Tem qualificações demais? Como responder sobre ser sobrequalificado na entrevista

De acordo com o IBGE, em janeiro de 2019, o desemprego atingiu 12,7 milhões de brasileiros. Fazem parte deste grupo pessoas de diferentes perfis de idade, escolaridade e experiência profissional. Devido a este cenário, não é raro encontrar profissionais que se proponham a candidatar-se a vagas que exijam menos qualificações e que ofereçam salários mais baixos. Em casos como este, é provável que o recrutador faça a seguinte pergunta: “Você acha que tem qualificações demais para este cargo?”. Para saber como responder esta pergunta, acompanhe a leitura deste artigo!

O que está por trás desta pergunta

Para saber como responder à pergunta “Você acha que tem qualificações demais para este cargo?”, vale refletir sobre o que estimulou o recrutador a fazer tal questionamento. É possível que a vaga exija menos qualificações do que o candidato já possui, ou que o salário esteja relativamente abaixo do último recebido.

A preocupação da empresa pode ser a incerteza da permanência do profissional no cargo. É possível que o empregador entenda que, em uma próxima oportunidade, o profissional rapidamente deixe o cargo. E então, como passar segurança ao recrutador?

Passe segurança sobre seu desejo na vaga

É claro que quem procura um emprego precisa do salário. Mas há outros fatores que levam um candidato a escolher participar de determinado processo seletivo. Entre eles, estão o perfil da empresa, as atribuições do cargo e proximidade de casa.

Uma forma de se destacar ao responder ao questionamento a respeito de sobrequalificação é passar segurança ao recrutador. Caso você esteja apto a ter uma redução salarial em detrimento de maior proximidade de casa ou pelo perfil da empresa escolhida, seja honesto.

Já se você ocupou, por exemplo, um cargo de coordenação em sua área de atuação e não se identificou com as atribuições do cargo de liderança, é possível responder de forma transparente. Destaque o prazer em realizar o trabalho de sua profissão em si, independente de estar “abaixo” do seu currículo.

Mostre que ser sobrequalificado é positivo para o cargo

Responda para o recrutador de forma a mostrá-lo que as experiências acumuladas em sua carreira são favoráveis ao cargo, tornando-o o melhor candidato para a vaga. Exemplifique como determinadas qualificações poderão ser aplicadas no dia-a-dia do trabalho para o qual está concorrendo. Assim, o “excesso” de qualificações torna-se algo positivo, ao invés de ser um ponto negativo no processo de seleção.

Demonstre constância

Se a preocupação com a sobrequalificação do profissional é por medo de perdê-lo em pouco tempo, vale a pena mencionar longas permanências em cargos previamente ocupados. Isto poderá dar mais segurança à empresa de que você não é um profissional que se entedia com o trabalho e que não sairá rapidamente do cargo ocupado.

Procurando mudar de área?

Se você está procurando uma nova área de atuação dentro de sua profissão, é comum que tenha que começar em um cargo mais baixo para adquirir experiência. Se este for o seu caso, é possível ter uma vasta experiência com diversas qualificações em empregos anteriores. Mas vale deixar claro para o recrutador que você deseja iniciar nesta nova área, e que está disposto a receber um salário mais baixo por compreender que está se inserindo em um novo caminho profissional.

Se o seu objetivo é mudar de área, é possível fazer o ajuste já no seu currículo. Não precisa dedicar tanto espaço a conteúdos que não sejam relevantes ao novo cargo desejado. Apenas mencione o local trabalhado, o período e cargo ocupado. A sobrequalificação no currículo pode levá-lo a ser eliminado do processo seletivo ainda antes da entrevista de emprego.

Repense sua candidatura

Se você está já há algum tempo dentro do grupo que mencionamos no começo do artigo (desempregados buscando colocação profissional) é possível que realmente esteja se sujeitando a candidaturas abaixo de seu perfil profissional para não continuar desempregado. Assim, a preocupação do recrutador é válida, pois imagino que, ao encontrar nova oportunidade mais de acordo com seu currículo, você deixará o cargo.

Por isso, pense bem: esta vaga é realmente para você? Ou é melhor continuar procurando e buscar novas estratégias para se destacar no mercado? Aceitar uma vaga com um perfil salarial  e de atribuições abaixo de sua carreira prévia pode acabar sendo desmotivante.

“Você acha que tem qualificações demais?”

Neste artigo, demos dicas de como responder à pergunta sobre ser sobrequalificado para o cargo. Espero que este conteúdo tenha sido útil para você. Caso ele tenha o ajudado, compartilhe-o em suas redes sociais! Veja também as principais perguntas feitas em entrevistas de emprego.