Conheça os principais tipos de temperamento e como eles podem afetar a sua carreira

É muito comum que as pessoas utilizem suas características pessoais para o descrever como tranquilo, intenso ou explosivo. De fato, existem vários tipos de temperamentos e eles dizem muito a nosso respeito. No entanto, é muito importante não se deixar definir por um padrão que, eventualmente, seja o que mais se encaixou com seu comportamento em determinada época.

Sem dúvidas, falar sobre os tipos de temperamentos é um tema muito interessante, e igualmente complexo. Por isso, acompanhe este artigo elaborado para que você possa entender quais são os tipos de temperamentos, como eles influenciam nas relações pessoais e no trabalho e o que você pode fazer com base nessas informações.

A importância de entender os tipos de temperamento

Para que tenhamos relações sociais cada vez mais saudáveis e harmoniosas, entender como as pessoas se comportam e como elas funcionam é indispensável. Em contrapartida, é muito importante se conhecer e entender mais sobre seu próprio temperamento, para que você consiga enxergar sob um panorama mais sensato todas as coisas que o rodeiam.

Por esta razão, o autoconhecimento é indispensável para todos aqueles que pretendem evoluir em todos os aspectos da vida, principalmente na esfera profissional, que é responsável por boa parte das responsabilidades da vida adulta. Desenvolver a inteligência emocional é uma das tarefas mais árduas e recompensadoras que existem. Por isso, esteja sempre atento ao que acontece ao seu redor e como você e as outras pessoas reagem às situações.

Você já viu que compreender os tipos de temperamento é uma tarefa muito importante. Portanto, vamos direto ao assunto para que você entenda o que é e quais são os principais tipos de temperamento existentes e aplicados até hoje e, ainda, como lidar com tudo isso. Convidamos você a prosseguir nessa leitura e acompanhar esse conteúdo especialmente elaborado para você entender um pouco mais sobre esse relevante tema.

O que é temperamento?

Os estudos sobre os tipos de temperamento datam de mais de 3 mil anos. Embora estejam “na moda”, não são nada contemporâneos. O primeiro estudioso a criar uma teoria para explicar o temperamento humano foi Hipócrates, o médico que é considerado o pai da medicina. Desde então, o temperamento tem sido alvo de grandes pesquisas, dentro das mais variadas áreas da ciência. Dentre as principais que se destacam estão a psicologia, filosofia e recursos humanos.

De modo geral, o temperamento pode ser definido como um conjunto de tendências e características, que são determinantes para explicar o comportamento dos indivíduos. Para muitos estudiosos, o temperamento é algo inato. Significa dizer que cada ser humano tem em seu DNA a sua percepção do mundo e, a partir de então, desenvolvem suas habilidades e valores de acordo com o meio em que vive, formando seu padrão de temperamento.

No aspecto profissional, vários testes de personalidade estão sendo utilizados nas empresas para identificar os melhores profissionais, bem como pelos empreendedores, a partir da identificação dos tipos de temperamento. Os testes servem para todos que estão em busca de encontrar seu negócio ou carreira ideal. Eles direcionam as escolhas mais assertivas, de modo que a atividade que será desempenhada não conflite com o seu temperamento.

Foi Hipócrates quem definiu os quatro tipos de temperamento, que estão de modo mais incisivo presentes nos fluidos corporais (humores) de cada indivíduo. São eles: temperamento sanguíneo, fleumático, colérico e temperamento melancólico. Cada um desses temperamentos possui determinadas características, que analisaremos a seguir.

Um aprofundamento sobre os 4 tipos de temperamento

Como vimos, existem 4 tipos de temperamento: sanguíneo, colérico, melancólico e fleumático. Embora sejam conceitos subjetivos, é possível identificar com qual temperamento cada indivíduo mais se adequa. Os temperamentos denotam de suas próprias forças e fraquezas. A partir de agora veremos um pouco mais sobre cada um deles, para entender como eles podem ser trabalhados para moldar nosso comportamento, e não nos definir.

Temperamento Sanguíneo

Esse temperamento é considerado quente, alegre e divertido. Suas decisões costumam ser embasadas em sentimentos, e não a partir de reflexões objetivas. Os indivíduos que têm o temperamento sanguíneo possuem um talento natural para a diversão e extroversão. O carisma natural é uma das características mais marcantes. Costumam envolver o público ao redor por seu dom natural e exuberante de comunicação.

O otimismo é outra característica marcante. As profissões ideais são as que utilizam tais qualidades, como por exemplo vendedores, atores, artistas, líderes religiosos, cerimonialistas, dentre outros. Como pontos negativos, apresentam inquietude e traços de teimosia, desorganização e indisciplina. Entretanto, as fraquezas podem ser facilmente trabalhadas, após a correta identificação do temperamento.

Temperamento Colérico

Esse temperamento é muito ativo, rápido, prático e obstinado. Gostam de independência e, por isso, onde quer que passam são muito opinativos e decisivos. Possuem uma motivação natural e gostam de trabalhar demais, reconhecendo uma boa oportunidade de longe. As pessoas enquadradas com esse temperamento costumam se enxergar com autossuficientes, por isso, as carreiras de liderança são ideais para os coléricos.

Agilidade e produtividade são facilmente encontradas neste perfil, mas não espere um planejamento detalhista e analítico. Por serem muito exigentes e altamente críticos, podem encontrar dificuldades na gestão. Entretanto, as fraquezas podem ser facilmente trabalhadas, após a correta identificação do temperamento.

Temperamento Melancólico

Esse temperamento é comumente encontrado em pessoas muito analíticas, talentosas e perfeccionistas. O lado emocional é mais sensível, no entanto, não agem motivados pelos sentimentos. O perfil melancólico costuma transparecer em indivíduos introvertidos, que não fazem amizades com facilidade, embora seja um amigo muito fiel após a criação desses laços.

Possuem habilidades analíticas excepcionais, fazendo com que sejam ideais para profissões como médicos, advogados, contadores, dentre outros, pois eles diagnosticam com precisão os obstáculos e os perigos em tudo o que estão planejando. Minuciosos em tudo o que fazem, os melancólicos têm QI mais alto que outros temperamentos, e também são mais criativos e imaginativos.

Temperamento Fleumático

Esse temperamento possui como características principais a tranquilidade, frieza, lentidão e extroversão. Indivíduos com esse perfil são sempre simpáticos, mas raramente transmitem seus sentimentos verdadeiros. Eles têm facilidade para fazer amigos, principalmente por conta de seu apurado senso de humor. Não possuem o perfil ideal para posições de liderança, mas se forem bem preparados, podem se tornar bons líderes.

Possuem um bom senso de organização e tendem a trabalhar bem sob pressão. São indivíduos extremamente confiáveis e são atraídos para atuar na área da educação, em áreas exatas, como as engenharias ou, ainda, desenhistas e estatísticos. Embora sejam bem-humorados, tendem a ser lentos, preguiçosos e indecisos. Aliás, a falta de motivação é um dos principais pontos negativos a serem trabalhados, juntamente com a teimosia.

Você deve ter notado que há qualidades mais marcantes em cada um dos 4 perfis. De igual modo, há características negativas em todos eles. Por isso, nenhum dos tipos de temperamento é superior ao outro. A variedade de temperamentos é necessária para dar propósito e dinamismo às pessoas como indivíduos, tanto na espera pessoal, nos relacionamentos, quanto na esfera profissional, na identificação do seu dom vocacional.

Você provavelmente já deve ter identificado qual perfil mais se parece com suas características. Mas não se preocupe, a capacidade de alcançar o seu potencial máximo depende, na maioria esmagadora dos casos, em entender o que você mais trabalha desses pontos presentes em seu temperamento: as fraquezas ou os pontos positivos, prevalecendo o que você escolher.

Como o meu tipo de temperamento pode influenciar na minha carreira

O seu local de trabalho com certeza abriga e é enriquecido com todos os tipos de temperamento. A sua personalidade é responsável por sua contratação e manutenção de seu emprego e, somado as suas qualificações técnicas, definem o seu sucesso. O modo como você interage com seus colegas, gerentes e clientes são determinantes para mensurar quão longe você pode ir com sua carreira. Além disso, tem relação direta sobre seu potencial de ganhos.

Por isso, a sua trajetória de carreira e sua satisfação no trabalho estão intimamente ligadas com os tipos de temperamento daqueles que estão te liderando ou sob sua liderança. Então, é inequívoco que sua personalidade pode influenciar sua vida profissional. Agora, resta entender quais fatores são responsáveis por esse impacto no seu sucesso ou fracasso profissional.

Se você possui características de introversão, você certamente não será um bom vendedor. Se você insistir nessa atividade, você até poderá conquistar êxito por meio de estudos, treinos e repetições. No entanto, a satisfação profissional não pode ser “treinada”, ela é uma reação automática de seu interior, criada a partir de seu temperamento.

Por outro lado, se você possui um perfil comunicativo e de liderança, um trabalho realizado de forma individual, isolado e subordinado podem até te render bons ganhos, mas, de igual modo, não atrairá a satisfação pessoal. Tudo isso parece utópico, mas é uma certeza entre todas as pessoas que profissionais felizes são mais produtivos, e qualquer empresa quer contar com esse tipo de colaborador, correto?

Individualmente, vivenciamos experiencias que somos incapazes de controlar. Entretanto, a maior parte das coisas que almejamos podem ser alcançadas por meio de disciplina e dedicação. Por isso, cada vez mais empresas estão adotando o teste de temperamento, para identificar o perfil profissional e o perfil comportamental antes de dar sequência no processo de seleção do funcionário.

Aguce seu temperamento e seja uma pessoa mais eficaz

Agora que você entendeu um pouco mais sobre os tipos de temperamento das pessoas que o cercam e também o seu. Você já deve ter em mente também que pode trabalhar todas as características, positivas ou negativas, basta escolher o que quer maximizar em sua personalidade. É importante destacar, mais uma vez, que os tipos de temperamentos não são imutáveis, uma vez que cada ser humano possui seus pontos de melhoria.

A partir do momento em que estes temperamentos são identificados, é possível trabalhá-los e molda-los, de forma a obter o potencial máximo de cada um. Compartilhe este artigo com seus colegas e ajude outras pessoas a identificarem seus tipos de temperamento.