Tipos de recrutamento: conheça mais sobre o processo de recrutamento e seleção

Você começou recentemente a busca pelo primeiro emprego? Ou até mesmo trabalha em uma empresa onde terá que executar funções de Recursos Humanos? Em qualquer um dos casos, você poderá se beneficiar com informações sobre o que é recrutamento e seleção, o que são fontes de recrutamento, exemplos e tipos de seleção de pessoas. Para saber mais sobre o assunto, acompanhe a leitura a seguir!

Recrutamento e seleção

O termo “recrutamento e seleção” é utilizado para se referir ao processo de busca e contratação de um profissional para determinada vaga.

Dentro de grandes empresas, a busca por um novo profissional, em geral, é realizada por um colaborador específico do RH responsável pela tarefa. Em outros casos, é o próprio gestor que se incumbe de recrutar e selecionar seus novos colaboradores.  Outra opção recorrente também é a contratação de empresa terceirizada para prestar o serviço de recrutamento e seleção.

Técnicas de recrutamento

Até a geração passada, eram fontes de recrutamento anúncios em jornais e revistas, dentro da seção de classificados. Porém, com o advento da internet, o processo de recrutamento se tornou muito mais simplificado, rápido e até mais barato.

Hoje, é comum que recrutadores procurem candidatos por meio de busca ativa em redes sociais como o LinkedIn. Paralelo a isso, há diversos sites de empregos que fazem a mediação de vagas de empregos. Neles, o profissional cadastra seu currículo e pode se candidatar online às vagas de seu interesse.

Por meio do próprio site, o recrutador já pode fazer contato com o candidato, filtrando o perfil que procura e já dando início ao processo de seleção.

Dentro das redes sociais, é comum também encontrar grupos específicos para a divulgação de vagas de emprego. Tais grupos são divididos por profissão, região ou os dois juntos.

veja também:
Por que devemos te contratar? Como responder a pergunta na entrevista

Empresas que possuem seu site ou blog também podem reservar um campo para divulgar as vagas abertas, ou ainda possibilitar que candidatos enviem seu currículo.

Recrutamento por headhunters

Alguns cargos exigem competências específicas que às vezes são dificilmente encontradas. Para isso, empresas que estão à procura de talentos podem contar com o trabalho de um headhunter.

O headhunter é um recrutador especializado em localizar e captar profissionais para cargos mais elevados, como talentos executivos; ou para cargos bastante específicos.

Tipos de seleção de pessoas

Agora, você já entendeu mais sobre o processo de recrutamento: como as vagas são disponibilizadas, onde encontrar candidatos ou como encontrar vagas de emprego.

A segunda parte do processo diz respeito à seleção. Há dois principais tipos de seleção de pessoas:

Seleção externa

Na seleção externa, são utilizados os meios descritos anteriormente para recrutar profissionais. A partir dos candidatos levantados, são selecionados aqueles com o perfil para a vaga. Em seguida podem ser aplicadas técnicas de seleção como:

  • Entrevistas individuais;
  • Testes de personalidade
  • Inventário de competências;
  • Dinâmicas de grupo, entre outros.

Algumas empresas aplicam testes online como primeira parte do processo de seleção, antes mesmo de um contato presencial.

Seleção interna

Algumas empresas possuem como política a disponibilização de novas vagas internamente, antes de tentar trazer um novo profissional de fora. Desta forma, um colaborador tem a oportunidade de mudar de área ou até de ser promovido.

Este tipo de conduta é uma estratégia para aproveitar seus talentos, reduzir custos e otimizar tempo de recrutamento e seleção. Além disso, profissionais que sabem que terão a oportunidade de promoção sentem-se mais motivados e permanecem por mais tempo na empresa.

veja também:
Conheça as principais diferenças entre um chefe e um líder

Para selecionar o profissional interno ideal para o cargo, é possível aplicar as mesmas técnicas da seleção externa. Porém, neste caso o processo é mais simplificado, já que o colaborador já é conhecido e possui um histórico na empresa.

Quando não há candidatos internos que se enquadrem para o cargo, a empresa costuma então partir para a seleção externa.

Tipos de recrutamento interno e externo

Se você é candidato, agora já conheceu por quais meios pode encontrar a vaga de emprego que procura.

Se você é profissional e precisa contratar um novo colaborador, agora tem ferramentas para decidir qual o melhor tipo de recrutamento para atender as necessidades de sua empresa.

Espero que este conteúdo tenha sido útil para seu dia a dia. Caso ele o tenha ajudado, compartilhe-o e ajude outras pessoas. Para mais artigos sobre carreira, vida acadêmica e profissional, continue nos acompanhando.