TCC: o que é o trabalho de conclusão de curso e para que serve?

Se você vai iniciar a via acadêmica em breve ou se começou seu curso de graduação recentemente, pode ser que possua dúvidas como: o que é TCC e como fazer? O que é TCC e monografia? Tem diferença? Como se faz um TCC passo a passo? Se você não sabe as respostas para estas perguntas, fique calmo! Iremos, neste artigo, familiarizá-lo com o Trabalho de Conclusão de Curso, o tão falado (e tão temido) TCC. Boa leitura!

Com vocês, o TCC!

Todo curso de graduação ou pós-graduação tem um TCC. Em alguns cursos técnicos, ele também é uma exigência. Este é o maior trabalho que o aluno irá realizar ao longo de seu curso, tanto no quesito extensão quanto em qualidade e aprendizado.

Não é à toa que o período para a elaboração do TCC varia, em média, de um ano ou até 3 semestres. O TCC pode ser realizado de forma individual, em dupla ou grupo (de acordo com normas do curso) e sob o apoio de um professor orientador.

Diferente dos demais trabalhos da faculdade, ele não será avaliado unicamente por um professor, mas por uma banca avaliadora.

Apesar de poder ser cobrado de diferentes formas, como você verá adiante, o TCC tem estrutura global dividida em 3 partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Tipos de TCC

É comum que os alunos se perguntem, por exemplo, sobre a diferença entre um TCC e uma monografia; ou entre o TCC e um estudo de caso. Na verdade, tanto a monografia quanto o estudo de caso são formatos de apresentação do TCC. Contudo, quem decide sobre este formato, em geral, não é o aluno.

O TCC é parte do projeto pedagógico do curso (todo curso tem o seu). Nele, há o Regulamento do TCC, onde poderá ser identificado o tipo do TCC, forma de apresentação, orientação, formas de entrega, etc.

Se você quer já começar a se preparar para o seu TCC, consulte o site da sua faculdade, encontre o projeto pedagógico de seu curso e conheça melhor sobre o tipo de TCC solicitado.

Veja a seguir alguns formatos que o TCC pode apresentar:

Monografia

É uma dissertação que se dispõe a estudar um assunto específico a fundo, por completo.

Estudo de caso

É um método de investigação qualitativo que busca explicar como ou por que um evento acontece.

Revisão de bibliografia

É uma visão geral sobre um tema, a partir dos estudos de alguns autores competentes no assunto.

Relatório de pesquisa

Apresentação de como um projeto foi realizado, como foram coletados os dados e quais foram os resultados identificados.

Projeto arquitetônico e/ou urbanístico

Modelo de TCC pedido em cursos de Arquitetura e Urbanismo.

Plano de negócio

Mais comum em cursos da área de administração e pós-graduações.

Paper

É como um artigo científico, só que menor e mais resumido.

Projeto experimental

Pode ser um trabalho relacionado a mídias digitais, rádio, TV, entre outros. É o formato mais comum em cursos como Jornalismo.

Escolha do tema

Depois que você já conhece o tipo de TCC que deverá fazer, pode começar a pensar na escolha do tema. É importante que ele seja de interesse e afinidade do aluno. Mas não basta escolher um tema que já foi amplamente estudado por outros alunos em TCC. É importante identificar uma questão-problema a ser respondida, e que o assunto tenha relevância no meio acadêmico/ científico.

veja também:
Como fazer um relatório: o que é, estrutura e dicas passo a passo

Mas não se preocupe em pensar que deverá fazer esta escolha sozinho. O professor orientador costuma oferecer recomendações, que auxiliam no processo de decisão do aluno.

Quem participou de algum projeto paralelo durante o curso, como a iniciação científica, pode ter maior facilidade na hora de escolher o tema e até na produção de seu TCC, já que os formatos e práticas para a construção destes dois tipos de trabalho são muito parecidos.

Portanto, se você ainda está começando sua graduação, não deixe passar a oportunidade de se inserir em um projeto como estes! Ele pode fazer grande diferença não só para seu TCC, mas também para sua vida profissional.

Objetivos do TCC

Mas para que serve, afinal, o TCC? Só para dar dor de cabeça ao aluno? Não!

O que diferencia grandemente o curso superior do Ensino Médio, por exemplo, é que nele um novo conhecimento é produzido / construído. É no TCC que o aluno mostra sua capacidade de realizar uma pesquisa e produzir conhecimento científico, habilidades conquistadas durante a graduação.

Caráter científico do TCC

Para ter sucesso em seu TCC, é preciso haver embasamento teórico de fontes confiáveis. Hoje em dia, a maioria das informações é adquirida por meio da internet. Por isso, cuidado com os sites utilizados. De preferência, busque conteúdo de sites de universidades; bibliotecas científicas eletrônicas, como o Scielo; e de categorias de classe, como a OAB, CRM, entre outros. Ah, e não dispense o conteúdo impresso, como o bom e velho livro.

Sobre as referências utilizadas em seu trabalho, busque preferencialmente conteúdo produzido há até 10 anos, no máximo. Recomenda-se utilizar produções mais antigas apenas em caso de ausência de conteúdo mais recente

Papel do professor orientador

O professor orientador é quem vai caminhar com você durante a produção de seu TCC. Ele pode auxiliar na escolha do tema e na indicação de fontes confiáveis de pesquisa para usar como referência de seu trabalho.

Para maior eficiência no TCC, é interessante escolher aquele professor que possui maior conhecimento da área sobre a qual o aluno produzirá conteúdo. Ao longo do desenvolvimento do trabalho, ele poderá também tirar dúvidas, fazer correções e sugestões.

Por se tratar de um momento de grande estresse para a maioria dos formandos, é importante escolher um orientador com quem o aluno tenha um bom relacionamento.

Atenção ao cronograma

Algumas pessoas têm o hábito de procrastinar na realização de suas tarefas; ou seja, deixam as obrigações para depois. É comum encontrar alunos que, ao se depararem com dois, até três semestres de trabalho, entrem na zona de conforto, acreditando que terá tempo hábil para concluir o TCC.

veja também:
Normas ABNT: regras e exemplos de formatação de trabalhos acadêmicos

A questão é que há uma justificativa pedagógica para o tempo estipulado pela faculdade para o desenvolvimento de seu TCC. Por isso, esteja sempre em dia com seu cronograma.

Se possível, estabeleça metas pessoais para elaborar cada passo de seu TCC e evite concluir cada um deles em cima da hora. O atraso de uma etapa pode levar a um “efeito dominó”, atrapalhando a produção de todo o restante do trabalho. Como consequência, você terá um trabalho de baixa qualidade ou que não será concluído a tempo, o que implicará em reprovação no curso e maior demora em conquistar seu diploma.

Normas ABNT

Dentre todas as peculiaridades do TCC, sem dúvida, a que mais causa desespero nos alunos é a aplicação das normas de formatação.

Pode haver padrões diferentes de uma instituição de ensino para outra. Dentre os cursos da área da saúde, por exemplo, o modelo Vancouver é o mais usado. Já para os demais cursos, o modelo adotado normalmente é o da ABNT.

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) normatiza a forma como trabalhos científicos devam ser publicados, com o objetivo de validar o trabalho e facilitar o entendimento do conteúdo científico em diferentes localidades e no tempo.

A respeito do TCC, o aluno deve se atentar às normas ABNT em relação a:

  • Estilo e tamanho de fonte;
  • Espaçamento entre linhas;
  • Alinhamento;
  • Margens;
  • Paginação;
  • Citação;
  • Sumário;
  • Resumo;
  • Capa;
  • Folha de rosto;
  • Referências, entre outros.

Para aplicar as normas ABNT de modo correto em seu TCC, confira estas dicas, além das orientações da sua faculdade.

Entrega e apresentação do TCC

Com o TCC pronto, ainda resta a parte final: a apresentação. Ela pode ser feita de algumas formas, mas a principal é a apresentação para a banca avaliadora. Você deverá discorrer de forma resumida sobre o trabalho que elaborou, respeitando a lógica de introdução, desenvolvimento e conclusão. Recursos visuais e digitais podem ser usados para melhorar a dinâmica de sua apresentação. Parte de sua nota será atribuída pela sua apresentação.

Entendendo o TCC

Aqui, você conheceu o que é o TCC, para que serve, quais são alguns tipos e outras características deste momento da formação. Planeje-se e não caia na ilusão de seguir o caminho mais “fácil”, buscando modelos de TCC prontos. Além de prejudicar seu aprendizado, você poderá ser reprovado.

Espero que este conteúdo tenha sido útil para sua vida acadêmica. Caso ele tenha te ajudado, compartilhe-o em suas redes sociais! Para mais dicas sobre a vida acadêmica, profissional e carreira, continue em nossa página.