A resiliência é uma qualidade fundamental para o sucesso pessoal, profissional, para alcançar boas relações e resultados em uma equipe. Falhas e conflitos fazem parte da vida profissional, e saber lidar ou não com eles faz uma grande diferença no resultado a ser alcançado: o fracasso ou o sucesso.
Para entender melhor o conceito de resiliência com o ele se aplica no trabalho e para aprender como desenvolvê-lo, acompanhe a leitura deste artigo até o final. Traremos também dicas de filmes e frases inspiradoras sobre o assunto. Boa leitura!
Qual o significado de resiliência?
A palavra resiliência vem do latim, resiliens, que significa “pular de volta, ricochetear”. Resiliência, no dicionário Michaelis, traz o significado da Física, “Elasticidade que faz com que certos corpos deformados voltem à sua forma original.”, e na linguagem figurada, que significa “Capacidade de rápida adaptação ou recuperação.”.
Inicialmente usado como um conceito da Física, a resiliência é uma característica do elástico: ele possui um estado estático, mas ao ser esticado pode alcançar maiores proporções sem se romper. Ao ser solto, imediatamente retoma seu estado inicial.
Resiliência: a visão da psicologia
A psicologia pegou o termo emprestado para descrever o que é resiliência humana. A resiliência emocionaldiz respeito à capacidade de um indivíduo de sujeitar-se a situações adversas e superá-las, adaptando-se às mudanças e conseguindo retornar ao estado de estabilidade, sem desenvolver transtornos físicos ou emocionais. Uma pessoa resilienteé capaz de passar por uma situação traumática e superá-la com este recurso interno (e que também tem apoio externo, como veremos adiante).
Cabe aqui dizer que ser resiliente é diferente de ser teimoso ou insistente. Ao passar por uma determinada experiência que pode ser interpretada como negativa, ao invés de desistir, busca-se uma aprendizagem e adaptação, sem se desestruturar, para então buscar um novo caminho.
O caminho rumo à resiliência
É possível que um indivíduo nasça resiliente, ou que durante seu crescimento e constituição, torne-se uma pessoa resiliente. É possível ainda que alguém resiliente passe por alguma experiência traumática que ultrapasse seus limites. Tomemos o exemplo do elástico novamente: ele tem uma resistência enorme, mas em determinado ponto, ele pode não resistir. Outra possibilidade é buscar intencionalmente a resiliência, através de exercícios diários ou até com ajuda profissional.
Para o caso de alguém que era resiliente, mas teve seu limite ultrapassado, o caminho recomendado é a busca de um profissional. A psicoterapia pode ser o caminho de reconstrução, superando as feridas emocionais e reconquistando a resiliência.
Para quem não se considera uma pessoa resiliente, colocar em prática algumas dicas que serão apresentadas aqui é um caminho para desenvolver esta qualidade. É possível também buscar a psicoterapia para o autoconhecimento e potencialização de qualidades, ou até mesmo o coaching, onde a resiliência poderá ser trabalhada.
É preciso sair da zona de conforto
Para desenvolver a resiliência, é importante sair de sua zona de conforto, do estado estático. O que ocorre é que o ser humano tem uma tendência a permanecer na zona de conforto, até como um mecanismo primitivo de sobrevivência. Porém, não e nele que o aprendizado acontece.
Para que a resiliência seja alcançada, é preciso buscar a zona do desafio. Na verdade, ela surgirá na vida em diferentes momentos, afinal, problemas surgirão na vida de qualquer um, pessoal ou profissional, mesmo contra nossa vontade. Mas é nesta hora que a aprendizagem acontece. Escolher colocar-se em situações desafiadoras é uma forma de fortalecer-se e praticar a resiliência.
O que fazer para ser mais resiliente?
Se o seu objetivo é treinar para ser uma pessoa mais resiliente, trouxemos algumas dicas excelentes. Confira:
1. Seja otimista
De toda situação adversa é possível extrair algo positivo. Exercite fazer esta busca e comece a treinar sua resiliência. Olhar apenas os aspectos negativos só afasta do sucesso e aumenta a sensação de fracasso.
2. Não tenha medo de mudança
Em um primeiro momento, a mudança pode assustar, afinal, ela significa sair da zona de conforto. Procure uma postura positiva diante da mudança, de forma a adaptar-se a ela.
3. Desenvolva sua autoestima
Autoestima diz respeito a reconhecer qualidades em si, sejam elas internas ou externas. Se você não tem o hábito de reconhecê-las, inicie esta prática. Pense em coisas boas que os outros têm a dizer sobre você e reconheça-as como suas qualidades. Veja-se como alguém cheio de pontos positivos. Isto ajudará a ser uma pessoa mais resiliente.
4. Invista em seus pontos fortes
Com a autoestima bem trabalhada, use os pontos fortes como ferramentas para enfrentar a adversidade.
5. Ressignifique os erros
Ressignificar quer dizer dar um novo significado, desta vez positivo, a uma situação inicialmente vista como negativa. O erro pode despertar sentimentos negativos. Se isto acontecer com você, pare e repense. Veja-o como um caminho de aprendizagem e trabalhe para superá-lo.
6. Seja grato
Olhe para as situações com gratidão, sentimento que desencadeia vários outros pontos positivos. Pense diariamente em algo pelo qual é grato. Este exercício auxiliará também no otimismo mencionado anteriormente.
7. Busque o autoconhecimento
Olhar para si e reconhecer-se é fundamental para ser resiliente. A psicoterapia e a meditação são ótimos caminhos para o autoconhecimento. Apenas através dele será possível controlar as emoções e impulsos negativos, que são pedras no caminho para a superação e resiliência.
8. Cultive bons vínculos sociais
A resiliência é um mecanismo interno, mas pode receber muito apoio do ambiente externo também. Estar rodeado de pessoas que nos valorize é uma forma de não fracassar no caminho rumo à superação dos desafios. Preserve estas boas relações e recorra a elas quando necessário. Em momentos desafiadores, elas podem fazer toda a diferença. O contrário também é verdadeiro: evite aqueles vínculos com pessoas que só veem o lado negativo e são cheias de críticas destrutivas.
Como desenvolver resiliência no trabalho?
Como dissemos anteriormente, a resiliência é uma habilidade que pode ser exercitada, e no ambiente de trabalho não é diferente.
No caso de resiliência no trabalho, oconceitoé o mesmo. Só é possível progredir e ser bem sucedido profissionalmente desafiando-se, correndo alguns riscos e superando obstáculos. É muito provável que erros acontecerão ao longo do caminho, mas eles devem ser analisados e servir de aprendizado, e não motivo para sentir-se culpado ou fracassado.
Estes sentimentos podem levar a pessoa a desistir no meio do caminho, e assim não alcançarão sua meta. Por isso a resiliência é importante: superar a dor da perda ou do erro é o que permitirá a continuidade da caminhada e a conquista da meta almejada.
Resiliência no trabalho: uma questão de atitude
Então, o que fazer para ser resiliente ou estimular a resiliência no trabalho? Se você está no papel de líder, procure:
- Envolver toda a equipe na busca pela solução de problemas;
- Estabelecer metas alcançáveis;
- Reconheça as qualidades de seus colaboradores e deixe isto claro;
- Mostre que os obstáculos servem para ser superados e esteja disponível para fazê-lo conjuntamente;
- Mantenha seu time motivado;
- Trabalhe para que a equipe trabalhe de acordo com os valores e objetivos da organização;
- Diante de resultados negativos, evite a culpabilização;
- Estimule a criatividade da equipe;
- Ofereça um ambiente seguro para que todos se sintam confortáveis para expressar suas ideias e opiniões.
Já se você for um colaborador, veja o que pode fazer para ser ter mais resiliência noambiente trabalhoou até ajudar os colegas:
1. Aprenda a lidar com suas emoções
Ser resiliente não quer dizer “engolir sapos” nem deixar de sentir raiva ou frustração, e sim saber lidar com as emoções. Respire fundo, tire alguns minutos, dê uma volta, e então encare o desafio. Preservar bons hábitos fora do ambiente de trabalho, como praticar atividades físicas e preservar hobbies, são formas de manter o equilíbrio emocional.
2. Aceite que as falhas vão existir
Estar preparado para o resultado diferente do esperado faz parte da vida. Aprenda a extrair o melhor desta experiência.
3. Encare os problemas de forma leve
Ter bom humor faz toda a diferença: ajuda você e a quem está ao seu redor, além de diminuir situações de conflito.
4. Tenha autoconfiança
Sentimentos negativos como insegurança apenas dão vazão para o fracasso. Seja otimista e acredite em seu potencial.
- Assuma os erros e siga em frente
- Celebre suas conquistas
- Busque recursos como artigo sobre resiliência no trabalho(como este), leituras, vídeos e filmes que ajudem a refletir sobre o assunto.
5. Filmes sobre resiliência
Pensando na última dica citada, apresentamos algumas recomendações de filmes que podem auxiliar a compreender e exercitar a resiliência:
- Se eu fosse você (2006)
- Invictus (2009)
- Menina de Ouro (2005)
- Meu nome é Rádio (2003)
- O diabo veste Prada (2006)
- Click (2006)
- À procura da felicidade (2007)
- A vida é bela (1999)
- O escafandro e a borboleta (2007)
- Um sonho de liberdade (1995)
- Tudo sobre minha mãe (1999)
- A caça (2012)
- Ferrugem e osso (2012)
- A felicidade não se compra (1946)
Como você pode ver, a lista é grande. Ainda há muitas obras cinematográficas que retratam histórias de resiliência. O mais interessante é que muitos desta lista baseiam-se em histórias reais: histórias de superação tão incríveis que merecem ser contadas. Então prepare a pipoca e maratone no fim de semana!
Frases sobre resiliência
Para terminar, trouxemos algumas frases de resiliência no trabalho e vida pessoal inspiradoras para refletir.
Ser resiliente significa ser flexível, mas possuir autoconfiança. Saber aprender com a atitude dos outros, sem perder a própria essência!
Resiliência. Sonho interrompido? Não! Sonho adiado.
Seja resiliente, acredite na sua força, no seu potencial, creia que é capaz e você será!
Eu, hoje: Mais resiliente, e menos resignado. Sobrevivente, em busca da transcendência e não da perfeição. Um evoluído espiritualmente!
Oro por amor contagiante, epidemia de afeto, injeção de resiliência, síndrome de gentileza e doses contínuas de respeito e igualdade.
Seja resiliente: Ser resiliente é ter a capacidade de possuir uma conduta sã num ambiente insano, ou seja, a capacidade de um indivíduo sobrepor-se e construir-se positivamente frente as adversidades.
Seja resiliente sempre!!!!!!!! A resiliência, a capacidade de lidar com problemas e superar obstáculos, é o que preenche os homens em momentos de sofrimentos inevitáveis. Como diz um provérbio japonês: 'cair sete vezes e levantar oito'.
Resiliência é continuar numa constante transformação diante de todas as pressões presentes. É o sentido master da ressignificação
Algumas coisas você nunca entenderá o porquê, então menos autopiedade e mais resiliência!
O provimento dos sucessos não vem das conquistas, mas sim das resiliências.
(...) resiliência é a capacidade de sair de dentro de si mesmo naqueles momentos em que tudo parece estar muito ruim e encarar o mundo do lado de fora de cabeça erguida, olho no olho e com o maior sorriso que tiver em seu arsenal de sorrisos.
Psicologicamente, a resiliência é a capacidade de psicoadaptação de indivíduos, grupos e/ou de organizações, de voltar ao seu estado ‘normal’, após alguma situação traumática ou crítica, ou seja, é a capacidade de superar adversidades.
A humildade não te faz fraco, te faz resiliente. A necessidade não te faz corrupto, te faz incansável. A bondade não te faz medíocre, te faz grande.
Resiliência: É a capacidade que todos os seres humanos têm para enfrentar os desprazeres da vida de cabeça erguida!
Conclusão
Neste artigo, você pode aprender sobre o conceito de resiliência e como praticá-la. Conheceu também a importância da resiliência no ambiente de trabalho e como desenvolvê-la, seja no papel de colaborador ou de líder. Além disso, conheceu algumas dicas de filmes e frases inspiradoras sobre o tema. Com tantos recursos, comece já a praticar as dicas para ser uma pessoa ainda mais resiliente. Assim é o caminho para o sucesso pessoal e profissional.
Se este artigo foi útil para você, compartilhe-o com os amigos nas redes sociais! Continue nos acompanhando, temos várias outras dicas sobre carreira em nossa página e trazemos novidades diárias. Até a próxima e sucesso!