Referência de site: veja como fazer no seu trabalho

Se você está fazendo um trabalho acadêmico, provavelmente já deve ter se deparado com as famosas referências bibliográficas e referências de site. É muito comum que os estudantes fiquem um tanto perdidos quando finalmente chegam nesta parte do trabalho: o que fazer? O site Tua Carreira está aqui para facilitar este caminho. Continue acompanhando o conteúdo para saber mais!

O que são referências bibliográficas e ABNT?

Para sabermos um pouco mais sobre referências bibliográficas e referência de site, precisamos primeiro aprender mais sobre o que são referências bibliográficas e as normas da ABNT.

Referência bibliográfica: as referências bibliográficas são parte importante dos trabalhos acadêmicos, principalmente porque é com elas que o estudante detalha a fonte de onde tirou todo o embasamento encontrado em seu trabalho. Como por exemplo, caso o autor tenha tirado citações de um livro, ele precisará colocar nas referências qual livro é este, quem é o autor, quando foi publicado, que editora publicou e o ano em que foi lançado.

Todos estes dados são importantes porque os avaliadores precisarão saber de onde foi tirado todo o conteúdo no qual o trabalho foi embasado, assim como saber quais autores fundamentaram o trabalho para torná-lo fidedigno. Por isso, não apenas a referência bibliográfica é tão importante, mas também os autores que escolhemos para fundamentar nosso trabalho.

Normas da ABNT: entenda mais

As normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) são um aglomerado de regras instituídas por um órgão competente, para criar uma normalização ou padronização dos trabalhos acadêmicos. O intuito de tal padronização é criar algo que seja igual para todos os estudantes, para que não haja diferenciação na estrutura do trabalho, assim, colocando os avaliadores direcionados apenas em avaliar o conteúdo.

A grande maioria das instituições de ensino utilizam as normas da ABNT para padronizar os seus trabalhos acadêmicos. Por isso, é interessante saber quais são as normas e como utilizá-las na prática.

Como fazer referência de site de acordo com a ABNT? Dá para facilitar?

Agora, para ajudar aqueles que estão confusos quanto a construção de referência de site de acordo com a ABNT, explicaremos como fazê-las e, também, para facilitar um pouco mais, será disponibilizado no final do artigo alguns sites que podem construir tais referências com apenas alguns dados e cliques. Continue acompanhando para saber tudo!

Construindo referências de site de acordo com a ABNT!

Acima foi mostrado o que são referências bibliográficas e o que são as tais normas da ABNT. Agora, detalharemos como construir referências de site de acordo com essas normas. Para isso, é preciso saber que existem três tipos de referências usadas nos trabalhos acadêmicos, todas elas relacionadas com sites. São:

  • Referências na ABNT que foram retiradas de artigo ou matérias de jornais virtuais;
  • Referências na ABNT de jornais que tenham sido disponibilizados na internet, seja artigo ou matéria;
  • Referências na ABNT de “homepage”, que é a página inicial de um site, não necessariamente jornalístico.
veja também:
TCC: o que é o trabalho de conclusão de curso e para que serve?

Para que seja construída a referência bibliográfica de um site, o estudante precisa anotar alguns dados importantes do site, notícias ou jornais online, escolhidos para o embasamento. Tais dados são:

  • O nome do autor ou da organização responsável pelo site;
  • Título da página de onde foi retirada a matéria ou nome da matéria;
  • Local da informação publicada (apenas se ela foi informada no conteúdo);
  • Dia, mês e o ano que foi ao ar a matéria;
  • Endereço do site (URL), que deve ser colocado entre “< >” depois de “Disponível em:”;
  • Anote a data em que foi pesquisada a matéria ou que foi acessada, e coloque depois de “Acesso em:”.

É importante informar que nos dados que indicam a data de acesso e publicação, o formato utilizado para transcreve-los são: dia em numeral, mês de forma escrita (apenas as três primeiras letras do mês, exemplo: fev, jan, mar (o mês de maio é o único que deve ser transcrito por extenso, sem abreviação) e ano em numeral não abreviado (exemplo: 2019).

Dica para caso não seja possível encontrar a data de publicação

Em alguns casos, não é possível encontrar a data completa de publicação. Nestes casos deve-se usar a data de copyright (ano publicado) no formato “c2019”, por exemplo, onde o “c” é uma abreviação para copyright. Mas, em alguns casos nem mesmo a data de copyright será disponibilizada. Neste caso usa-se a sigla [s.d.], que faz referência a “sem data”. Lembre-se de que as pontuações devem ser colocadas como informado.

Acompanhe exemplos de referência bibliográfica para entender a estrutura

Abaixo colocaremos alguns exemplos de como devem ser montadas as referências bibliográficas. As referências de site de jornais são encontras em dois formados que são:

  • Formato com nome do autor;
  • Formato sem nome do autor.

Veja exemplos de como são feitos:

Aprenda a fazer referência na ABNT de artigos ou matérias retiradas de sites

Como na referência anterior, as referências de artigos ou matérias de sites são encontras em dois formatos: o formato que contém o nome do autor e o que não contém.

Acompanhe os exemplos de como são feitos:

Como fazer referência de site homepage na ABNT

Existe também a referência de site homepage no formato ABNT. Para saber mais como fazê-lo acompanhe o exemplo abaixo:

Quer mais praticidade? Confira sites para a construção de referências bibliográficas gratuitos

Caso continue encontrando dificuldades para construir suas referências bibliográficas, existem sites que foram desenvolvidos justamente para esses casos. Estes são os sites que vamos disponibilizar para que você conheça e utilize quando precisar de um help:

  • MORE;
  • Referência bibliográfica.net;
  • Menthor

1. MORE

O site MORE que é a sigla para “Mecanismo Online para Referências”, foi desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com o intuito de ajudar os acadêmicos com mais praticidade na hora de criar uma referência bibliográfica. O site disponibiliza uma grande variedade de tipos de referência, bastando fazer a escolha certa e colocar os dados que são pedidos, para que referência seja criada.

veja também:
Agradecimentos TCC: como elaborar e modelos prontos para seguir

Não é necessário a criação de uma conta para usar o site, porém, caso queira armazenar as referências criadas, o site disponibiliza um cadastro para tal.

Aprenda a usar o MORE:

  1. Primeiro é necessária que acesse o site;
  2. Localize na barra de acesso do site o ícone para “Criar Referências”;
  3. Escolha o tipo de referência que deseja criar. Há diversos tipos de referências, não apenas para site;
  4. Agora basta preencher as informações que serão pedidas, algumas são obrigatórias e outras não, como nos exemplos mostrados acima;
  5. Feito isso, basta clicar em “Gerar Referência e Citações” e pronto: a referência será criada!

2. Referência Bibliográfica.net

O site “Referência bibliográfica.net” é um pouco mais prático. Dá para criar a referência diretamente na página inicial, onde encontram-se todos os métodos que as referências para criação, como:

  • ABNT;
  • APA 6th;
  • Vancouver;
  • NLM.

Basta escolher o formato desejado e o tipo de material que será criado a referência. Para entender melhor como usar o site “Referência bibliográfica.net” siga estes passos: 

  1. Acesse o site;
  2. Escolha o formato de referência, como por exemplo, ABNT ou Vancouver;
  3. Clique e selecione o material desejado, como por exemplo: site, livro ou homepage;
  4. Em seguida aparecerão os dados a serem preenchidos, preencha-os e então clique em “Gerar” para que a referência seja criada.
  5. Pronto, a referência será criada!

3. Menthor

O site “Menthor” é muito semelhante em alguns aspectos ao “MORE”. Com ele, o autor consegue não só criar as referências, como organizá-las. Para isso é necessária a criação de uma conta no site, sendo que a conta pode ser criada usando as opções de “Facebook” ou uma conta da “Google”. O site disponibiliza os formatos de referência para livro, artigo ou site. Abaixo, aprenda passo a passo para criar sua referência no Menthor.

  1. Comece acessando o site;
  2. Clique em “Começar a usar o Menthor agora”;
  3. Aperte o botão “Nova referência”;
  4. Em seguida escolha o tipo de referência a ser criada, como por exemplo: livro, site ou artigo;
  5. Preencha as informações solicitadas e clique em “Gerar referência”;
  6. Pronto: a referência será criada!

Comece já a criar as referências de site para o seu trabalho!

Gostou das dicas para referência de site que trouxemos aqui? E as sugestões de sites para gerar referências? Genial, não? Então compartilhe e ajude outras pessoas que estão com dificuldades. Não esqueça de continuar acompanhando para mais dicas e comente o que achou desse conteúdo!