10 técnicas de aprendizagem para aplicar já a sua rotina de estudos

Encontrar uma técnica que ajude a fixar conteúdos é um desafio para qualquer estudante. Afinal, no dia-a-dia, existem diversos empecilhos que atrapalham a concentração nos estudos. O ideal seria conseguir aprender tudo no menor espaço de tempo possível, sem perder a qualidade.

Infelizmente não existe fórmula mágica. Mas existem técnicas que podem facilitar esta tarefa. Em 2013, um estudo publicado na revista científica Psychological Science in the Public Interest (EUA) avaliou a efetividade de 10 técnicas de aprendizagem.

Os resultados nós apresentamos aqui embaixo, na continuidade deste artigo.

As técnicas de aprendizagem de nível baixo

Grifo

Uma técnica extremamente comum na rotina dos estudantes. O grifo consiste em uma marcação gráfica em palavras ou passagens inscritas em um texto.

No entanto, pesquisadores apontam que o grifo é pouco eficaz como técnica de aprendizado. A explicação disso é que o grifo é muito mais um exercício mais mecânico do que intelectual. Ao grifar, o estudante não organiza o conteúdo na sua mente. Ele somente identifica pontos importantes do texto no espaço da página. Esta é, portanto, uma técnica muito mais indicada para facilitar a identificação de termos e passagens. Tendo assim, maior efetividade em exercícios onde é é possível fazer consulta ao material original.

Releitura

A releitura é um elemento importante para o entendimento integral dos textos. Mas como técnica de aprendizagem, segundo o estudo, a releitura é uma técnica pouco efetiva quando é necessário memorizar trechos. No entanto, a releitura pode ser potencializada quando é feita com certa frequência.

Palavras mnemônicas

A deusa grega da memória chama-se Mnemosine. É dela que vem a palavra Mnemônica. Esta técnica consiste na redução de termos, usando suas letras ou sílabas iniciais para estimular a memória.

Muito comum de ser utilizada na sala de aula para decorar termos da biologia, fórmulas físicas ou matemáticas. Mas não se limitam a isso. Os estudantes de Direito frequentemente usam os mnemônico SoCiDiVaPlu para decorar o 1ºArt. da constituição brasileira.

Mas os mnemônicos só são efetivos em casos específicos. Sem uso amplo para diversas áreas do conhecimento. Dessa forma, é considerada uma técnica de aprendizagem de nível baixo.

Visualização de imagens

Alguns textos, especialmente que possuem descrições, são extremamente visuais. As imagens que visualizamos na mente quando lemos um texto podem ser impactantes e ajudar na fixação dos conteúdos. Os mapas mentais também entram nessa categoria, por exemplo.

No entanto, nem todo mundo tem uma facilidade em visualizar imagens. Além disso, a visualização apresenta menos resultados em textos mais longos. Outro ponto importante é os estudantes não apresentam um olhar crítico ao texto quando utilizam esta técnica.

Estes fatos não invalidam o uso da visualização como técnica. Tudo vai depender do conteúdo e do uso dele pelo estudante.

Resumo

A realização de resumos é relativamente comum na vida dos estudantes. Consiste em uma redução do conteúdo em um texto enxuto e que aborde as principais ideias do original.

Embora esta seja considerada uma técnica de baixo nível de eficácia, ela pode ser aprimorada com o tempo. Ou seja, um aluno que faz resumos constantemente se torna cada vez melhor nesta prática. A qualidade da sua leitura melhora, assim como a capacidade de identificar os pontos chave dela. Há efeito também na qualidade da sua escrita.

Mas vale lembrar que elaborar um resumo não significa reduzir um texto somente às frases mais importantes. Significa reelaborar as ideias e criar um texto conciso, coerente e coeso e que dê conta de explicar o conteúdo do texto original.

As técnicas de aprendizagem de nível moderado

Interrogação elaborativa

O fundamento desta técnica é utilizar perguntas para elaborar suas ideias sobre os conteúdos estudados. Utilize palavras interrogativas como guia. Por exemplo: O que? Como? Onde? Quem? Por que?

Dessa forma, este é um tipo de estudo que funciona como uma investigação. Por este motivo, pode ajudar o estudante a uma compreensão mais profunda dos conteúdos. Funciona principalmente em conteúdos teóricos, onde é possível construir uma narrativa. Como consequência, é uma técnica especialmente indicada para provas discursivas. Onde o raciocínio irá reelaborar o conteúdo em para a escrita da resposta.

Auto-explicação

A elaboração dos conteúdos com as próprias palavras é muito importante para a aprendizagem. Tanto que várias técnicas que apresentamos aqui também trabalham a elaboração.

Em síntese, a auto-explicação consiste em ler o conteúdo com atenção e, depois, tentar explicá-lo para si mesmo, usando as próprias palavras.

Esta é uma técnica de aprendizagem que se mostra efetiva. Em especial, quando trata de conteúdos mais abstratos. Além disso, ela pode ser realizada tanto através da fala como através da escrita.

Estudo intercalado

A ideia do estudo intercalado consiste em incluir diferentes assuntos dentro de um mesmo período de tempo. Mas, como assim estudar coisas diferentes juntos? Vamos explicar melhor.

Por exemplo, você precisa estudar 3 matérias diferentes. Na hora de estudar, divida o seu tempo diário entre estas 3 matérias ao invés de estudar uma por dia. O ideal é que as matérias escolhidas para isso não sejam muito parecidas.

Por mais diferente que possa parecer, misturar matérias estimula a memória. Ao longo do tempo, vai ficando mais fácil resgatar os conteúdos estudados.

A técnica do estudo intercalado é especialmente útil quem está estudando para o vestibular ou para outro tipo de concurso. Ela dá um tom mais dinâmico para os estudos. Além disso, ajuda o estudante a se preparar para as diversas mudanças de conteúdo dentro da prova.

As técnicas de aprendizagem de nível alto

Teste prático

Algumas pessoas conseguem expressar melhor os seus conhecimentos quando são desafiadas a responder testes ou questionários. Testes práticos são qualquer tipo de simulado que permite que o estudante teste a si mesmo. Incluem não só provas escritas ou digitais. Mas também flashcards e outros usos práticos do assunto estudado. A ideia é que o estudante seja capaz de resolver problemas ou responder perguntas a partir dos conhecimentos adquiridos.

Ah, e vale ressaltar que, se você estiver se preparando para o vestibular, é ainda mais importante realizar testes práticos na sua rotina de estudos. Neste caso, eles não só ajudam na fixação do conteúdo. São importantíssimos também para se preparar física e mentalmente para o dia da prova!

Prática distribuída

Muitos estudantes acreditam que terão sucesso se reservarem os seus estudos para os dias anteriores às suas provas. A ideia é que as informações estejam mais frescas na memória. E, com isso, sejam acessadas com facilidade. Esta técnica pode ser útil para algumas pessoas, mas é falha para a maioria.

Será que não é mais fácil reservar curtos períodos espalhados ao longo dos dias ao invés de deixar para estudar tudo de uma vez? A resposta é sim. É justamente nisso que consiste a prática distribuída. Esta técnica de aprendizagem consiste em distribuir os estudos em blocos menores ao longo do tempo. Isso significa, por exemplo, estudar 2h por dia durante uma semana, ao invés de fazer uma maratona de 10h de estudo em um único dia.

Uma das explicações por trás dessa técnica está na nossa capacidade de concentração. Depois de um tempo, é comum sentir mais dificuldade em se concentrar na leitura ou nos estudos. Por isso, a diminuição do tempo de foco beneficia o estudante. Ao mesmo tempo, a distribuição do conteúdo ao longo dos dias facilita a fixação do que foi estudado.

Posso incorporar mais de uma técnica na minha rotina de estudos?

É claro! Quando uma técnica de aprendizado de nível baixo une forças com outra de nível moderado e alto, os resultados são espetaculares. Observe quais fazem mais sentido com os conteúdos que você precisa estudar e com a sua rotina.

Além disso, lembre-se que cada pessoa encara o aprendizado de uma forma. Uma técnica não funciona da mesma forma para todas as pessoas. Por isso, é importante fazer testes e entender o que faz mais sentido para você!