8 sinais que você precisa de férias do seu trabalho urgentemente!

Férias é aquele momento para relaxar, desligar a mente do trabalho e se concentrar unicamente em você. É certamente um dos períodos mais aguardados do ano, que vem com muitos planos de viagens, de se divertir com a família e/ou os amigos.

No entanto, a aproximação das férias têm se tornado cada vez mais conturbado, com o aumento da taxa de trabalhadores que têm medo de serem demitidos após o retorno das férias. Ou até mesmo das pessoas que têm que adiar as suas férias ou vender parte delas para dar conta de uma demanda de produção no trabalho.

Mas trabalhar sem qualquer tipo de descanso não é uma atitude saudável. É o período para se desconectar do clima e da rotina do escritório e retornar com uma energia renovada. Neste artigo, vamos te falar 8 sinais que você precisa de férias urgentemente. Confira:

1. O trabalho tem consumido a sua vida

O trabalho tem tomado todo o seu tempo. Seja pela necessidade de aumentar a sua jornada e fazer horas-extras para finalizar um projeto ou porque você simplesmente não consegue se desligar da papelada mesmo quando está fora do escritório. Se você vive os seus dias em função do trabalho, e esquece os outros aspectos da sua vida, você precisa urgentemente de férias!

2. Você tem sentido o estresse do dia-a-dia no corpo

O estresse não afeta somente as nossas emoções. Quando nos sentimos sobrecarregados no trabalho e passamos por situações de estresse acumulado, podemos começar a sentir alguns efeitos disso diretamente no corpo. Assim, além dos sintomas mais comuns como a dor de cabeça, sintomas mais graves podem aparecer, como fadiga ocular, problemas gastrointestinais, dores nas costas ou em pontos localizados, tontura… A queda do sistema imunológico também tem relação à exaustão e o estresse acumulado, e pode te tornar mais suscetível a vírus, como o da gripe, por exemplo, ou a infecções.

3. Você está tendo dificuldades para dormir

Em uma situação de estresse, é muito mais difícil deitar na cama e conseguir relaxar completamente para ter uma boa noite de sono. A qualidade do nosso sono está diretamente ligada à qualidade de vida que temos. É através de um sono saudável que nos recuperamos dos esforços físicos e mentais que executamos durante o dia. O sono também tem papel importante para a consolidação da nossa memória e cognição e também na prevenção de doenças.

O estresse do dia-a-dia é uma das principais causas da insônia e das poucas horas disponíveis para dormir, que causa uma má recuperação física e mental. Isso faz com que a cada dia, exista uma sobrecarga e aumento do estresse.

4. Você sente falta do convívio social

Se o seu trabalho tem diminuído o seu tempo de lazer com a sua família e amigos ou tem ocupado a sua mente até mesmo nestes momentos, você definitivamente precisa de um tempo afastado. Quando estamos nestas situações, a comunicação se torna falha e pode gerar aborrecimentos e frustrações que podem influenciar o seu relacionamento com as pessoas a sua volta.

5. Você compensa o estresse com escolhas não-saudáveis

Você está tão estressado que acaba descontando suas frustrações em comportamentos (mesmo que inconscientes) que podem afetar negativamente o seu desempenho cotidiano, seja no trabalho ou em outros aspectos da sua vida. Lembre-se que o bem-estar vêm acompanhado de hábitos saudáveis de vida! Por isso, cuidado para não descontar as suas frustrações nos salgadinhos, doces, na junk food e no álcool.

6. Você está cometendo erros básicos no trabalho

A dificuldade em se concentrar e a fadiga ocular são sintomas muito comuns em pessoas que estão passando por situações de estresse prolongado. O resultado é a diminuição da atenção nos processos realizados, ocasionando no aumento de erros no trabalho.

7. Os problemas mais simples têm se tornado difíceis de resolver

Como consequência da dificuldade de concentração, os problemas mais simples ou projetos que você já estava acostumado a fazer se tornam muito mais difíceis de seres resolvidos. Eles podem inclusive, acabar virando uma verdadeira pedra no seu pé, daquelas que estão sempre ali, incomodando. Dessa forma, o seu desempenho no trabalho tende a diminuir cada vez mais.

8. Você não se sente mais engajado no trabalho

As segundas-feiras se tornam o seu pesadelo, indicando o início de mais uma semana cheia de trabalho e potencialmente mais estresse. Afinal, é difícil realizar um trabalho em um situação tão desconfortável e negativa. Neste ponto, por mais que você goste do que faz e se interesse pelos processos da empresa, o trabalho não consegue mais te engajar. Você precisa de um tempo fora para se recuperar.