Soft skills: quais as empresas buscam e como desenvolver

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, é natural que as empresas procurem alternativas além de experiência, habilidades e capacidades técnicas. Diante desse cenário, as soft skills começaram a ganhar relevância.

Portanto, se você está buscando construir uma carreira em grandes empresas e quer ter o seu trabalho reconhecido, é bom conferir o que as organizações estão valorizando em um profissional.

Acompanhe nesse post o que são soft skills, quais são valorizadas pelas organizações, o que as empresas estão buscando nos profissionais e como você pode desenvolver essas competências.

O que são Soft Skills?

As soft skills estão relacionadas à competência e personalidade de um profissional. No caso, as habilidades são particulares porque estão diretamente ligadas a relação e interação com outras pessoas.

O termo envolve tudo que está relacionado às aptidões mentais, sociais e emocionais de um profissional. No entanto, são habilidades difíceis de serem avaliadas e não estão associadas com a capacidade técnica.

Quais são as soft skills mais valorizadas pelas organizações?

Algumas soft skills são extremamente valorizadas pelas empresas, pois as organizações já perceberam que contratar profissionais com esses perfis é totalmente positivo. Confira quais são as soft skills mais prestigiadas pelas companhias.

1.  Trabalho em equipe

O que uma empresa mais quer é contar com uma equipe que se relacione muito bem, troque experiências e promova um ambiente colaborativo. Por isso, saber trabalhar em equipe é algo bastante valorizado pelas organizações.

2.  Facilidade de aprender

A facilidade de aprender por conta própria para adquirir novos conhecimentos é essencial para o desenvolvimento de um profissional. Contratar um especialista que está em constante evolução é um grande trunfo para as empresas.

3.  Capacidade de resolver problemas

Contar com um profissional que consegue resolver os problemas sem precisar recorrer aos seus superiores é o que as empresas mais estão buscando. Funcionários com esse perfil são proativos e possuem um bom feeling para diferenciar os tipos de problemas.

4.  Gestão do tempo

O dia de um profissional é sempre muito agitado e se não fizer uma boa gestão do tempo é capaz de não realizar todas as tarefas. Por conta disso, as empresas estão procurando e valorizando funcionários que saibam priorizar as atividades.

5.  Atitude positiva

Enxergar oportunidades em cada situação, mantendo sempre uma atitude positiva é algo muito valorizado pelas empresas. Esse tipo de profissional tem a capacidade de engajar a equipe em busca do objetivo em comum.

veja também:
Tem qualificações demais? Como responder sobre ser sobrequalificado na entrevista

6.  Boa comunicação

O profissional que consegue se antecipar aos problemas e não permite que os processos fiquem parados por falta de informação são extremamente prestigiados pelas organizações. Além disso, são pessoas alegres, simpáticas e que conseguem se relacionar muito bem.

O que as empresas estão buscando nos profissionais?

Buscando em funcionários

Se você quer construir uma carreira de sucesso é preciso entender o que as empresas estão buscando nos profissionais. Veja quais são as soft skills que fazem a diferença em qualquer seleção.

1.  Foco no cliente

O objetivo da empresa é que o funcionário preste um bom atendimento e se dedique a resolver os problemas dos clientes.

2.  Facilidade de comunicação

Nesse quesito o que a empresa espera é que o profissional consiga se expressar de forma clara e objetiva para se fazer entendido em suas colocações.

3.  Poder de colaboração

O profissional precisa entender a importância de cooperar com a equipe para manter um ambiente de trabalho mais saudável e fazer com que as atividades sejam realizadas com êxito.

4.  Vontade de aprender

As empresas estão em busca de profissionais que não tem medo de sair da zona de conforto e estão sempre procurando adquirir novos conhecimentos.

5.  Relacionamento interpessoal

O relacionamento interpessoal é fundamental para conectar os funcionários e manter uma coordenação entre os setores. Por isso, as organizações estão preocupadas em contratar funcionários com esse perfil.

6.  Habilidade organizacional

Para as companhias os profissionais precisam de habilidade organizacional para entender a complexidade que envolve uma empresa.

7.  Inteligência emocional

O equilíbrio emocional aliado com a capacidade de trabalhar sob pressão são características bem vistas pelas empresas, pois demonstram que o profissional possui uma inteligência emocional.

8.  Flexibilidade e Adaptabilidade

O profissional que consegue se reinventar e se reestruturar está à frente do mercado. Portanto, estão na mira de muitas empresas.

9.  Liderança de equipe

Liderar equipe é para poucos, já que nem todos os profissionais têm a capacidade de motivar e engajar equipes. Por conta disso, as organizações estão valorizando profissionais que apresentam essa característica.

Como desenvolver soft skills?

Se você precisa desenvolver ou fortalecer as suas soft skills, saiba que é possível seguindo algumas dicas. Acompanhe o que você pode fazer:

veja também:
Análise SWOT pessoal: saiba como fazer

Pratique o feedback

Praticar o feedback contínuo é fundamental para que o funcionário compreenda quais são seus pontos fortes e onde consegue apresentar um melhor desempenho. Portanto, peça aos seus colegas de trabalho, gestor e até familiares que faça uma avaliação das suas soft skills.

Reconheça e estimule seus potenciais

Nem sempre o profissional reconhece seus potenciais, deixando de se destacar pelas suas particularidades. Sendo assim, é importante que o funcionário aprenda a reconhecer suas melhores habilidades e passe a estimulá-las.

Aprenda a gerenciar seu tempo

Aprender a gerenciar seu tempo é fundamental para concluir todas as suas tarefas com sucesso. Portanto, quando você for interrompido enquanto estiver realizando uma atividade, saiba dizer não de maneira educada, sem deixar de mostrar boa vontade.

Trabalhe o autoconhecimento

O profissional que deseja aprimorar ou descobrir seus soft skills que ainda não foram desenvolvidos deve praticar o autoconhecimento, pois nem sempre é possível identificá-las no processo de feedback.

Administre suas emoções

O profissional que aprende a administrar suas emoções, não se abala e nem reage instantaneamente. Dessa forma, consegue manter o foco e o corpo relaxado, sem deixar de ficar alerta com tudo que acontece ao seu redor.

Atualmente, as competências técnicas não são suficientes para fazer o profissional se destacar no mercado e construir uma grande carreira. Dessa forma, é preciso descobrir novas habilidades ou desenvolver as que você já tem.

Por isso, as soft skills estão cada vez mais sendo valorizadas pelas organizações. Assim sendo, se você deseja ser um profissional disputado e prestigiado pelas empresas, sigas as dicas que compartilhamos neste post.