Team building: o que é, importância e como aplicar

O sucesso de uma empresa está longe de depender apenas de seu fundador. A equipe é o elemento principal para o desenvolvimento de uma corporação. Com isso, o Team Building deve ser extremamente valorizado.

Mas o que significa esse conceito e como ele pode transformar a sua empresa? Continue a leitura e confira!

O que é Team Building?

O termo em si significa “Construção de time ou equipe”. E essa é a sua melhor definição.

Essa modalidade tem o objetivo de unir uma equipe. Dessa forma, estreitando os laços e fazendo com que eles se vejam como mais que apenas um grupo de pessoas.

Com isso, melhorando o relacionamento entre essas pessoas e facilitando a comunicação.

Essa estratégia é a melhor forma de melhorar o desempenho e aumentar o rendimento de uma empresa. Afinal, quando uma equipe veste uma mesma camisa com paixão, fica fácil superar os objetivos.

Dentro de uma corporação, é preciso que as pessoas falem uma mesma língua. Não no sentido de idioma, mas de propósito. Todas as pessoas precisam querer uma mesma coisa: avanço e crescimento.

Sendo assim, quanto mais uma equipe é unida e trabalha de forma unida, mais fácil é alcançar e bater metas.

A importância do Team Building

Uma equipe bem estruturada é essencial para qualquer corporação, mas, mais que isso, é preciso que essas capacitações andem juntas.

Através de uma equipe unida, é possível ter uma visão melhor do que cada um pode oferecer segundo suas habilidades.

Dessa forma, aquilo que uma pessoa não souber fazer com maestria, outra pode cobrir essa necessidade. Delegar as funções e tarefas fica bem mais fácil e eficaz, quando a equipe sabe se comunicar.

As técnicas para um Team Building ideal, precisam fazer com que as pessoas enxerguem umas às outras como quem enxerga a si.

Percebendo que todos ali são iguais, e estão em busca de um mesmo objetivo. Por isso, não há a necessidade de uma competição doentia.

Uma empresa que sabe trabalhar bem sua equipe, investe em cada um de forma particular, mas também de forma geral. Mostrando como cada área precisa de unidade entre eles para avançar.

veja também:
Como pedir demissão: 23 dicas para sair bem do emprego

Com isso, as grandes empresas de sucesso do mundo, sempre se destacam pela qualidade de seus colaboradores.

E se você tem uma empresa e quer melhorar os resultados, precisa investir no Team Building!

Como aplicar o Team Building?

De maneira geral, a melhor forma de aplicar o Team Building, é realizar atividades com toda a sua equipe sempre que possível.

Separe momentos em dia de trabalho, ou em algum dia especial, e aplique alguma atividade de relacionamento.

As atividades precisam ser descontraídas, para gerar animação e quebrar o gelo entre os integrantes.

Dessa forma, será possível envolver até mesmo os mais tímidos da equipe, sem criar uma situação de constrangimento.

Proponha atividades que façam com que eles precisem se unir para conseguir realizar. Durante o desenvolvimento, incentive cada um a dar o melhor de si e comemore os resultados.

Mostre para eles de forma descontraída a importânciaque cada um deles tem na empresa. E com isso, como é essencialque todos andem juntos e tenham os mesmos propósitos.

Escolha e aplique atividades que estreitem os laços, que faça com que cada um conheça mais do colega de trabalho. No entanto, com muita sabedoriapara não gerar exposições.

Mas procure gerar entre a equipe um carinho mais humanizado entre eles. Desse modo, eles se verão como além de um grupo, mas como uma família.

Como resultado disso, você terá uma equipe muito mais determinada. A motivação entre eles mudará completamente, e o desempenho geral também.

Com isso, os benefícios serão grandes tanto para a empresa, quanto para a qualidade de vida de seus colaboradores.

Exemplos de Team Building

Acredito que ficou claro o que é o Team Buildinge como ele é importante e determinante para uma empresa. Mas para te ajudar ainda mais, confira a seguir alguns exemplos de atividades para aplicar com sua equipe:

1. Masterchef

Masterchef

Uma forma de confraternizar e, ao mesmo tempo, fortalecer os laços da equipe é promovendo uma competição gastronômica.

Os funcionários devem ser divididos em grupos e, então, preparar um prato especial.

veja também:
Os 14 melhores filmes motivacionais na Netflix

Aqui poderão ser observados o comportamento de cada um ao trabalhar em equipe, além da criatividade e capacidade de improvisar.

Ao final, todos poderão saborear os pratos, conversar e se tornar mais próximos uns dos outros.

2. Construção de um objeto

Esta atividade consiste em fornecer peças para que os participantes, juntos, possam construir um objeto.

Para deixar a brincadeira mais interessante, inclua outras peças para desafiá-los a encontrar quais são as certas.

É necessário deixar claro que todos devem contribuir. Esta dinâmica serve para mostrar a importância do trabalho em equipe. Além disso, pode de ser interessante para analisar o comportamento de cada um durante a realização.

3. Trilha às escuras

Os participantes devem estar vendados e formar uma fila colocando a mão sobre o ombro do colega da frente.

Apenas o primeiro da fila estará sem a venda nos olhos. Sua missão é guiar a todos, mas em silêncio, apenas direcionando-os para onde devem ir.

É uma atividade que pode ensinar várias lições sobre liderança, como a importância de confiar no líder. No entanto, também mostra a dificuldade que ele encontra se for trabalhar sozinho, sem a ajuda de seus colaboradores.

Essas são apenas algumas ideais, mas é possível encontrar inúmeras atividades de Team Building na internet. Dessa forma, você pode escolher a atividade ideal para a necessidade de sua equipe.

Gostou das dicas e entendeu o conceito e a importância do Team Building? Então não deixe de compartilhar esse artigo com seus amigos em suas redes sociais!