Relatório de estágio: saiba como fazer com exemplos prontos

Fazer um relatório de estágio pode parecer complicado no primeiro momento, já que é um documento que exige alguns detalhes específicos sobre as atividades que você desenvolveu durante o período do estágio.

Sabemos como o último ano de um estudante de graduação é sempre muito corrido com várias disciplinas para finalizar, elaboração de trabalho de conclusão de curso, o estágio e o relatório que é necessário entregar na instituição de ensino.

Apesar do relatório de estágio não ser um trabalho de conclusão de curso, o documento precisa seguir uma estrutura básica com tema, objetivos e problemas bem definidos. Por isso, é necessário anotar todas as informações relevantes que você recebeu durante o período do seu estágio.

Para ajudá-lo a entender como fazer um relatório de estágio, preparamos este artigo com várias dicas sobre formatação, estrutura e estilo. Além disso, selecionamos alguns modelos prontos para servir de inspiração para você começar a desenvolver o seu relatório de estágio. Vamos conferir?

Como fazer um relatório de estágio?

Como fazer um relatório de estágio

O relatório de estágio é um documento simples que tem o objetivo de registrar tudo o que o aluno aprendeu e desenvolveu na experiência do estágio, além de descrever todas as lições que você tirou dessa experiência.

1. Fale sobre a importância do estágio

No relatório de estágio você precisa falar sobre a importância dessa experiência em sua vida acadêmica. Faça isso expressando de forma geral e objetiva todas as informações. Portanto, o conteúdo precisa ressaltar como a experiência tem contribuído para você entender como funciona a profissão.

Escreva de dois a três parágrafos sobre todos os conhecimentos adquiridos, sempre fazendo um contraponto com a profissão que você escolheu. Mas escreva com as suas próprias palavras, sem precisar citar nenhum autor.

2. Informe quando e onde foi feito o estágio

Em um parágrafo você deve informar quando foi realizado o estágio e onde você teve essa experiência. Por isso, coloque o nome completo da empresa e o período em que você fez todo o estágio.

3. Defina um problema

Todo trabalho acadêmico precisa ter um problema para ser resolvido. Quando você vai fazer um estágio precisa ter um problema que precisa ser solucionado por meio de investigação e pesquisa.

O relatório de estágio tem a missão de mostrar a resolução desse problema para o leitor. Por isso, escolha uma problemática mais específica e que seja fácil de ser resolvida e entendida pelo leitor.

Ao escrever o relatório informe o problema, fazendo uma contextualização. Não deixe de incluir as consequências e sempre use uma frase de transição antes de começar a expor o problema.

4. Escreva os objetivos do estágio

O primeiro objetivo que deve ser escrito é o objetivo central do trabalho, aquele que você se dedicou durante o período do estágio. Depois você precisa acrescentar todos os objetivos específicos. Mas faça isso sempre usando os verbos no infinitivo como descrever, analisar, pesquisar, entre outros.

5. Apresente a empresa

Na apresentação da empresa, você precisa escrever sobre a organização em que você realizou o estágio e que foi objeto do seu estudo. Aproveite para escrever sobre o histórico da empresa, como é feito o organograma e fale sobre o tema que foi enfrentado por ela.

6. Elabore um relatório descritivo

Na etapa do relatório descritivo você precisa desenvolver todos os objetivos específicos. Para isso, use vários argumentos para reforçar cada item, mas use referências teóricas para tomar como base.

veja também:
Pesquisa exploratória: o que é? qual o seu uso e dicas sobre o assunto

7. Faça a conclusão

Na elaboração da conclusão do relatório de estágio algumas perguntas precisam ser respondidas. Por isso, responda perguntas como “quais foram os resultados obtidos?” e “o que você aprendeu com o estágio?” para reforçar a importância da experiência que será importante para o seu crescimento profissional.

8. Mantenha um diário atualizado

Separe um diário para anotar todas as informações do seu estágio. Atualize as informações diariamente com as principais atividades desenvolvidas e tudo o que você aprendeu com a experiência. Portanto, use uma agenda para fazer isso ou se preferir pode fazer um documento digitalizado.

Qual deve ser a formatação e a estrutura do relatório de estágio?

Estrutura do relatório de estágio

Como todo trabalho acadêmico, o relatório de estágio deve seguir algumas regras de formatação e de estrutura para que seja aceita pela instituição em que o aluno estuda. No entanto, veja diretamente na universidade/faculdade se existe uma formatação e estrutura diferentes daquelas que são praticadas na ABNT.

Estrutura

O relatório de estágio deve seguir a estrutura básica abaixo. Confira como fica:

  • Capa
  • Folha de rosto
  • Folha de aprovação
  • Sumário
  • Introdução
  • Descrição da organização
  • Atividades desenvolvidas
  • Conclusão
  • Referências
  • Anexo

Outros elementos pré-textuais também podem ser usados dentro de um relatório de estágio. Portanto, você pode colocar uma página de dedicatória, lista de gráficos, página de agradecimento, lista de abreviaturas e siglas, epígrafe, lista de imagens, lista de tabelas, entre outras opções.

O campo introdução serve para fazer uma contextualização do estágio e dos objetivos. Já na área da descrição da organização, o objetivo é contar a história, valores, missão, números e fatos importantes da empresa em que você fez estágio.

No tópico descrição das atividades é que você fará uso do seu diário. No diário precisa ter todas as informações sobre as tarefas e aprendizados que você teve durante o estágio que sustentem os objetivos traçados.

Essas informações do diário precisam ser colocadas na descrição das atividades. Faça isso de forma detalhada para que o leitor entenda que tudo o que você desenvolveu e aprendeu estavam relacionados ao seu curso.

Na parte da conclusão você precisa fazer um resumo mostrando todos os resultados obtidos e quais foram as suas considerações finais daquele determinado estágio para a sua carreira.

Para sustentar e dar ênfase a algumas partes do relatório é necessário utilizar algumas referências. Portanto, sempre que possível use desse recurso para deixar o seu relatório mais profissional.

O campo anexo serve para adicionar a declaração da organização que deve estar assinada pelo responsável pelo estágio, além de outros documentos que foram relevantes durante o seu estágio.

Escreva no relatório tudo aquilo que foi relevante para você, mas faça isso de forma que todos consigam compreender para mostrar o quanto você absorveu do seu estágio e cumpriu com os objetivos propostos. Porém, evite se estender demais nas descrições e acabar deixando oculta uma informação importante.

Formatação

Na hora que for preparar o relatório de estágio você precisa seguir a formatação recomendada pela instituição em que você estuda. De qualquer forma, a maioria segue a formatação da ABNT abaixo.

Texto

  • Tipo de Fonte: Arial ou Times New Roman;
  • Tamanho da fonte: 12;
  • Espaçamento entre as linhas: 1,5 (sem espaçamentos extras antes e depois);
  • Alinhamento do texto: Justificado;
  • Recuo do início do Parágrafo: 1,25 cm;
  • Tamanho da fonte em textos especiais: 10 (citações diretas longas, notas de rodapé, referências no sistema numérico, natureza do trabalho, títulos de ilustrações, fontes de ilustrações e conteúdo de ilustrações como gráficos e tabelas).
veja também:
Google Acadêmico: como utilizar e encontrar artigos científicos

Margens da página

  • Margem superior: 3 cm
  • Margem esquerda: 3 cm
  • Margem direita: 2 cm
  • Margem inferior: 2 cm

Tamanho da página

  • Formato A4

Estilo

As mesmas normas e regras dos trabalhos científicos devem ser aplicadas no relatório de estágio. Portanto, faça tudo com muita clareza e objetividade, usando sempre as normas da ABNT. No entanto, não deixe de colocar o seu estilo pessoal no conteúdo ao expor as suas próprias palavras.

No relatório de estágio você pode usar tanto a primeira pessoa do singular quanto a terceira pessoa do singular. Por isso, você não precisa usar o modo impessoal para escrever o texto do relatório ou usar a expressão “o autor” para se referir a você.

Portanto, mantenha uma estrutura que todos consigam compreender, tendo início, meio e fim. Analise cada informação que você vai colocar no relatório para não se ater a detalhes irrelevantes.

Modelos prontos de relatório para estágio

Separamos alguns modelos prontos de relatório de estágio para você entender como funciona o processo. Confira cada um e veja qual é o mais adequado para a sua realidade.

Modelo de relatório de estágio 1

Este tipo de modelo é bem completo com todas as etapas exigidas pelas principais instituições de ensino.

Modelo de relatório de estágio 2

Neste modelo o estágio é totalmente supervisionado que é fundamental para a conclusão da maioria dos cursos de graduação.

Modelo de relatório de estágio 3

Este é outro modelo completo que conta com vários anexos que demonstram os objetivos específicos do estágio.

Modelo de relatório de estágio 4

Este modelo de relatório de estágio é destinado para quem deseja fazer algo mais resumido, sem muitos detalhes.

Modelo de relatório de estágio 5

Este modelo de relatório de estágio foi feito para você preencher conforme as orientações. Basta seguir as indicações do documento.

Modelo de relatório de estágio 6

Outro relatório de estágio supervisionado que você pode ter como modelo para fazer o seu. O documento é mais simples, mas é possível colocar as informações mais importantes que você precisa.

Modelo de relatório de estágio 7

Para quem não tem ideia sobre como começar um relatório de estágio, este modelo pode ajudá-lo nesse processo. Basta seguir todas as indicações e começar a fazer o seu documento.

O relatório de estágio é um documento obrigatório para muitos cursos de graduação. Por isso, siga as nossas orientações neste post para começar a fazer o seu da forma correta para obter um bom resultado no seu curso.