Referência de revista no TCC: saiba como escrevê-la

Na hora de selecionar as fontes de pesquisa para o seu Trabalho de Conclusão de Curso, não são só os livros que contam. Na verdade, são nas revistas científicas que podemos encontrar publicações científicas mais atuais e ficar a par do que está sendo discutido e pesquisado sobre o assunto. Dessa forma, podemos elaborar uma pesquisa não só pertinente mas com maior relevância para a construção de conhecimento científico no momento.  

Além disso, outro ponto importante é a acessibilidade destas publicações. A maioria das revistas, especialmente aquelas vinculadas à universidades e a institutos de pesquisa ou agências de fomento estão disponíveis para o público na sua forma digital. Ao passo que possibilita o acesso à conteúdos não só de outras cidades ou estados, mas até mesmo de outros países em um curto espaço de tempo 

Mas quando falamos sobre revistas como fontes de estudos, não estamos nos referindo somente às revistas científicas e os seus artigos. Revistas jornalísticas, esportivas, de entretenimento, bem como outros nichos específicos também podem ser usadas como fontes (e até mesmo objeto de pesquisa) em trabalhos acadêmicos. 

O uso destes documentos como fonte de pesquisa, no entanto, necessita de alguns cuidados. A forma como se escreve as referências destes materiais, por exemplo, possui algumas diferenças quando comparadas à livros e outras publicações. 

Em suma, revistas, assim como jornais, fascículos e coleções numeradas, entram na categoria de publicações periódicas nas normas de referência da NBR 6023 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Assim, é possível se referir tanto a um artigo ou matéria publicada, a um volume completo da revista ou até mesmo diversos volumes publicados durante um determinado período.  

Neste artigo, te mostramos como encontrar referenciar corretamente revistas no seu TCC de acordo com a ABNT. Confira!

Onde encontrar artigos de revistas científicas?

Como já mencionamos anteriormente, é nas revistas que temos acesso à produção científica atualizada em todas as áreas do conhecimento. Felizmente, a maior parte delas são acessíveis em sua forma digital gratuitamente. Os artigos e as revistas como um todo ficam hospedados nos sites oficiais dos periódicos, das instituições de ensino a quem são vinculadas.

De maneira idêntica, sites e plataformas de pesquisa acadêmica, como é o caso da Scielo e do Google acadêmico também disponibilizam acesso à artigos de revistas e outros periódicos para o público.

Abaixo, separamos os postais de periódicos das principais universidades brasileiras, confira:

UEPA – UFBAUFFUFAMUFMAUFMGUFPRUFRGSUFRJUFSCUFSCarUNBUNESPUNICAMPUNIFESPUSP

Assim como as universidades, órgãos de fomento à pesquisa também possuem os seus periódicos, como é o caso da Capes e da Fapesp.

Mas e para acessar artigos publicados em outros países? Para isso, use a mesma estratégia que descrevemos acima, buscando revistas vinculadas à instituições de ensino e a órgãos de fomento à pesquisa da sua área. Todavia, existem também plataformas que reúnem publicações científicas. Como, por exemplo, o Educational Resources Information Center, mais conhecido pela sigla ERIC, desenvolvida pelo Departamento de Educação dos Estados Unidos.

Como referenciar um artigo de revista?

Se encaixam neste tipo de referência qualquer parte de uma publicação periódica como por exemplo, reportagem, entrevista, editorial, comunicação, artigo, resenha, entre outros. A referência segue o seguinte modelo:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título e subtítulo do artigo (se houver). Título do periódico, Local de publicação: numeração do ano ou volume, número ou edição, número da página inicial – número da página final, data ou período de publicação. 

Além disso, se necessário, incluir outras informações que auxiliem na identificação do documento, com ISSN ou DOI. E, para publicações online, inserir o endereço eletrônico e a data de acesso do material. 

Por exemplo:

FACCHINELLO, Bruna. Sétima arte, um patrimônio cultural. Revista Orson: Cursos de Cinema e Animação Cearte UFPEL. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, Nº8 ano 2015, p.193-204, 2015. Disponível em: http://orson.ufpel.edu.br/content/08/artigos/o_processo/08_bruna.pdf.  Acesso em: 20/05/2021.

FANTE, K. P.; SANT’ANNA NETO, J. L. Mudanças nos Padrões da Temperatura do Estado de São Paulo/Brasil nos Últimos 50 Anos. Revista do Departamento de Geografia. São Paulo: Universidade de São Paulo, V. 33, p. 12-23, 2017. DOI: 10.11606/rdg.v33i0.125767. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rdg/article/view/125767. Acesso em: 20 maio. 2021.

TEICH, D. H. A solução veio dos emergentes. Revista Exame. São Paulo: ano 43, n. 9, ed. 943, p. 66-67, 20 maio 2009.

Como referenciar uma edição completa da revista?

Mas e quando precisamos referenciar não só uma parte, mas o volume completo daquela revista? Isso é muito comum, por exemplo, quando a própria revista é objeto de estudos do TCC. Ou quando se trata de uma edição que realiza um dossiê sobre determinado assunto.  

Portanto, a referência segue o seguinte modelo:

Título da edição (se houver). TÍTULO DA REVISTA: subtítulo (se houver). Local de publicação: editora, numeração de ano ou volume, numeração do fascículo, período de publicação. 

Ademais. o ISSN da revista e outras informações que ajudem a identificar o documento são considerados elementos complementares. Ah, e para publicações online, não se esqueça do endereço eletrônico e data de acesso!

Por exemplo:

Futuro do entendimento de fronteira e da relação entre os povos. CADERNOS FUTURO: Artigos das prospecções científicas e humanistas do Instituto Futuro. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, V.1, Nº1, 2020. ISSN 2763-5260. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/cadernosfuturo/issue/viewIssue/3094/378. Acesso em: 20 maio 2021.

América Latina – estudos comparados, histórias conectadas. HISTÓRIA REVISTA. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, V.22, Nº3, set./dez., 2017. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/historia/issue/view/HR%2C%20v.%2022%2C%20n.%2003%2C%202017. Acesso em 20 maio 2021.

Pesquisa Nacional de Saúde e outras pesquisas populacionais. CIÊNCIA & SAÚDE COLETIVA: Revista da Associação Brasileira de Saúde Coletiva. Rio de Janeiro: Vol.26, Nº4, abril 2021. INSS 1678-4561. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=1413-812320210004&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 20 maio 2021.

Como referenciar uma coleção de revistas?

Existem diversos trabalhos acadêmicos cujo objeto de pesquisa são as próprias revistas. Estudantes do curso de comunicação e ciências sociais, por exemplo, se debruçam sobre os diferentes aspectos de uma publicação. Sejam seus aspectos gráficos, históricos ou até mesmo de que forma os acadêmicos ou repórteres e editores escolhem falar sobre determinados assuntos em um ou mais artigos publicados. Nesse sentido, é comum que a análise de uma edição ou volume seja insuficiente para a pesquisa. Para isso, muitos pesquisadores escolhem um certo número de edições da revista. 

Mas, quando isso ocorre, a forma com que se escreve a referência dessa revista muda. Assim, ela segue o modelo:

TÍTULO: subtítulo (se houver). Local de publicação: editora, numeração do ano ou volume, numeração do fascículo, informações de períodos de publicação. 

Como nos outros casos, informações que ajudem a melhor identificar a revista são consideradas complementares, mas recomendamos a sua inclusão sempre que possível.

Por exemplo:

REVISTA VEJA. São Paulo: Editora Abril, ano 46, 2013, edições 2302 – 2353.

REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA. Rio de Janeiro: IBGE, 1985-1990 . ISSN 0034-723X.

Para tornar esta tarefa mais rápida…

Uma das maiores dificuldades que os estudantes encontram na escrita dos seus TCCs é a elaboração das suas referências. Embora seja muito importante saber como identificar o tipo de referência e escrevê-la de acordo com a norma, existem ferramentas online que facilitam esse trabalho. 

Uma delas é a Mecanismo Online para Referências, mais conhecida pela sua sigla MORE. Disponibilizada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a ferramenta é programada para gerar referências de acordo com a NBR 6023 da ABNT a partir dos dados inseridos pelo estudante. 

Como gerar referência de um artigo de revista

No menu para referências ABNT, selecione a opção “Artigo de Periódico” e, em seguida “Artigos de Revista”. Na página seguinte, insira todas as informações requeridas. Em artigos acadêmicos, é possível localizar o DOI (Digital Object Indentifier) do documento e inseri-lo na ferramenta e ela irá auto completar os outros campos.  Então, é só clicar em “Gerar referências e citações”. 

Como gerar referência de uma edição completa de revista 

No menu para referências ABNT, selecione a opção “Periódico como Todo” e, em seguida, “Revistas”. Na página seguinte, insira todas as informações requeridas e, por fim, clique em “Gerar referências e citações”. 

Enfim, esperamos que esse artigo tenha tirado suas dúvidas sobre a citação e na escrita das referências de revistas em TCCs. Continue acompanhando nossos conteúdos para mais dicas de como elaborar trabalhos acadêmicos!