Entenda quais são os setores de uma empresa e as principais atividades desenvolvidas

Quando uma empresa começa sem muitos recursos, é normal que haja apenas uma ou duas pessoas responsáveis por todas as tarefas. No entanto, na medida em que os negócios prosperam, é comum (e também necessário) que sejam contratados colaboradores para atuar nos mais diversos setores de uma empresa. Se você quer saber quais são eles e quais as principais atividades desempenhadas por cada um, acompanhe esta leitura.

Porque é importante entender quais são os setores de uma empresa?

Os setores de qualquer organização sofrerão modificações a partir do tamanho e das atividades que são executadas. Não existe um padrão técnico a ser seguido, pois cada um dos setores de uma empresa deve existir – ou não, de acordo com a necessidade de cada empresa. Entender como funciona os setores de uma empresa é tarefa fundamental para decidir com o que quer trabalhar ou onde você pode buscar ajuda na organização.

Embora haja particularidades em cada empresa, existem algumas funções que são essenciais para uma boa gestão, independentemente do tamanho e do ramo de atuação. Caso não exista um departamento próprio para alguma dessas áreas, provavelmente é porque as atividades estão sendo absorvidas por outro setor. Para entender quais são os principais setores de uma empresa, confira abaixo nossa lista, bem como quais são as suas funções características.

Setor administrativo

Dentre todos os setores de uma empresa, o setor administrativo é, sem dúvidas, o mais importante. Embora todos os departamentos sejam igualmente necessários, o setor administrativo é o responsável pelo planejamento estratégico e pela gestão das tarefas. Além disso, é o setor que coordena e fiscaliza os demais setores. Daí tamanha importância.

Assim, por deter os principais dados necessários para a tomada de decisões pelos executivos da companhia, o setor administrativo possui atuação macro. Em empresas menores, é comum que o departamento administrativo absorva outras áreas essenciais da administração, como o setor de recursos humanos e o financeiro, por exemplo.

Setor financeiro

Como o próprio nome já diz, o setor financeiro é responsável por administrar os recursos de todos os setores de uma empresa. O departamento financeiro é responsável pelo controle da tesouraria, dos investimentos e dos riscos. Além disso, efetua a gestão de contas e tributos, atuando em todo planejamento fiscal. A função do departamento financeiro é garantir recursos para que a empresa possa se manter ativa e competitiva no mercado.

Nas empresas maiores, é comum que o departamento financeiro seja separado do setor contábil. Nestes casos, o departamento de contabilidade atua nas tarefas do dia a dia, como por exemplo a atualização e controle do fluxo de caixa, as contas a pagar e todas as movimentações de ativos e passivos. Nessas ocasiões, o setor financeiro assume as funções específicas de estratégias, como a análise e decisões de investimentos ou redução de custos.

Setor de recursos humanos

O setor de recursos humanos, ou, setor de gestão de pessoas, é o departamento responsável pelo recrutamento do pessoal e pela gestão, de fato, dos colaboradores de determinada organização. O setor atua ainda nas soluções para conflitos, faz o controle os horários e frequência, bem como todas as especificidades que ocorrem no dia a dia. Em outras palavras, o foco desse setor é o público interno da empresa, ou seja, seu conjunto de funcionários.

Além disso, o setor é responsável pela criação e aplicação de políticas de treinamento, plano de carreira e campanhas motivacionais. O trabalho é sempre voltado a fim de estabelecer melhorias nas relações entre as equipes, prezando sempre pela qualidade de vida dos colaboradores e alta produtividade.

Setor comercial ou marketing

O setor comercial tem seu foco nos clientes externos da empresa. É o responsável pela divulgação dos trabalhos oferecidos e suas respectivas vendas, diretas ou indiretas. Tais atividades visam garantir a geração de receitas para a empresa. Dentre os setores de uma empresa, o comercial assume vital importância. Sem ele, não há estratégias de divulgação adequadas para conquistar novos clientes nem meios de fidelizar a clientela já conquistada.

Setor operacional

Quando há produção técnica na empresa, haverá o departamento operacional. Ele é o responsável por todo o processo de transformação dos insumos no produto final. Além disso, é responsável por fazer o controle de materiais, suporte logístico e gestão do uso e da manutenção das máquinas e equipamentos. Sua função principal e operar com produtividade, garantindo a excelência dos resultados, sem a incidência de imprevistos ou acidentes.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre cada um dos setores de uma empresa, já pode escolher onde pretende atuar

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre cada um dos principais setores de uma empresa, esperamos que essa leitura tenha contribuído para o seu crescimento profissional. Sem a intenção de esgotar o tema, existem outros setores possíveis de existirem nas empresas, como por exemplo o setor jurídico ou de tecnologia. E você, atua ou pretende atuar em qual setor?

Gostou do nosso artigo ou ficou com alguma dúvida sobre essa temática, não deixe compartilhar conosco nos comentários abaixo. Aguardamos seu contato.