Terminei a faculdade: e agora? Veja aqui o que fazer

Depois de muita dedicação, noites sem dormir e da expectativa de conseguir não só boas notas, mas ter êxito no seu curso de graduação; você está finalmente com o seu diploma em mãos. Aquela sensação de alívio e de dever cumprido fazem agora parte da sua vida, mas por outro lado, a insegurança e o medo do que vem depois dessa etapa, surgem.

Se você tem estes mesmos sentimentos descritos acima, saiba que muitas pessoas experimentam essas mesmas sensações. Além disso, o receio da recessão econômica e a alta competitividade no ambiente de trabalho acabam extraindo sentimentos mais negativos do que positivos. Continue lendo este artigo para ter mais dicas de como poder transformar esses sentimentos em aprendizado, nesse momento crucial da sua vida.

Saiba lidar com seus sentimentos

Volte ao seu primeiro dia de escola, o momento em que ingressou na universidade, o primeiro namoro, ou seja, recordar as primeiras experiências pode fazer você lembrar o quão assustador todos estes começos foram, mas você passou por eles, venceu estes desafios e chegou ao ponto que está hoje.

Todos os períodos de transição não são fáceis. Então, não se culpe caso você não consiga arrumar um emprego rapidamente ou se tiver dificuldades na sua primeira função. Outro fator a considerar é que muito provável que seu salário não seja dos melhores e, assim, conquistar independência financeira levará um certo tempo.

Não tenha medo desse momento. Todos começam por “baixo” e saiba que viver este momento pode contribuir para seu crescimento pessoal, além do profissional. Não esqueça que você passou anos se preparando, está pronto para os percalços e pouco a pouco será cada vez mais competente.

Terminei a faculdade: como optar por um caminho?

Essa é uma parte muito importante: escolher qual caminho você seguirá. Mas saiba que opções não faltam: carreira acadêmica, procurar por um emprego formal ou, de repente, seguir para o empreendedorismo.

O mais válido aqui é que você tome decisões conscientes sobre seu futuro, então reflita bastante e procure conhecer todas as possibilidades de perto. Afinal, você terminou a faculdade. Entenda mais sobre as opções:

1. Trainee

Programas de treinamento direcionados a recém-formados, também conhecidos como trainees, que são para quem terminou a faculdade, são uma ótima opção para quem sonhar entrar em grandes multinacionais, pois ajudam a adquirir experiência prática na área profissional.

Os processos de trainee selecionam seus futuros profissionais através de processos seletivos extensos e mais específicos, buscando por grandes talentos com um potencial acima da média para cargos de gestão.

Após o processo seletivo, aqueles que foram selecionados recebem treinamento e adquirem experiência prática trabalhando na corporação. Os recém-formados contam com salários e excelentes benefícios e tem os mesmos tratamentos de outros funcionários. A maior vantagem nesse tipo de programa é que possibilita que você possa conhecer o perfil da empresa e o dia a dia do trabalho.

2. Carreira acadêmica

Você terminou a faculdade e pensa em pós-graduação, continuar estudando logo após a formatura é uma ótima pedida. Afinal, logo após terminar sua graduação, você ainda estará no ritmo e contará com um excelente networkingacadêmico. Se esse é seu caso, o mais indicado é procurar por cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrados, mestrados profissionais, doutorados e pós-doutorados).

Já se você ainda quiser aprimorar seus conhecimentos, mas quiser seguir na carreira acadêmica, e sim obter conhecimentos práticos, uma pós-graduação lato sensu também pode ser ideal. Especializações e MBAs trabalham com competências específicas e práticas, que podem ser aplicadas no dia a dia da carreira que você escolher.

3. Emprego formal

Caminho mais tradicional para quem terminou a faculdade: a busca pelo primeiro emprego formal. Primeiro passo é fazer um ótimo currículo, que deve conter todas suas informações pessoais, formação, experiências durante a graduação – como estágios, além de idiomas e outras habilidades.

Caso a carreira que você pretenda seguir tiver um lado mais prático, um portfólio bem feito também será um diferencial.

4. Negócio próprio

Por conta das mudanças econômicas, ter seu próprio negócio parece ser cada vez mais a realidade de muitas pessoas. Caso você tenha o perfil empreendedor e aventureiro, essa parece ser uma ótima escolha para quem terminou a faculdade.

Hoje em dia há muitas as iniciativas de ao empreendedorismo, que tornaram a vida de quem deseja abrir um negócio próprio muito mais fácil. Existe as facilidades de se abrir uma MEI e obter ajuda do Sebrae.

Conseguiu clarear as suas ideias com essas dicas?

Esperamos que esse conteúdo te ajude a compreender que a mistura de emoções e as dúvidas são muito comuns, para todos os recém formandos. Tire proveito das ideias que trouxemos nesse artigo e tranquilize-se!