SEBRAE-RS abre processo para capacitar agentes de inovação

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Rio Grande do Sul (SEBRAE/RS), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), abriu inscrições para o processo seletivo de bolsistas para atuar no programa de inovação.

O Projeto Agentes Locais de Inovação 

O Projeto Agentes Locais de Inovação (Projeto ALI) tem como o objetivo facilitar a implantação da Gestão de inovação em pequenos negócios locais do estado do Rio Grande do Sul. Para isso, serão selecionados 75 bolsistas pelo CNPQ (na modalidade Extensão País – EXP), que participarão de uma capacitação e atuarão junto a 30 empresas selecionadas. 

O projeto terá duração total de 25 meses: a capacitação dos bolsistas terá duração de 1 mês e a atuação em campo, 24. 

Para participar do processo seletivo, é necessário possuir diploma de nível superior em cursos das áreas de: Administração, Finanças, Comunicação Social, Engenharia, Nutrição e Turismo. É necessário também possuir experiência profissional mínima de 6 meses nas áreas de gestão de negócios, tecnologia ou inovação. Outros pontos importantes para os candidatos são: possuir disponibilidade de participar da capacitação do SEBRAE-RS durante o mês de maio de 2020; não estar inscrito em outro  programa de bolsas do CNPQ; e não estar cursando outra graduação no momento. 

O processo seletivo

Todo o processo seletivo será realizado pela EGaion Consultoria, portanto, as inscrições do currículo deverão ser feitas exclusivamente através do seu site, até o dia 2 de março. 

O processo seletivo será realizado da seguinte forma: 

1ª etapa: Análise Curricular

Verificação dos candidatos que se enquadram nos pré-requisitos do processo seletivo. 

2ª etapa: Avaliação de Conhecimentos

Os candidatos realizarão uma Prova Objetiva, com 70 questões sobre Língua Portuguesa e conhecimentos específicos ao programa; e uma Prova Discursiva, consistindo em uma redação dissertativa sobre conteúdos específicos. 

3ª etapa: Avaliação Individual por Competências

Os candidatos passarão por uma avaliação oral sobre as competências específicas ao cargo, com uma banca composta por avaliadores do SEBRAE e EGaion. 

4º etapa: Avaliação Documental

Análise documental de certificados e diplomas que comprovem a experiência profissional e acadêmica dos candidatos.

Os 75 primeiros colocados na classificação participarão da capacitação realizada pelo SEBRAE e receberão bolsa-auxílio de R$2.000,00. A capacitação é dividida em 2 semanas de atividades à distância (EAD) e 2 semanas de atividades presenciais, das 9h as 18h, em Porto Alegre. 

Ao final da capacitação, os candidatos serão avaliados nos quesitos apresentados. Os 50 primeiros colocados serão indicados como bolsistas para o CNPQ e receberão bolsa-auxílio de R$4.000,00 ao mês, até a finalização do projeto ALI. 

Para saber mais sobre o programa e o processo seletivo, confira o edital completo em pdf.