Resenha descritiva: o que é e como fazer? Aprenda algumas dicas!

Você precisa desenvolver a resenha descritiva do seu trabalho de conclusão de curso e não sabe nem por onde começar? Pois bem: esse conteúdo foi escrito para te ajudar! Muitos alunos tendem a ter dúvidas sobre como elaborar essa parte de seu trabalho.

Se o aluno já teve algum breve contato com o trabalho de conclusão de curso, provavelmente já deve ter ouvido menções sobre a resenha descritiva. Como fazer ou como estruturá-la é uma das dúvidas mais frequentes do meio acadêmico. Caso você esteja com dúvidas sobre o que é e como fazer uma resenha descritiva, continue acompanhando este artigo para que todas as suas dúvidas sejam sanadas!

Resenha descritiva: o que é?

Como o próprio nome já específica, a resenha descritiva é um tipo de gênero textual muito encontrado em trabalhos de conclusão de curso. Ela tem como objetivo não apenas descrever, mas também, relacionar e enumerar as diversas propriedades que são relevantes dentro de um objeto, ou seja, do corpus ou conteúdo do trabalho. Por uma visão geral, ela tem como objetivo analisar uma obra ou então um evento.

Uma das características mais importantes, se não a mais importante, é que a resenha descritiva deve servir apenas como um texto objetivo e impessoal, ou seja, não pode apresentar opiniões ou julgamentos, sejam eles positivos ou negativos. Lembrando que este tipo de texto, que expressa opinião, é de exclusividade da resenha crítica.

Esta tarefa de escrever um texto impessoal sem mostrar opiniões, muitas vezes pode acabar mostrando-se uma tarefa bastante difícil para algumas pessoas, principalmente para quem não tem muito contato com este tipo de gênero. Confira então algumas dicas de como escrever este tipo de texto, principalmente voltado a resenha descritiva acadêmica.

O que é uma resenha descritiva acadêmica?

Não existe uma diferença significativa entre a resenha descritiva e a resenha descritiva acadêmica. No entanto, na acadêmica, deve-se fazer um tipo de levantamento referindo-se aos principais pontos do trabalho, suas características, ideias e o tema do trabalho ou evento. Essa descrição pode ser feita a partir de diferentes óticas, como por exemplo, social, pedagógica, artística ou qualquer outra natureza acadêmica.

Justamente por tratar-se de um texto puramente acadêmico, ele deve buscar cada vez mais se aprofundar no tema, descrevendo praticamente todos os detalhes, ou pelo menos, todos os pontos que são relevantes para o trabalho. Desta maneira, é impedido que haja diferentes interpretações do conteúdo, a não ser a proposta do trabalho.

Ok, mas então, o que abordar em uma resenha descritiva?

Primeiramente, quem toma a verdadeira decisão do que deve ou não ser abordado dentro da resenha descritiva, é você: o autor. Tudo isso, dependerá de o quanto você pretende aprofundar-se na análise daquele objeto de pesquisa. Tendo isso em mente, existem alguns pontos que normalmente aparecem em 100% desses tipos de resenhas descritivas, que são:

  • Nome do autor ou autores da obra;
  • Título completo da obra, sem alterações (exatamente como a versão original do artigo);
  • Se houver, nome da editora ou coleção da obra;
  • Lugar da publicação;
  • Data da publicação;
  • Número do volume (se houver mais de um) e número de páginas;
  • Caso a obra seja estrangeira, é extremamente recomendado informar o idioma de origem da obra e, caso haja tradução, quem é o tradutor.

Caso o autor esteja descrevendo um evento e não uma obra, ele deve buscar fornecer o máximo de detalhes possíveis, como por exemplo:

  • Data do evento;
  • Local;
  • Envolvidos;
  • Detalhes sobre o acontecimento.

Resumo dentro da resenha descritiva acadêmica

A resenha descritiva acadêmica deve levar consigo um resumo objetivo de seu conteúdo. O resumo deve conter o tema geral da obra, os pontos de vista e as perspectivas adotadas pelo autor; assim como, o gênero, os métodos utilizados e, também, os tons encontrados na obra, bem como qualquer outro assunto que seja relevante.

Não existe um tamanho específico para o resumo da resenha descritiva acadêmica, mas aconselha-se que ela tenha entre 50 e 80 linhas.

8 principais passos para escrever uma resenha descritiva acadêmica incrível

Aqui, separamos os 8 principais passos para você escrever uma resenha descritiva acadêmica que atenda todos os critérios acadêmicos, para que o seu trabalho fique perfeito:

  1. Não esqueça de acrescentar no texto os dados bibliográficos que são essências para a obra ou artigo, assim como suas características, seja ela um evento ou obra a ser analisada;
  2. Deixe bem explicado em poucas palavras, sobre o que se trata a obra, descrevendo o conteúdo de forma sucinta;
  3. Descreva toda a estrutura da obra resenhada, não esquecendo de falar sobre as divisões de capítulos, índices, qual é o foco narrativo e quaisquer outras informações importantes;
  4. Não passe de cinco parágrafos no máximo, para abordar o conteúdo e resumir claramente o texto que será abordado;
  5. A partir do conceito e baseando-se em obras de outros autores de renome, argumente e analise a obra abordada, fazendo comparações e explicações. Normalmente são usadas de três a quatro parágrafos para esta análise;
  6. Deixe especificado para quem esta obra pode ser útil, pensando em elementos sociais, pedagógicos e escolaridade;
  7. De forma breve, fale da vida e obras do autor;
  8. Ao final, identifique-se (normalmente no último parágrafo, sendo possível também, empregar alguma alcunha, como por exemplo “Graduando do curso X da universidade X”).

Os passos aqui citados, também podem servir para resenhas descritivas de eventos, adaptando-os para descrever o local, a data, e todos os detalhes acerca do evento.

Escrever uma resenha descritiva ficou muito mais fácil com essas dicas!

Agora que você tem uma noção um pouco mais aprofundada do que é uma resenha descritiva, basta fazer uma imersão no seu conteúdo e começar a produzir. Se precisar de um exemplo, confira este, da Biblioteca Digital da Universidade de São Paulo.

Então, curtiu as dicas? Continue acompanhando nossos conteúdos para mais informações como esta, e não deixe de compartilhar esse artigo com os seus amigos para que mais pessoas sanem suas dúvidas.