8 sites para conversar com estrangeiros e aprender um novo idioma

Aprender uma nova língua pode ser um verdadeiro desafio! São novas palavras, novas regras gramaticais, novas culturas, novas formas de falar e se comunicar com as pessoas. Para facilitar o aprendizado de línguas estrangeiras, é sempre recomendado que os alunos passem a ter mais contato com o idioma, seja através de músicas, filmes ou outros elementos de cultura popular e até mesmo conversando com falantes nativos. 

Você já pensou em conhecer e conversar com estrangeiros através da internet e melhorar o seu nível em determinada língua? Neste artigo, separamos 8 sites (gratuitos e pagos) para conversar com estrangeiros. Confira!

Gratuitos

1. HiNative

Ao aprender um novo idioma, você pode ter pequenas dúvidas sobre a tradução de uma palavra ou a utilização de um termo ou gíria em uma região específica. Essas dúvidas podem ser retiradas diretamente com falantes nativos do idioma estudado através do HiNative. O site funciona como um fórum de perguntas e respostas que pode ser utilizado até por quem está no nível iniciante de diversos idiomas, como inglês, espanhol, italiano, francês, alemão, coreano, japonês, chinês, russo, entre outros. Outro detalhe é que você também pode interagir no fórum respondendo dúvidas de estrangeiros que estão aprendendo a língua portuguesa. 

O HiNative possui uma versão web e um aplicativo gratuito, disponível para os sistemas Android e iOS

2. Interpals

 

Criado em 1998, o Interpals foi por muito tempo o principal meio de encontrar e conversar com pessoas ao redor do mundo. Nesta época, a comunicação era feita através de cartas ou de e-mails, mas com a modernização, o site foi reformulado e se tornou um local de bate-papo com o objetivo de propiciar trocas culturais e o aprendizado de línguas estrangeiras. 

Para utilizar o Interpals, é só criar um cadastro gratuito e verificar os membros online para começar a conversar ou especificar o idioma que você está aprendendo para ter acesso à pessoas que estão interessadas em dar suporte aos estudos e tirar dúvidas sobre o seu idioma nativo.

3. Speaky

O Speaky é uma plataforma de bate-papo para a prática de conversão com falantes nativos de cerca de 110 línguas e 180 países. O principal diferencial do Speaky para os outros sites é a possibilidade de realizar chamadas de vídeo através da plataforma. Assim, a conversação entre falante nativo e estudante se torna mais eficiente e interessante, pois será possível praticar a pronúncia e a escuta do idioma a ser aprendido. Além das videochamadas, a plataforma conta com um chat de mensagens de texto, que possui um sistema automático de tradução e correção para auxiliar quem está aprendendo o idioma.

Acesse o Speaky através da versão web ou do aplicativo gratuito, disponível para Android ou iOS.

4. Busuu

 

Plataforma de aprendizado de línguas estrangeiras, o Busuu conta com lições para estudantes de nível iniciante à avançado, criados por especialistas no ensino de línguas. Além das lições, também é possível conversar com estrangeiros para tirar dúvidas sobre a língua, aperfeiçoando o vocabulário e o uso da gramática. 

Embora possa ser utilizado gratuitamente, o Busuu também possui um plano pago, onde os usuários podem acessar todos os recursos da plataforma e aprender até 12 idiomas. 

Acesse o Busuu na versão web ou através do app, disponível para sistemas Android ou iOS gratuitamente.

5. Polyglot Club

O Polyglot Club é um site de origem francesa que tem como objetivo criar uma comunidade de intercâmbio cultural. Pode ser utilizado tanto para o treino de conversação de idiomas com falantes nativos como para conhecer estrangeiros e fazer novas amizades. 

Para participar, é só criar um cadastro gratuito no site e navegar pelas diferentes categorias do site, que incluem chats, fóruns de dúvidas, correções, oferta de serviços de tradução, escrita, interpretação e ensino de línguas e também eventos presenciais criados por membros do Polyglot Club. 

Pagos

6. Cambly

Para quem está interessado em aprender a língua inglesa, o Cambly é uma plataforma de ensino focado na conversação com professores dos Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Austrália. Embora se tratem principalmente de conversações, as aulas não só indicadas para alunos de nível avançado. 

As aulas ocorrem através de chamadas de vídeo, em horários combinados previamente entre o professor e o aluno. A plataforma do Cambly também conta com traduções automáticas no chat de texto, permitindo que o aluno escreva mensagens no seu idioma nativo e o professor consiga lê-lo em inglês.  Outro detalhe é que as aulas ficam gravadas na plataforma e podem ser revistas pelo aluno quando quiser. 

Os planos de assinatura e os preços dependem de quanto tempo o usuário gostaria de praticar o idioma por semana. Você pode acessar o Cambly também através do aplicativo para Android e iOS

7. Coeffee

O aprendizado de uma nova língua nem sempre precisa ser algo tão formal, é essa a premissa que o Coeffee oferece. Na plataforma, os usuários podem aprender diversos idiomas através de jogos educativos que podem ser jogados sozinhos ou com outros usuários. Neles, é possível aprender gramática, novos vocabulários e testar a sua pronúncia. E para as dúvidas que surgirem ao longo do caminho, os usuários podem utilizar um chat privado para conversar com falantes nativos no idioma que está aprendendo. 

O ponto negativo do Coeffee é que o seu site está disponível somente em inglês. 

8. Verblying

Para conectar alunos à professores falantes nativos de diversos idiomas, o Verblying possui uma plataforma integrada que permite a realização de aulas e solução de dúvidas. Para começar, é só criar um cadastro no site e conferir os professores disponíveis no idioma escolhido. É possível conferir o perfil de cada professor e saber a sua origem, a quantidade de aulas que já deu, seus interesses pessoais, o valor da sua hora/aula e a disponibilidade da sua agenda. Quando encontrar o professor que melhor se encaixa no seu perfil, é só entrar em contato para começar as suas aulas!

O Verblying também pode ser acessado pelo aplicativo grátis, disponível para Android e iOS

3000