7 sinais de que você foi aprovado na entrevista de emprego

Participar do processo seletivo para uma vaga de emprego pode deixar muitos candidatos inquietos esperando uma resposta. Afinal, a incerteza mexe com os ânimos e até mesmo a autoestima de quem está procurando uma oportunidade de trabalho. A demora de muitas empresas em darem um feedback (mesmo que negativo), contribui ainda mais com esses sentimentos.

É difícil saber com certeza que você conseguiu o emprego com base no seu desempenho na entrevista. No entanto, existem alguns sinais comuns que sugerem que você tem grandes chances de ser contratado ou chamado para mais uma etapa da seleção. Nesse artigo, listamos 7 sinais de que você foi aprovado na entrevista para você observar. Confira!

1. O entrevistador mostrou que ele gostou do que ouviu

Ao longo da entrevista, você respondeu a todas as questões que foram feitas de forma assertiva e segura. Mostrou-se um profissional responsável e preparado, num encaixe perfeito com expectativas para o cargo. Assim, ao analisar o engajamento do entrevistador, observe a sua linguagem corporal e as respostas que ele dá às suas perguntas. Se ele fez acenos positivos com a cabeça, manteve contato visual com você e até mesmo esboçou alguns sorrisos, é um sinal de que ele gostou do que ouviu.

2. O entrevistador informou os detalhes dos próximos passos

Ao final de cada entrevista, é normal que o entrevistador fale sobre os prazos e o próximo passo na seleção. Mas um sinal claro de que você foi aprovado é quando ele lhe dá detalhes sobre os próximos passos. Alguns exemplos são: a data e período previsto para a próxima etapa; quando pergunta a sua disponibilidade e quais são os canais onde podem te encontrar com facilidade. Em entrevistas finais, falar sobre período de notificação e data prevista de contratação também são sinais de aprovação!

3. O entrevistador se mostra aberto à negociar o salário

É muito comum que, quando o entrevistador não vê a possibilidade do candidato ser selecionado, ele não pergunte sobre as suas pretensões salariais. É um bom sinal quando o entrevistador pergunta sobre suas expectativas de remuneração e se mostra aberto à negociações. Nesse sentido, é possível que você tenha sido questionado se está participando de outros processos seletivos. Essa pergunta revela que ele está de olho em você e gostariam de te fazer uma oferta antes que outra empresa faça.

4. Você recebeu um tour pelo escritório e conheceu outros membros da equipe

Se você foi convidado para fazer um tour pelo escritório da empresa, fique atento: esse é outro sinal de que você foi aprovado na entrevista de emprego. A ideia de um tour pelo escritório é dar uma prévia de como o ambiente de trabalho é organizado e qual é o seu clima geral. Assim, dá uma noção para o futuro contratado do que ele encontrará no seu dia-a-dia.

Ou seja, conhecer o espaço de trabalho e equipe é algo importante. Significa, portanto, que os recrutadores estão seguros em tomar a decisão final e te contratar.

5. O entrevistador apresentou o cenário atual da empresa e os seus desafios para o futuro

Ao iniciar um processo seletivo, as empresas geralmente fazem uma breve descrição sobre a vaga e os pré-requisitos necessários para participar da seleção. Essas mesmas informações costumam se repetir ao longo da entrevista. No entanto, se o entrevistador dá mais detalhes sobre a situação atual da empresa, é porque ele te vê como um profissional que contribuirá com os projetos futuros. Ou seja, ao dar mais detalhes, ele te mostra quais serão os desafios e as expectativas sobre o seu trabalho na empresa.

6. O entrevistador fala em “quando” e não em “se”

Às vezes, uma palavra pode mudar o sentido de tudo. O uso de certas palavras é um grande indicativo de que você está próximo da contratação. Afinal, os recrutadores não costumam dar falsas esperanças para os candidatos. Por isso, é comum que os entrevistadores prefiram uma linguagem neutra. Ela aparece em perguntas como “Se você fosse contratado, como responderia a essa situação?”.

No entanto, no momento em que o entrevistador passa a usar a palavra “quando”, no lugar de “se”, é um sinal de que as coisas estão caminhando ao seu favor. O uso do “se” mostra que o entrevistador está pensando na possibilidade de você ocupar aquele cargo. Por outro lado, o uso do “quando” mostra que ele já está pensando nos seus próximos passos dentro da empresa.

7. O entrevistador contata as suas referências

É de praxe que os entrevistadores peçam contatos de referência para todos os candidatos de um processo seletivo. O objetivo de contatar referências é conferir se o que você falou sobre si mesmo (no currículo e nas entrevistas) é verdade. Ou ainda, se existe alguma informação importante sobre a vida profissional do candidato que possa fazer a empresa pensar duas vezes antes de contratá-lo.

Assim, ouvir coisas boas do empregador anterior do candidato dá mais confiança para os recrutadores de que eles estão tomando a decisão certa. Isso porque se o entrevistador decidiu entrar em contato com as suas referências, você pode ter certeza de que foi aprovado na entrevista. Isso significa que você teve um ótimo desempenho e, na visão do entrevistador, está apto a receber a oferta de emprego.