, é recomendável escolher um local tranquilo e silencioso da sua casa, semelhante a um ambiente profissional. Utilize fones de ouvido para uma melhor compreensão do áudio e, quando a entrevista for começar, desligue ou silencie seus aparelhos eletrônicos. Alarmes ou notificações de mensagem podem tirar sua concentração e atrapalhar o andamento da entrevista.