Conheça os 3 tipos de TCC mais pedidos na universidade

Normalmente quando chegamos ao final de nossas vidas acadêmicas, pelo menos dentro da graduação, acabamos ficando um pouco perdidos, principalmente tratando-se de trabalhos de conclusão de cursos. Isso é algo totalmente normal, afinal, os famosos TCCs realmente podem parecer um bicho de 7 cabeças, principalmente, quando o assunto é sobre os “Tipos de TCC” existentes. Provavelmente, você deve perguntar-se agora, “tipos de TCC?”, exatamente.

Se você terminou o seu curso, já está graduado e agora está partindo para uma nova etapa da sua jornada, provavelmente você acabará esbarrando com outros tipos de trabalhos de conclusão de curso. Caso tenha terminado a sua graduação e agora esteja partindo para a pós-graduação ou então para o mestrado, provavelmente você descubrirá outros métodos de fazer tal trabalho e pesquisa.

O primeiro passo para o sucesso é não se preocupar e fazer o máximo de perguntas possíveis. Principalmente se você nunca fez um TCC. Aqui neste artigo, separamos os 3 tipos mais pedidos de TCC, sendo que explicaremos um pouco sobre cada um, para que você tenha um norte ao se deparar com um deles na sua trajetória acadêmica. Continue acompanhando conosco!

Mas, o que é um TCC?

O TCC ou trabalho de conclusão de curso é uma exigência de praticamente todas as instituições de ensino superior, para que o aluno crie um trabalho acadêmico que de fato “conclua” o seu estudo dentro da universidade, demonstrado o aprendizado adquirido. Sendo assim, é um tipo de trabalho acadêmico que serve para fechar o curso e mostrar para o orientador quais são os conhecimentos do aluno dentro de certo tema.

Obviamente, o TCC é usado para medir o conhecimento do aluno ao decorrer de seu percurso estudantil. Afinal, o melhor método para tal, é colocar o aluno para pesquisar e criar um trabalho concreto. Além disso, o trabalho também tem como objetivo incitar o aluno a engajar-se no campo de pesquisa acadêmica.

Para isso, normalmente os trabalhos de conclusão de curso são feitos individualmente, porém, em alguns cursos, existe a possibilidade de o trabalho ser feito em dupla ou até mesmo em grupos maiores. Um TCC é composto por:

  • Elementos pré-textuais: onde encontramos a Capa, Folha de rosto, Folha de aprovação, Dedicatória, Agradecimentos, Epígrafe, Resumo em português, Resumo em língua estrangeira, Sumário, Lista de ilustrações, Lista de abreviaturas e Lista de siglas.
  • Elementos textuais: A introdução do TCC, o desenvolvimento e a conclusão;
  • Elementos pós-textuais: que servem para dar apoio aos elementos textuais do trabalho, são eles: a referência bibliográfica, o glossário e pode haver outros dados de apoio como anexos e um apêndice.

Como visto acima, o trabalho exige bastante conteúdo, por isso é muito importante estar sempre em contato com o seu orientador, para caso surjam dúvidas, ele possa esclarecê-las.

Agora conheça os 3 tipos de TCC favoritos na maioria das universidades

Existem 3 tipos que normalmente são mais pedidos, que são:

  • Monografia;
  • Artigo acadêmico;
  • Publicação em revista científica.

Agora, vamos conhecer melhor cada um dos 3 tipos de TCC.

Monografia, a preferida das universidades

Dentro da maioria das universidades, seja em cursos de graduação ou em cursos de pós-graduação ou até mesmo mestrado, a monografia é normalmente a escolha mais usada pelas instituições de ensino. Ela tem como objetivo aprofundar o conhecimento e colocar o aluno em contato com a área de pesquisa acadêmica. Como dito acima, as monografias podem ser ou não feitos em grupo, dupla ou individualmente.

A palavra monografia vem do grego, “monos+graphein” que significa “único, um só” e “escrita, escrever”. Por isso, normalmente o trabalho é feito individualmente. Aqui no Brasil, também é entendido como monografia “um trabalho que é feito, escrito e pesquisado, dentro de um único tema.

A construção da monografia normalmente é padronizada dentro de métodos de pesquisas científica, definidas pelas normas ABNT. Entre elas encontramos:

  • A elaboração de um pré-projeto;
  • Um projeto;
  • Uma pesquisa;
  • Redação da monografia.

Curiosamente, a monografia propriamente dita é a última etapa. Isso se deve ao fato, que entre as primeiras etapas do TCC, o aluno preparará um projeto, elaborando um tema junto ao orientador, e então partirá para a produção do projeto e pesquisas, levantando dados e explorando o tema escolhido. Só então, como última parte, entra a monografia, que é a sua resolução, ou seja, o resultado da busca de solução para o problema imposto no começo do trabalho.

Conheça o artigo acadêmico

O tipo de TCC conhecido como “artigo acadêmico” é, de certa forma, muito semelhante a monografia. Afinal, todo o processo de produção do artigo é muito próximo da monografia, conforme citado acima: há todo um trabalho de pesquisa científica que posteriormente resultará na escrita de um artigo, ou seja, uma dissertação. Nesta última etapa, é onde será apresentada de forma sucinta, todo o resultado da pesquisa que foi feita.

Porém, existem algumas diferenças entre a monografia e o artigo acadêmico, entre elas estão:

  • O artigo acadêmico é muito mais curto que a monografia (aproximadamente 20 a 30 páginas);
  • Sua estrutura é bem diferente, sendo composta por: resumo, introdução, fundamentação teórica, desenvolvimento, análise e considerações finais.

Um outro fato muito interessante sobre o artigo acadêmico é que ele também pode ser publicado em uma revista científica. Caso o orientador conheça uma revista científica que aborde temas próximos do trabalhado no artigo, ele mesmo pode indicar o trabalho para ser publicado. Isso sem dúvida conta muito para o aluno o que está se formando, apoiando inclusive, a sua entrada para o mercado de trabalho!

A publicação em revista científica

Em termos de conteúdo e desenvolvimento de artigo, a publicação em revista científica assemelha-se aos demais tipos de TCC aqui citados. Dentro deste método também são necessários uma pesquisa científica e o desenvolvimento de um conteúdo e tema. Neste tipo de TCC, o grande diferencial que o distingue dos outros dois tipos de TCC, é justamente o seu formato. Afinal, quando pensamos em uma revista, já imaginamos uma estrutura diferente das outras duas.

É difícil explicar cada tipo de estrutura de publicação de revista científica, simplesmente, porque cada revista científica pede um formato e estrutura diferente. Por isso, é interessante buscar respaldo com o orientador do trabalho para que se entenda, de fato, qual estrutura a revista de seu interesse, pede. Inclusive, algumas universidades possuem suas próprias revistas com suas próprias estruturas.

TCC e a ABNT, e agora?

Em alguns casos, o TCC deverá ser enquadrado a um padrão estabelecido pela ABNT, como nos casos da monografia e artigo acadêmico, por isso, esteja em dia com as regras de estruturação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Informe-se para saber mais e, assim, você poderá construir um TCC exemplar!

Vários tipos de TCC

Aqui, citamos apenas 3 tipos de TCC, porém, dentro do mundo acadêmico podem surgir diferentes tipos de modelos e estruturações. Como por exemplo, em cursos de gastronomia existem TCCs que são muito mais práticos do que teóricos ou então em jornalismo, onde reportagem e documentários também podem ser tipos de TCC.

Com todas as dúvidas esclarecidas, agora é trabalhar!

Curtiu as informações acima? Que tal compartilhar com seus amigos para que mais e mais pessoas tirem suas dúvidas? E não se esqueça de comentar caso tenha alguma sugestão. Continue acompanhando nossos conteúdos para mais informações como esta.