Dúvida no resumo? Entenda como se faz um bom resumo de artigo científico

Quando você está procurando um trabalho para se embasar, como por exemplo, trabalho acadêmico ou artigo científico, as primeiras coisas a observar são o título e o resumo, correto? Afinal, a partir do resumo saberemos se o trabalho ou artigo de fato é interessante para o que estamos estudando ou desenvolvendo.

Por este e outros motivos, fazer um bom resumo de artigos, provavelmente é uma das etapas mais importantes do trabalho. É a partir dele que os avaliadores ou estudantes vão procurar entender inicialmente do que se trata o trabalho em questão. Para ajudá-lo a fazer um bom resumo de artigos e tirar as suas dúvidas sobre a estrutura, continue acompanhando este conteúdo e entenda o passo a passo para fazer um bom resumo.

Para fazer um bom resumo, aprenda o que é um resumo

Um resumo de artigo científico ou de trabalho acadêmico, é a porta de entrada para que outras pessoas entendam do que se trata o artigo em si. Com termos mais simples, ele funciona basicamente como uma “sinopse”, como aquelas que encontramos no descritivo de filmes. Normalmente, antes de assistir ao filme, procuramos um “resumo” sobre do que se trata e, então, decidimos assistir ou não.

Dificilmente você irá assistir um filme do qual não se interessou pela “sinopse”, e isso vai acontecer também com pessoas que não gostarem do resumo ou não estiverem procurando exatamente pelo tema do seu trabalho. Por isso, um resumo deve ser chamativo e direto, explicando o conteúdo e ainda assim, ser sucinto para instigar o leitor a continuar lendo após o resumo. Pode parecer bem complicado, mas na verdade não é.

Variações de tipos de resumo

Existem 3 diferentes tipos de resumo, entenda em qual o seu trabalho se encaixa:

  1. Resumo crítico: resumo redigido por especialistas com análise crítica de um documento. Também chamado de resenha. Quando analisa apenas uma determinada edição entre várias, denomina-se recensão.
  2. Resumo indicativo: indica apenas os pontos principais do documento, não apresentando dados qualitativos, quantitativos etc. De modo geral, não dispensa a consulta ao original.
  3. Resumo informativo: informa ao leitor finalidades, metodologias, resultados e conclusões do documento, de tal forma que este possa, inclusive, dispensar a consulta ao original.

O que a ABNT fala sobre o resumo de artigos? 

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) deixa bastante claro o que um bom resumo possui. Um bom resumo sempre deve ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do trabalho. De modo que o leitor entenda como o trabalho decorreu e quais os resultados alcançados.

Quanto ao tamanho, a ABNT propõe 3 tipos, dependendo do modelo de resumo, são elas:

  • De 150 a 500 palavras para os trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros) e relatórios técnico-científico;
  • De 100 a 250 palavras para os artigos de periódicos;
  • De 50 a 100 palavras para os destinados a indicações breves.

Deste modo, resumos para artigos científicos devem conter entre 100 a 250 palavras. Respeitando alguns pontos, como por exemplo, ser composto de linguagens e frases concisas, afirmativas e em hipótese alguma ter enumeração em tópicos. Outros pontos importantes são:

  • A primeira frase deve ser significativa, explicando o tema principal do documento;
  • Em seguida o autor deve indicar a informação sobre a categoria do tratamento (memória, estudo de caso, análise da situação etc.);
  • Usar sempre o verbo na voz ativa;
  • Utilizar na escrita a terceira pessoa do singular.

O autor não deve esquecer de separar enquanto faz o resumo, as palavras-chaves, pois elas são importantes para ajudar o leitor a identificar com mais clareza o conteúdo do trabalho ou artigo. Separe entre 3 a 5 palavras que são importantes. Elas devem ser inseridas abaixo do resumo, identificadas por “Palavras-chave:”.

Abaixo conheça um exemplo de resumo

Agora, para ilustrar melhor como é um resumo, separamos um que contém todos os pontos citados acima. Este resumo é da Ana Carolina da Silva, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), acompanhe:

RESUMO 

Este trabalho tem o intuito de estudar os processos principais da Tutoria de Ensino a Distância do Curso de Graduação em Administração da UFSC. Por meio da observação participante, foram mapeados e descritos os processos relevantes das atividades da Tutoria, sendo esses representados por fluxogramas. As atividades analisadas foram: esclarecimento de dúvidas, correção das atividades, aplicação das provas, correção das provas, capacitação dos tutores com o professor, entrega do livro texto e arquivamento de provas e documentos. A análise foi feita de modo a detectar fatores que poderiam atrasar ou interromper o fluxo das atividades. Após esse mapeamento, analisou-se o atual arranjo físico da Tutoria, considerando aspectos como necessidade de espaço, identificação dos tipos de processo e tipos básicos de arranjo físico, entre outros. Por fim, foram propostas melhorias para o arranjo físico. 

Palavras-chave: Tutoria, processos, arranjo físico

Fazer um resumo ficou fácil agora

Seguindo passo a passo o que foi citado neste artigo, fazer um resumo ficará muito mais fácil. Basta não esquecer de ser objetivo e direto, porém, explicando a metodologia, os resultados e a conclusão do trabalho.