Resultados esperados do TCC: o que é, qual sua finalidade e como redigir

Um trabalho de conclusão de curso é um trabalho longo e desgastante, mas é a oportunidade de o aluno reunir tudo que aprendeu durante o curso em um só lugar. O estudante tem a chance de demonstrar, para si mesmo e para todo mundo, que todos os anos de dedicação não foram em vão.

Mas todo este desafio causa pavor entre os estudantes. Se o projeto for feito da forma correta será uma experiência muito satisfatória. O trabalho de conclusão do curso é composto de várias etapas e devem ser detalhadamente elaboradas.

Título, problema, justificativa, objetivos específicos, objetivo geral, resultados esperados, metodologia, orçamento, cronograma e referências, são alguns dos assuntos que devem aparecer no trabalho. Uma das partes mais importantes é a elaboração da seção de resultados esperados do TCC.

A importância dos resultados esperados do TTC

A seção Resultados Esperados do TCC é uma das etapas obrigatórias do trabalho de conclusão do curso. Neste capítulo o aluno deve descrever suas expectativas a respeito do projeto de uma forma geral, sem aprofundamento em suas especificações.

Esta seção desafia o aluno a apresentar uma previsão de quais serão os resultados do projeto na prática e isto causa um certo pânico entre os estudantes.

Neste artigo vamos explicar o que é, como formatar e o que deve conter, ou não, a seção de resultados esperados do TCC. E dar dicas de como escreve-lo. Então, vamos lá?

O que é a seção Resultados Esperados do TCC?

O capítulo sobre os resultados esperados do TCC é o momento em que o estudante deve listar suas expectativas quanto ao resultado do projeto. Seria como fazer uma previsão sobre o futuro, se antecipando de como acredita que será o resultado do trabalho.

Cada objetivo específico listado anteriormente deve ter um resultado esperado correspondente. Lembrando que os objetivos específicos são os caminhos para atingir o objetivo geral do trabalho de conclusão. O aluno deve explicar o que ele espera em relação às hipóteses levantadas. Ele precisa analisar com cuidado seu projeto e identificar os impactos dos resultados para o conhecimento científico do assunto pesquisado.

Qual a finalidade dessa seção?

A finalidade desta seção não é somente para que os avaliadores analisem se o aluno está pronto, ou não, para aplicar os conhecimentos adquiridos de forma prática. Mas também, para que o aluno perceba a visibilidade de seu projeto para a sociedade.

Como redigir os resultados esperados do TCC

Um trabalho de conclusão de curso deve seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) em relação à formatação e padronização. Sem seguir estas regras, o TCC não é avaliado nem aprovado. A ABNT diz que a fonte de letra para a escrita do trabalho deve ser “Arial 12” e os títulos devem ser em fonte “Arial 14”. Caso haja alguma citação, então esta deve ser escrita em fonte “Arial 10”.

O texto deve ter alinhamento justificado e ter espaçamento de 1,5 entre linhas. Caso haja citações, referências e legendas com mais de três linhas, o espaçamento muda para 1,0 entre linhas.

No caso de citações, em qualquer parte do projeto, algumas formatações devem ser seguidas nas opções de recuo:

  • Esquerda: 4 cm;
  • Direita: 0 cm;
  • Espaçamento antes: 0 pt;
  • Espaçamento depois: 6 pt;
  • Espaçamento: simples.

Estas configurações podem ser feitas no processador de textos Word, acessando a aba “Página inicial”, seção “Parágrafo”, depois clique em “espaçamento de linha e parágrafo” e após em “opções de espaçamento de linha”. Irão aparecer os campos de opções de recuo e espaçamento, basta inserir as instruções acima.

Na formatação de layout de página do trabalho todo, deve ter margem superior e margem esquerda de 3 cm e margem inferior e direita de 2 cm. Isto pode ser configurado na ferramenta Word da seguinte forma: entre na aba “Layout” e clique em “Margens”, depois selecione a opção “Margens personalizadas” e insira os valores demonstrados acima.

Como elaborar a seção resultados esperados do TCC

O pesquisador deve levantar algumas hipóteses sobre o seu trabalho de conclusão do curso e prever os efeitos de seu estudo, sempre pensando em melhorar uma situação já existente.

Nesta seção, o aluno deve colocar suas expectativas, mas em um sentido mais amplo, sem se aprofundar demais. Existem diferentes caminhos para preencher os resultados esperados do TCC de forma eficiente, entre eles:

  • No caso de projetos com múltiplas alternativas para uma mesma pergunta de trabalho, o aluno deve dizer qual hipótese considera melhor e porquê. Explique sua escolha com argumentos lógicos e sem se esquecer das evidências empíricas;
  • Não importa se o projeto é baseado em hipótese ou é mais descritivo, o aluno deve dizer quais novidades os resultados obtidos trarão para o tema. Se irá confirmar ou atacar alguma teoria; se novas linhas de pensamento serão abertas; entre outros;
  • No caso de um projeto aplicado na prática, o aluno pode dizer quais novas tecnologias, produtos ou serviços devem ser desenvolvidos ou melhorados em decorrência do projeto;
  • O aluno deve fechar este capítulo descrevendo as maiores implicações do seu projeto para sua área de estudo ou para toda a sociedade. Isso pode ser atingido respondendo a seguinte pergunta: “O que mudaria no mundo se os objetivos forem atingidos?”. As respostas devem ser algo como: melhoria na qualidade de um produto, redução no tempo para execução de uma tarefa, melhoria em um processo específico, melhoria na qualidade de vida de um grupo de indivíduos, entre outros.

Dicas importantes para elaborar um bom conteúdo!

Cuidado para não repetir o que foi descrito na seção “Justificativa”. Estas duas seções não são iguais, mas elas se sobrepõem. Na justificativa, o aluno precisou descrever a motivação do projeto, o porquê de ele ter escolhido este tema e quais necessidades o aluno enxergou para desenvolver este projeto. Já nos Resultados Esperados do TCC, o aluno deve pensar no futuro, ele precisa listar quais devem ser os frutos do seu trabalho de conclusão do curso e o que resultará de bom quando o trabalho estiver concluído.

Tenha bons argumentos na escrita dos resultados esperados do TCC. Neste momento o aluno deve convencer o leitor de que o projeto é viável e tem potencial. Pode inclusive conseguir um financiador (agencia de fomento, empresa, ONG, etc.) que queira investir na continuidade de sua pesquisa.

Na hora de escrever o texto utilize tópicos no lugar de texto corrido e tente explicar os prováveis resultados práticos de forma direta.

O estudante deve tentar utilizar verbos de ação, como por exemplo: adequar, ampliar, implantar, atualizar, conceder, capacitar, desenvolver, otimizar, padronizar, realizar, elaborar, propor, produzir, recuperar, sistematizar, e muitos outros. Analise com atenção cada objetivo para escolher o termo mais apropriado para escrever o resultado esperado.

Resultado esperado

Espero que todas as informações deste artigo sobre os resultados esperados do TCC tenham ajudado a esclarecer suas dúvidas. Caso tenha gostado e achado importante, compartilhe com seus amigos! E não se esqueça de registrar suas dúvidas, sugestões e comentários, aqui!