6 sinais de que você não se deu bem na entrevista de emprego

Após uma entrevista de emprego, geralmente, leva-se um tempo até receber uma devolutiva do recrutador. Neste período, é comum que o candidato fique ansioso para saber como foi seu desempenho. Porém, infelizmente, quando é dispensado, o profissional nem sempre recebe o feedback do motivo pelo qual foi descartado do processo. Mas saiba que é possível ao menos tentar identificar indícios que sinalizem se você se deu bem na entrevista ou não. Quer conhecê-los? Então confira a leitura a seguir e descubra alguns dos sinais de que você não se deu bem na entrevista de emprego.

Como foi seu desempenho na entrevista?

Sem dúvida, é frustrante receber uma negativa após uma entrevista de emprego. Contudo, conhecer os sinais que o levaram a ter um desempenho frustrado pode ser positivo. Tudo bem, não é possível voltar no tempo e mudar um comportamento ou uma resposta errada dada durante a entrevista. Mas é totalmente viável absorver um aprendizado das falhas do passado para não repeti-las na próxima oportunidade.

Se você acabou de sair de uma entrevista de emprego e está em dúvida se deixou um impacto positivo ou negativo sobre o recrutador, é possível observar alguns sinais e aliviar a angústia da espera pela resposta. Veja a seguir alguns indícios negativos, que podem sinalizar que não foi dessa vez que você será contratado.

1. Você preencheu os “vazios” entre uma pergunta e outra

Um dos sinais de ansiedade é mostrar-se desconfortável com pausas entre uma pergunta e outra que o recrutador venha a fazer. Mostrar-se incomodado com as pausas e tentar preencher estes momentos de silêncio pode ser um ponto negativo para o candidato.

2. Um de vocês falou muito mais que o outro

Nenhum extremo é interessante. Assim como para tudo na vida, o equilíbrio na entrevista de emprego também é fundamental. Durante a conversa, não é esperado que o entrevistado seja monossilábico, dando respostas curtas sobre todas as perguntas do recrutador. Por outro lado, assumir um monólogo e não dar espaço para o entrevistador fazer as perguntas também conta de forma negativa. Por isso, busque o equilíbrio: demonstre engajamento ao responder às perguntas do entrevistador, mas não se prolongue demais.

veja também:
Ética profissional: as principais condutas e benefícios no trabalho

3. Você demonstrou saber pouco ou nada sobre a empresa

Uma dica que sempre costumo dar por aqui é que o candidato estude sobre a empresa antes de comparecer uma entrevista de emprego. Provavelmente, o recrutador irá perguntar o que você sabe sobre a empresa. Responder que não sabe nada pode passar a mensagem de desinteresse ou de descuido.

4. Você mentiu em alguma das respostas

Não é raro que candidatos aumentem ou inventem habilidades e competências para tentar conquistar a vaga de emprego. Contudo, esta informação pode ser percebida pelo recrutador ou até verificada posteriormente. Neste caso, é eliminação na certa. Não há problema em responder que não possui determinada competência, desde que você demonstre disposição em adquiri-la. Se falar inglês é desejado, por exemplo, mas você ainda está no nível intermediário, você pode explicar que está cursando o idioma e que, em breve, está seguro de que conquistará a fluência.

5. Você falou sobre ser a escolha certa para a vaga

É claro que o objetivo de uma entrevista de emprego é que o recrutador identifique se o candidato possui o que é necessário para preencher a vaga. Não há nenhum problema em demonstrar autoconfiança. Contudo, a linha que separa a autoconfiança da prepotência pode ser tênue. Não deixe de falar sobre suas habilidades e conquistas, mas espere a ocasião oportuna e tente não exagerar no tom ao expressar como acredita ser bom no que faz.

6. Você reproduziu na entrevista um discurso ensaiado.

É fundamental se preparar para uma entrevista de emprego. Pensar em como irá responder a algumas perguntas é até uma estratégia para diminuir a ansiedade e insegurança que possam surgir durante a conversa. Porém, nenhum recrutador quer ouvir frases prontas e decoradas. Especialmente quando se tratarem de respostas padronizadas, ao dizer o que se acredita que o outro queira ouvir. Um exemplo comum é dizer que seu defeito é ser perfeccionista. Tente ser espontâneo e honesto.

Sinais positivos na entrevista

Ao contrário dos sinais apresentados anteriormente, caso o entrevistador tenha demonstrado interesse na conversa, apresentado o local de trabalho ou demorado mais do que o previsto para a entrevista, pode ser que seu desempenho tenha sido satisfatório e que você conquiste a vaga desejada.

veja também:
Wix: como fazer um site, vantagens e desvantagens

Outros indícios favoráveis são a apresentação de todos os benefícios do cargo, além do salário, e apresentação da política da empresa. Além disso, se ele der orientações sobre as próximas fases do processo seletivo, você possivelmente foi aprovado para a próxima etapa.

Prepare-se e tenha melhores resultados na próxima entrevista

Caso você tenha identificado algum dos sinais de que você não se deu bem na entrevista, não se martirize. Ou, ainda, caso o recrutador não tenha dado nenhum dos sinais positivos que mencionei acima, não significa que a vaga não seja sua. Entretanto, caso não tenha sido dessa vez, não desanime. Faça uma retrospectiva da entrevista e pense em como melhorar seu desempenho na próxima.

E mesmo que você tenha acertado na postura e saído com uma avaliação positiva da entrevista, mas mesmo assim não seja contratado, não se sinta fracassado. Às vezes, a empresa identifica mais de um candidato com potencial para a vaga, e tem que decidir por pequenos detalhes. Acredite, sua hora vai chegar! Enquanto isso, continue se capacitando e correndo atrás das oportunidades.

Aproveite que já está por aqui e visite mais alguns artigos sobre emprego e carreira.  Ainda não foi dessa vez que conquistou a vaga? Continue se preparando para ter um desempenho ainda melhor na próxima entrevista. Foi contratado? Parabéns! Estude um pouco sobre etiqueta e bom senso no trabalho.

Espero que este conteúdo tenha sido esclarecedor e seja útil para seu dia a dia. Caso ele tenha lhe ajudado, compartilhe-o e ajude outras pessoas.