Satisfação no trabalho: o que é e dicas para criar um ambiente ideal

Para muitas pessoas a satisfação no trabalho pode ser algo difícil de alcançar. Isso porque para elas a satisfação está relacionada a outros fatores que estão muito além de benefícios e remunerações.

Alguns pesquisadores e estudiosos já entenderam que a satisfação no trabalho está relacionada com a expectativa e a realidade vivenciada pelos funcionários no ambiente de trabalho.

No entanto, muitos colaboradores ainda não conseguiram encontrar a satisfação no trabalho, fazendo com que essa busca constante se torne uma inquietação que só tem crescido nos últimos tempos.

O ideal é que o trabalhador encontre significado naquilo que se propõe a fazer diariamente e ainda descobrir qual é de fato o seu propósito de carreira. Nesse processo, a empresa precisa assumir um papel importante ao proporcionar aquilo que o colaborador precisa para se sentir satisfeito.

Entenda neste post o que é satisfação no trabalho, o que causa a satisfação, quais são os autores que estudaram o assunto, qual a importância da satisfação no trabalho para as empresas e como gerar satisfação nos colaboradores.

O que é satisfação no trabalho?

A satisfação no trabalho pode ser entendida como a forma que uma pessoa se sente ao realizar as suas atividades profissionais. Contudo, essa sensação pode depender de vários fatores.

Portanto, a satisfação no trabalho pode ser influenciada pelo ambiente e pelo clima organizacional, a segurança que a empresa oferece para os seus colaboradores, a higiene encontrada nos estabelecimentos, a forma de gestão, a cultura da empresa, entre outros fatores.

A satisfação no trabalho também pode significar o estado emocional em que se encontra uma pessoa frente aos resultados obtidos com as suas atividades. O fato de ter prazer em fazer aquilo que ama pode transformar em satisfação.

O que causa satisfação no trabalho?

Conceito de felicidade e satisfação no trabalho

Foto: Depositphotos

Se sentir satisfeito no trabalho é algo muito subjetivo e a reação pode ser diferente para cada indivíduo. Contudo, alguns fatores podem ser comuns entre todos. Confira as principais causas de satisfação no trabalho.

1.  Autonomia, propósito e aperfeiçoamento

O profissional se sente muito mais satisfeito quando tem a autonomia para direcionar a sua vida, tem um propósito de progredir profissionalmente e que busca se aperfeiçoar para alcançar seus objetivos.

2.  Bons relacionamentos no ambiente de trabalho

Ter um bom relacionamento no ambiente de trabalho deixa o clima muito mais agradável e o profissional consegue desenvolver melhor as suas tarefas. Dessa forma, é mais fácil visualizar um bom resultado, deixando o trabalhador mais satisfeito.

3.  Ser feliz dentro e fora do trabalho

Quando um indivíduo está bem na sua vida pessoal isso acaba refletindo positivamente na sua carreira profissional. Por isso, é importante manter uma qualidade de vida e estar com a saúde em dia, além de ter a família sempre perto.

4.  Dinheiro

Na verdade não é o dinheiro que deixa o profissional satisfeito, mas o reconhecimento do seu trabalho que pode ser recompensado com alguns benefícios. Sendo assim, as pessoas satisfeitas com seu trabalho tendem a crescer profissionalmente e são recompensadas por isso.

veja também:
Trabalhar sob pressão: como lidar e o que responder em uma entrevista

5.  Saber lidar com as diferenças

Saber lidar com as diferenças é fundamental para o profissional se sentir satisfeito no trabalho. Isso porque todo profissional fica exposto a uma carga de estresse e riscos diariamente, mas a forma como ele dribla a situação reflete em bons resultados e na satisfação.

6.  Focar nos objetivos

A carreira precisa fazer parte da sua vida, mas você precisa definir o que é mais importante em seu trabalho. Para isso, você precisa ter um objetivo que direcione as suas escolhas e mantenha você focado.

7.  Separar o lado pessoal do profissional

Todo profissional que deseja construir uma carreira de sucesso precisa se sentir satisfeito no trabalho. Mas para isso é importante separar a sua vida pessoal da vida profissional, mostrando-se disponível para viver momentos de lazer com a sua família.

Quais são os autores que falam sobre satisfação no trabalho?

Autores de satisfação no trabalho

Foto: Depositphotos

A satisfação no trabalho é objeto de estudo de muitos autores que procuram entender o que leva um indivíduo a se sentir satisfeito em seu trabalho. Conheça alguns autores e suas obras.

Elton Mayo ― Experiência de Hawthorne

No estudo o autor procura encontrar quais são as condições que causam efeito sobre a produtividade dos trabalhadores.

Frederick Winslow Taylor ― Princípios de gestão científica

No livro o autor implantou o conceito de Taylorismo argumentando que não era possível encontrar a melhor forma de executar um trabalho-tarefa.

Frederick Herzberg ― The Motivation to Work

Herzberg aborda em seu trabalho a dualidade entre satisfação e insatisfação, sendo que para ele apenas a responsabilidade, o desafio e o reconhecimento do trabalho podem determinar a satisfação que os indivíduos sentem no trabalho.

Lucien Karpik ― Expectations and Satisfaction in Work

Karpik informa que não é possível medir a satisfação no trabalho apenas observando a expectativa psicológica do trabalhador, sendo necessário verificar a sua posição social, a situação em que está inserido e as suas orientações.

Qual a importância da satisfação no trabalho para as empresas?

Produtividade

Foto: Depositphotos

O capital humano é o recurso mais valioso de uma empresa. Por isso, é importante que a companhia se preocupe em manter os trabalhadores sempre felizes para fortalecer alguns aspectos da organização.

1.  Turnover

Profissionais satisfeitos com o seu trabalho, geralmente, não terão motivos para pedir para sair de uma empresa. Com isso, o número de turnover fica menor, diminuindo os custos com essa despesa.

2.  Produtividade

Funcionários satisfeitos com as suas atividades no trabalho tendem a trabalhar corretamente, aumentando a produtividade e consequentemente apresentando melhores resultados.

3.  Engajamento

Quando os colaboradores percebem que a empresa se preocupa e valoriza seus funcionários, muitos apoiam a companhia e se dedicam mais ao seu trabalho. Além disso, se preocupam em compartilhar e engajar toda a equipe para alcançar os resultados.

veja também:
Como manter o foco no trabalho: veja 8 dicas para seguir

4.  Lucro

Ter um bom ambiente de trabalho, se sentir seguro na execução de suas atividades, se sentir reconhecido e valorizado são motivos que ajudam a melhorar o desempenho dos colaboradores. Com isso, todos trabalham em busca de alcançar os melhores resultados, diminuindo custos e aumentando o lucro.

Como gerar satisfação nos colaboradores?

Satisfação no trabalho

Foto: Depositphotos

Alguns colaboradores precisam ser estimulados diariamente por seus gestores para se manterem satisfeitos com o seu trabalho. Nesse momento, o líder possui um papel importante no desenvolvimento da sua equipe. Veja como gerar satisfação nos colaboradores.

1.  Incentive a formação

Para deixar os colaboradores satisfeitos é necessário incentivá-los a buscar experiências relevantes. Para isso, é importante criar projetos de formação dentro do ambiente de trabalho ou colaborar com os custos de cursos, treinamentos e palestras fora do trabalho.

2.  Trabalhe a comunicação

É tarefa da empresa informar e comunicar seus colaboradores sobre os seus objetivos, metas e como está o seu desempenho no trabalho. Dessa forma, o funcionário ficará mais satisfeito por saber onde precisa melhorar e como o seu trabalho tem contribuído para o sucesso da empresa.

3.  Se permita delegar

Por não se sentirem seguros muitos gestores assumem todas as responsabilidades e acabam sufocados de tarefas. Por isso, é importante formar pessoas dentro da equipe para desafiá-los e começar a delegar responsabilidades. Logo, o colaborador se sentirá mais feliz ao perceber que o seu gestor confia em seu trabalho.

4.  Desenvolva os colaboradores

O colaborador se sente mais satisfeito no ambiente de trabalho quando percebe que o seu gestor assume responsabilidades frente aos superiores, defende as suas ideias e incentiva o desenvolvimento do seu talento.

5.  Respeite os funcionários

Quando uma empresa respeita os seus funcionários, agindo com educação e atendendo as necessidades deles, deixa o ambiente muito mais leve e agradável. Sendo assim, os colaboradores passam a se sentir mais à vontade e satisfeitos na execução de suas atividades.

Com estas dicas você percebeu que a satisfação no trabalho é algo possível de ser alcançado. Porém, é necessário entender que empresa e funcionário devem andar lado a lado para chegar ao objetivo comum.